terça-feira, 10 de maio de 2022

A questão sobre Jorge Jesus.

 Bom dia leitor (a). Eu acompanho futebol desde meados da década de 1980, ainda criança. O sucesso do português Jorge Jesus no Flamengo em 2019, aumentou muito o intercambio de treinadores estrangeiros no Brasil.

A globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Entretanto, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.

O intercambio é uma viagem no qual o foco  principal é adquirir conhecimentos interculturais através da experiência em outros países. O intercambio é uma experiência que pode ser adquirida através de um curso superior em outro país ou um trabalho acadêmico fora do seu país de origem.

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

Durante os 08 semestres dos meus estudos na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu pude ter uma interação social com outros colegas, com visões de mundo diferentes da minha.

Durante os 08 semestres dos meus estudos na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, eu aprendi na prática o quanto um intercambio cultural e uma interação social com culturas e visões diferentes, é algo extremamente saudável na formação de uma pessoa.

E sendo assim. Eu considero extremamente valido o intercambio dos treinadores estrangeiros no Brasil. Como jornalista e torcedor, sei o quanto o intercambio cultural, é algo inevitável em um mundo globalizado.

Eu considero o português Jorge Jesus um excelente técnico. Não há como contestar os conhecimentos táticos de Jorge Jesus no futebol globalizado e conectado o que nós temos hoje.

Mas, entretanto, devemos fazer uma ressalva. Em 2019, Jorge Jesus trabalhou no Flamengo, o clube maior poder financeiro no Brasil. Em 2019, o Flamengo tinha uma seleção brasileira em campo. Em 2019, o Flamengo tinha uma maquina de jogar futebol.

Ainda que eu não questione os conhecimentos técnicos e táticos de Jorge Jesus no futebol mundialmente globalizado que nós temos hoje, é preciso haver certos cuidados nas avaliações.

Existem sim treinadores brasileiros com muito conhecimento. Quando teve os melhores jogadores a sua disposição, Cuca também levou o Atlético Mineiro a conquista da  tríplice coroa em 2021, com um futebol muitíssimo bem jogado tecnicamente.. 

Na maioria dos casos, os treinadores brasileiros, simplesmente tentam tirar leite de pedra, com elencos extremamente limitados tecnicamente. Na maioria dos casos, os treinadores trabalham em clubes que não tem qualquer poder orçamentário, caso de Rogério Ceni no São Paulo, por exemplo.

Veja nem leitor (a). Eu não questiono o conhecimento técnico e intelectual de Jorge Jesus no futebol mundialmente globalizado que nós temos hoje. Mas em 2019, Jorge Jesus contava com uma verdadeira seleção brasileira, quando conseguiu a tríplice coroa com o Flamengo em 2019.

Jorge Jesus, teve muitas dificuldades, na sua passagem pelo Benfica, quando tinha um elenco tecnicamente mais limitado. Ou seja. Devemos sim valorizar o intercambio dos trinadores estrangeiros no Brasil.

No futebol globalizado que temos hoje, o intercambio cultural é algo necessário. Mas, entretanto, o intercambio de treinadores estrangeiros nos clubes brasileiros, não deve servir para demonizar os treinadores brasileiros.


Imagem : Portal UOL. 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário