sábado, 31 de agosto de 2024

Os riscos no Santos.

 O Santos abriu 2 a 0, ficou o segundo tempo inteiro com um jogador a mais, mas levou o empate da Ponte Preta no fim: 2 a 2, na noite de ontem , em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro da Série B. O jogo aconteceu na Vila Belmiro. 

A torcida santista protestou contra o resultado ao final da partida. Os gols foram marcados por por Giuliano e Basso, pelo Santos, e Jeh e Dodô, para a Ponte. Ainda no primeiro tempo, a equipe visitante teve Élvis, seu capitão, expulso, mas buscou o empate nos minutos finais.

Fabio Carille foi hostilizado pelos torcedores nas arquibancadas. Após quatro partidas sem vitória, o treinador recebeu ofensas " Ei, Carille, vai tomar no cu".

O Santos fica com 40 pontos, na liderança provisória, mas será ultrapassado. O Novorizontino, que também tem 40, encara o Vila Nova, quarto com 39, neste sábado. Um dos dois vai ultrapassar o Peixe. Já a Ponte é a 13ª, com 29 pontos.

O Santos foi melhor no primeiro tempo. Com saída em velocidade e uma linha em bloco alto, o time santista abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo.

Jogando no seu campo ofensivo, os santistas poderiam ter definido a partida nos primeiros 45 minutos. Pois a Ponte Preta não finalizou a gol no primeiro tempo.

No segundo tempo, a partida foi mais equilibrada. Mesmo com um jogador a menos, o time campineiro soube se posicionar melhor em campo.

Tocando melhor a bola, o time campineiro buscou o empate na segunda etapa. O time santista não manteve o mesmo ritmo e foi dominado pelos visitantes durante toda a etapa final.

Conhecimento tático no futebol, são as aplicações cientificas que um treinador organiza sua equipe dentro de campo. Ressalta-se, neste ponto, que o conhecimento tático no futebol não se restringe ao posicionamento dos jogadores no campo de jogo. Na literatura científica, aspectos associados a estas referências espaciais situam-se no plano estratégico do jogo. Neste ponto, embora comumente associe-se o termo "esquemas táticos" à disposição dos jogadores no campo de jogo, sugere-se que o conceito de tática vá além desta mera questão espacial. Especificamente, suporta-se na literatura científica que a tática se apresenta como a solução para as tarefas-problema que emergem no jogo. Assim, recomenda-se o termo "plataforma de jogo" para referir-se à disposição espacial dos jogadores e o termo "tática" para referir-se às tomadas de decisão que ocorrem no jogo.

Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos. Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.

Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.

O curso de Jornalismo é uma formação acadêmica voltada para a preparação de profissionais que atuarão no universo da comunicação, especialmente no campo da produção, edição e difusão de notícias e informações. Esta área é fundamental na sociedade contemporânea, pois desempenha um papel crucial na construção e na disseminação do conhecimento, além de promover a transparência em diversos setores.

Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

No âmbito das teorias do jornalismo, objetividade é a inteligibilidade e identificação de uma subjetividade, ou seja, o processo pelo qual uma informação adquirida por meio de uma experiência se torna palpável a um número considerável de pessoas, quando estas passam a reconhecer a informação em sua vivência e a utilizem como parâmetros para sua ação social. É recorrente a discussão sobre a oposição entre objetividade e subjetividade, porém esta disputa não é válida, uma vez que ambas se complementam e não há objetividade pura ou subjetividade pura.

No campo do jornalismo, objetividade é um atributo de um texto final. Para que um texto seja considerado objetivo, ele deve ser claro e conciso, além de apresentar um ponto de vista neutro.

Informações do Lance sobre Fabio Carille em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O momento de maior destaque na carreira do técnico foi, inegavelmente, o Brasileirão de 2017, do qual foi campeão com o Corinthians. O time era considerado limitado, a ponto de iniciar o ano apelidado como "quarta força" pelos rivais paulistas. A solução encontrada pelo treinador foi manter aquilo que deu certo sob o comando de Mano Menezes e Tite em anos anteriores. Com estes profissionais, vale lembrar, Carille era o responsável pelo treinamento específico do sistema defensivo. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os sistemas táticos utilizados eram o 4-2-3-1 ou o 4-1-4-1. A principal marca da equipe estava na defesa que marcava por zona (ou seja, priorizava a proteção do espaço e não as perseguições ao adversário) e se posicionava na entrada da área, como um "muro", para proteger a região do campo conhecida como "funil" (de onde saem a maioria dos gols no jogo). No ataque, ideias simples: a construção por meio de triangulações nas pontas e a infiltração de um dos volantes (Maycon) - na área. Segundo o Lanceem 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Além da chegada do volante, o Corinthians também contava com a presença de Jô na área. O centroavante foi peça-chave do título, marcando 18 gols - foi o artilheiro da competição. E foi a partir da saída do atacante que Carille começou a mostrar todo o seu repertório, no Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Com dificuldades para encontrar um jogador dentro do próprio elenco que pudesse fazer jogadas de pivô, o técnico resolveu apostar em um sistema tático sem atacantes, uma espécie de 4-2-4-0. Clayson e Jadson jogavam nas pontas, enquanto Rodriguinho e Romero atuavam nas costas dos volantes adversários. Foi com essa estratégia que o Timão sobrecarregou Felipe Melo, único volante do time do Palmeiras à época, e superou o rival na final do Paulistão de 2018. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em maio do mesmo ano, Carille se transferiu para o Al-Wehda, da Arábia Saudita, mas a aventura no Oriente Médio durou pouco tempo: retornou ao Corinthians em 2019 para iniciar um novo trabalho. Com novos jogadores, montou uma equipe que tentava controlar a posse de bola, com Sornoza e Jadson circulando no meio do campo e Ramiro trabalhando ao lado de Fagner pela ponta direita. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

A proposta, no entanto, não deu certo e o técnico acabou demitido no final da temporada. A culpa pelo "fracasso", na visão do próprio treinador, foi dele mesmo, como contou em entrevista ao SporTV em 2020. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

- Foi um ano de aprendizado, de coisas que não voltarei a fazer na carreira. Erros acontecem, mas o importante é aprender com eles. Eu não faria tantas mudanças como fiz. Quando você faz muitas mudanças, vai tirando a confiança do jogador. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Em 2020, deu início a nova passagem pelo futebol saudita, dessa vez no comando do Al-Ittihad. Deixou a equipe em agosto do ano seguinte graças a uma divergência com a direção do clube, mas não sem deixar bons resultados: chegou à final da Liga dos Campeões Árabes em 2020 e levou o clube à sua melhor campanha na Liga Saudita desde 2016. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

PRIMEIRA PASSAGEM PELO SANTOS

Fábio Carille chegou ao Santos em setembro de 2021 para livrar o time do risco de rebaixamento no Brasileirão. Logo de cara, diagnosticou problemas na defesa e mudou o sistema tático da equipe: passou a atuar com três zagueiros, no 3-4-2-1. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O time marcava com linha de cinco defensores, seguindo os mesmos padrões da linha de quatro que protege a entrada da área. O fato de ter um jogador a mais na defesa permitia ao Santos ser mais agressivo na pressão aos adversários. Uma vez que a bola era recuperada, o time puxava o contra-ataque explorando o ataque dos alas ao espaço. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O objetivo foi cumprido, mas um início ruim no Paulistão serviu como justificativa para que Edu Dracena, então diretor-executivo do Santos, demitisse o técnico. O trabalho de Carille não agradava ao dirigente, que decidiu realizar a troca. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Seus dois trabalhos seguintes foram sem destaque: no Athletico-PR, durou apenas sete jogos (três vitórias e quatro derrotas) e foi demitido após sofrer uma goleada por 5 a 0 diante do The Strongest (Bolívia) na Libertadores. Pelo V-Varen Nagasaki (Japão), campanhas discretas: terminou a segunda divisão apenas na 11ª (2022) e na 7ª posições (2023). Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Diante de tantas indefinições na montagem do elenco do Santos - quem sai, quem fica e reforços - é difícil apontar como Carille deve organizar sua equipe. A consistência defensiva, característica fundamental para que o time seja competitivo na segunda divisão, deve dar as caras novamente.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Os duelos físicos podem forçar o técnico a atuar com um centroavante mais fixo, como fazia com Jô em 2017. Outra característica da Série B que deve influenciar na montagem do time são os gramados ruins, que dificilmente farão o treinador optar por um time que tentava controlar a posse. Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

Carille tem repertório e conhecimento suficientes para conduzir o Santos pela disputa da Série B sem sofrimento. Além disso, está acostumado a trabalhar com elencos limitados, como deve ser o Santos na próxima temporada graças às limitações no orçamento. Diante das circunstâncias, sua contratação parece uma escolha acertada da direção santista.  Segundo o Lance em 20 de Dezembro de 2023 as 07:00 horas.

O Santos. Desde a ultima década. Vive uma péssima situação financeira. Os desmandos dos seus dirigentes. Levaram o alvinegro praiano ao rebaixamento á segunda divisão do Campeonato Brasileiro.

A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.

A marcação baixa, está  normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol  adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.

A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.

Mesmo com as limitações do elenco. Ao que parece. Fabio Carrile  conseguiu  dar padrão de jogo ao time santista.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html





 Imagem ; Site Oficial do Santos. 


















 


 


sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Vasco vence Athletico PR e saí em vantagem na Copa do Brasil.

 De maneira incrivel, o Vasco conseguiu nova virada contra o Athletico PR, na noite de ontem, em São Januário (RJ), pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com apoio da torcida, o Cruzmaltino venceu novamente por 2 a 1, depois de sair atrás no marcador.

Os gols da nova virada foram marcados por Pumita e Hugo Moura. Christian abriu o marcador para o Furacão. O jogo de volta acontece no dia 11 de setembro na Ligga Arena, às 21h30 (de Brasília), em Curitiba. O Vasco pode vencer ou até mesmo empatar.

Para se classificar , o Athletico precisa vencer por dois ou mais gols. Vitória simples leva a decisão para aos  pênaltis.

Além de faturar R$ 9,45 milhões pela vaga na semifinal, o classificado vai encarar o vencedor do confronto entre Atlético e São Paulo. Os mineiros  venceram  por 1 a 0, no primeiro duelo, fora de casa.

Assim como no duelo da ultima segunda feira, a partida de ontem seguiu o mesmo roteiro. O time paranaense foi dominante nas saídas em velocidade e o time carioca tentava cruzar a bola na area buscando seu goleador Vegetti. Mas o time carioca errou mais passes do que na ultima partida.

Com na ultima segunda feira, o time paranaense saíu á frente na primeira etapa. Christian aproveitou boa bola de Canobbio e chutou sem chances para Léo Jardim: 1 a 0 para o Athletico.

Com uma linha em bloco alto, os atleticanos seguiram dominando o primeiro tempo. 

No segundo tempo, os atleticanos vinham assustando nos contragolpes. Embora tivesse maior posse da bola, os vascaínos não conseguiam pressionar a defesa paranaense no segundo tempo.

O Athletico permitia que o Vasco ficasse com a bola e pressionava nos contragolpes. Quando o time paranaense estava melhor, o cruz maltino chegou ao gol de empate. Jean David cruzou, Rayan ajeitou com o peito, e Pumita empatou em 1 a 1  e deixou o jogo aberto.

Quando o empate parecia certo. O Cruz maltino conseguiu o gol da vitória. Após cobrança de escanteio, João Victor desviou e  Hugo Moura fez o gol da vitória.

Os dois clubes voltam a focar no Campeonato Brasileiro. O Vasco vai até Salvador, no domingo (1), às 18h30 (de Brasília), enfrentar o Vitória. No mesmo dia e horário, o Athletico recebe o Palmeiras, na Ligga Arena, em Curitiba.

Confira no UOL. A história dos principais clubes de futebol no Brasil.https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 

Juventude vence. Mas Corinthians sonha com gol no fim.

O Juventude saiu  á  frente contra do Corinthians nas quartas de final da Copa do Brasil. O time de Caxias do Sul venceu o Timão por 2 a 1 ontem , no Alfredo Jaconi. O gols dos donos da casa foram marcados por Carrillo e Danilo Boza. Gustavo Henrique descontou no fim.

O Juventude se aproveitou  de um erro do Corinthians para marcar o primeiro gol aos 21 minutos do primeiro tempo. Matheuzinho, André Ramalho e Hugo Souza dormiram no lance antes de Carillo se antecipar na pequena área para marcar.

O segundo gol também foi um erro coletivo . Jean Carlos bateu falta, Rodrigo Sam ganhou pelo alto, e Danilo Boza apareceu sozinho para dominar e bater cruzado. Hugo Souza caiu mal, e a bola passou por baixo dele.

Os erros de Hugo ocorreram após um excelente primeiro tempo. O goleiro do Corinthians fez grandes defesas  em chutes do próprio Carillo e também de Lucas Barbosa.

O Corinthians conseguiu um gol importante aos 47 minutos do segundo tempo. Os corintianos sofreram os gols quando estavam melhores em campo.

O duelo de volta ocorrerá no dia 11 de setembro, na Neo Química Arena. O Juventude tem a vantagem do empate para avançar as semifinais.

O time gaúcho foi superior no primeiro tempo. Com força máxima, os gaúchos pressionavam os corintianos no seu campo defensivo.

O goleiro Hugo Souza salvou os corintianos com três grandes defesas nos primeiros 45 minutos. Aos 43 minutos, o Alfredo Jaconi apresentou problema na iluminação, e o jogo ficou paralisado por pouco mais de 20 minutos.

Com as modificações de Ramon Diaz, os corintianos voltaram melhores para o segundo tempo. Com três zagueiros, o time corintiano se posicionou melhor e criou chances para abrir o placar.

Mas o Juventude abriu o marcador aos 21 minutos. Os corintianos se lançavam ao ataque. Mas o time gaúcho vinha administrando a vitória. Aos 41 minutos, o time gaúcho ampliou o marcador.

O time gaúcho vinha administrando a  vantagem.  Mas o time corintiano conseguiu um gol importante aos 47 minutos.

 

quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Atlético derrota São Paulo no fim em noite de homenagem a Izquierdo.

 O Atlético-MG venceu o São Paulo por 1 a 0 na noite de ontem , no MorumBIS, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.

O gol foi marcado por Battaglia já nos acréscimos do segundo tempo. Ele cabeceou bola na segunda trave após falta levantada de longe por Scarpa.

Tivemos um jogo com poucas oportunidades de gol, e o time mineiro aproveitou a unica chance que teve. O Tricolor teve a chance de marcar minutos antes, mas Lucas perdeu gol inacreditável dentro da pequena área.

A partida  ficou marcada  pelas  homenagens a Juan Izquierdo, que partiu  na última terça-feira (27). A recepção da torcida ao ônibus teve fumaça azul (cor do Nacional), os jogadores do São Paulo utilizaram uma faixa preta de luto, e todos atuaram com o nome do uruguaio nas costas.

Com o triunfo , O Atlético-MG joga pelo empate em Belo Horizonte. Em caso de vitória do Sâo Paulo por um gol, a decisão vai para os pênaltis.

O São Paulo mais uma vez não teve o técnico Zubeldía, suspenso, à beira do campo. O auxiliar Cuberas comandou o time são paulino.

O São Paulo volta a campo neste domingo (1º), quando visita o Fluminense pelo Brasileirão. Já o Galo vai enfrentar o Grêmio, no mesmo dia e também fora de casa. O duelo de volta da Copa do Brasil está marcado para a quinta-feira (12) após a data Fifa.

Com rodagens por Equador, Colômbia e Paraguai, o técnico chamou atenção ao chegar na final da Sul-Americana com o Lanús em 2021, ano em que eliminou o próprio São Paulo da competição, em pleno Morumbi. Seu grande trabalho foi na LDU Quito. Por lá, foi campeão do Campeonato Equatoriano e da Sul-Americana - em que novamente eliminou o Tricolor, nas quartas-de-final. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Seu estilo de jogo é marcado por equipes defensivamente sólidas, aguerridas e que jogam com base na velocidade e nos contra-ataques. Nada de toques curto ou muita posse: o treinador gosta de times que jogam de forma direta, muitas vezes com muitas ligações diretas para um camisa 9 prender na frente. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

O treinador não é adepto de sistemas com três zagueiros, como Thiago Carpini fez nos últimos jogos antes de ser demitido. A LDU em 2023 e toda sua passagem no Lanús teve equipes no 4-2-3-1, que sem a bola, marcavam com duas linhas de quatro, com o camisa 10 junto do centroavante. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Esse 4-4-2 não costuma ter variações nas partidas. Muito menos mudanças quando há muitas lesões. O treinador gosta de manter sempre o mesmo time e buscar impor seu estilo de jogo perante o adversário. Até por isso, gosta de definir um time titular e reservas bem definidos para cada posição. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Zubeldía adora a movimentação dos laterais por dentro no momento da construção do jogo. Na LDU, ele puxava o lateral Quintero para formar uma saída de três com os dois zagueiros, mesmo movimento que Carpini e Dorival faziam com Rafinha. Um detalhe é com o novo técnico, os dois laterais jogam mais por dentro e podem se aproximar da bola. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Milito gosta de equipes intensas para recuperar a bola e dinâmicas para dar com a posse de bola. Ele quer que todos os jogadores saibam que o objetivo final é sempre o gol do adversário. 

Defensivamente, ele nunca recua para o seu próprio campo, mas sempre tenta fechar os espaços para os atacantes.

A partida foi muito truncada. Mas o Atléti.co MG se armou melhor. Os atleticanos souberam diminuir os espaços para o meio campo são paulino durante os 90 minutos.

Em uma partida truncada. Os atleticanos tiveram melhor posicionamento tático para diminuírem os espaços para o meio campo são paulino. De maneira geral. Os atleticanos foram mais competentes na sua proposta tática.

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficialhttps://admin.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/


Flamengo segura pressão do Bahia e saí em vantagem na Copa do Brasil.

 O Flamengo fez uma partida muito abaixo. Mas superou a pressão do Bahia e venceu por 1 a 0 a partida de ontem pelas quartas de final da Copa do Brasil. A partida aconteceu na Arena Fonte Nova . O gol foi marcado por Bruno Henrique no começo do segundo tempo.

O rubro negro mantém a escrita de nunca ter perdido para Rogério Ceni. São 13 jogos e 13 vitórias contra o treinador.

A partida da  volta será apenas depois da Data Fifa. Os clubes se encontram no Maracanã no dia 12 de setembro, quinta-feira, às 21h45 (de Brasília). Quem passar pega o vencedor de Corinthians x Juventude. Pelo Campeonato Brasileiro, o Bahia encara o Bragantino, e o Fla visita o Corinthians, ambos no domingo.

Os clubes  respeitaram um minuto de silêncio em homenagem a Izquierdo. Os torcedores aplaudiram a todo momento o uruguaio, que partiu  na última terça-feira. De la Cruz ficou visivelmente emocionado. Ele fez uma publicação nas redes sociais para o compatriota, com quem atuou junto nas categorias de base do Liverpool, do Uruguai.

Tite voltou a comandar  Flamengo. O treinador ficou fora da última partida após sofrer uma arritmia e ficar internado. O técnico  precisou de 48 horas de repouso, mas retornou ao Ninho do Urubu na ultima segunda feira.

Os clubes foram com o que tinham de melhor a disposição. O Bahia teve força máxima com o retorno de Ademir, recuperado de lesão . O Fla, por outro lado, ainda sofre com os vários desfaqlues , perdeu Allan suspenso e Carlinhos que não pode ser inscrito. Além disso, terá apenas Michael como reforço disponível para as quartas de final da competição nacional.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica  vindo de trás para  bola entre os dois zagueiros.

Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol. 

Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.

Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.

Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.

Grande parte do sucesso de Tite como técnico vem da qualidade dos sistemas defensivos de seus times. O treinador foi um dos primeiros a adotar o conceito posicional em uma marcação por zona na seleção. Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a compactdas formas ´por 4 defensores e 4 meio campistas.

A compactação defensiva do Flamengo prevaleceu . O Bahia fez uma excelente partida. Tocando a bola em velocidade e roubando a bola no campo de ataque.

Mas mesmo com muitos desfalques. Tite armou uma compactação defensiva muito eficiente. E venceu a partida em um contragolpe.

Confira no UOL. A história dos principais clubes de futebol no Brasil.https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 

quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A avalição racional e correta de Luiz Zubédia no São Paulo

Com rodagens por Equador, Colômbia e Paraguai, o técnico chamou atenção ao chegar na final da Sul-Americana com o Lanús em 2021, ano em que eliminou o próprio São Paulo da competição, em pleno Morumbi. Seu grande trabalho foi na LDU Quito. Por lá, foi campeão do Campeonato Equatoriano e da Sul-Americana - em que novamente eliminou o Tricolor, nas quartas-de-final. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Seu estilo de jogo é marcado por equipes defensivamente sólidas, aguerridas e que jogam com base na velocidade e nos contra-ataques. Nada de toques curto ou muita posse: o treinador gosta de times que jogam de forma direta, muitas vezes com muitas ligações diretas para um camisa 9 prender na frente. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

O treinador não é adepto de sistemas com três zagueiros, como Thiago Carpini fez nos últimos jogos antes de ser demitido. A LDU em 2023 e toda sua passagem no Lanús teve equipes no 4-2-3-1, que sem a bola, marcavam com duas linhas de quatro, com o camisa 10 junto do centroavante. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Esse 4-4-2 não costuma ter variações nas partidas. Muito menos mudanças quando há muitas lesões. O treinador gosta de manter sempre o mesmo time e buscar impor seu estilo de jogo perante o adversário. Até por isso, gosta de definir um time titular e reservas bem definidos para cada posição. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Zubeldía adora a movimentação dos laterais por dentro no momento da construção do jogo. Na LDU, ele puxava o lateral Quintero para formar uma saída de três com os dois zagueiros, mesmo movimento que Carpini e Dorival faziam com Rafinha. Um detalhe é com o novo técnico, os dois laterais jogam mais por dentro e podem se aproximar da bola. Segundo o Jornalista Leonardo Miranda

Um torcedor no futebol é uma pessoa que aprecia e torce para um determinado clube ou seleção nacional de futebol, podendo ser um torcedor normal ou organizado. No futebol, os fãs do esporte são mais numerosos devido à popularidade e condições: estádios ao ar livre com capacidade para dezenas de milhares de pessoas e uma grande liberdade de expressão (ao contrário de esportes como tênis, em que a concentração de jogadores requer que o público seja silencioso).

Existem vários níveis de envolvimento. Torcedores casuais são os que vão ocasionalmente para estádios ou locais de reunião de torcidas de forma independente. Alguns vão assistir aos jogos em bares ou pubs que transmitem os jogos através de televisão. Outros torcedores, chegam a serem sócio-torcedor do seu time favorito, onde pagam uma anualidade, ou mensalidade para terem descontos e acessos aos jogos do time como equipe mandante. Essa proporção depende de vários fatores, incluindo as conquistas do clube e o grau local do entusiasmo pelo futebol. Existem os torcedores mais aficionados que são organizados em grupos apoiadores oficiais ou não-oficiais. Estas associações de adeptos são criadas para organizar o incentivo, contudo, também podem provocar atos de vandalismo e brigas. Estes últimos por vezes possuem mais energia: Alguns clubes têm vários grupos de torcedores, por vezes, mais de dez. Entre esses grupos de adeptos, alguns torcedores usam desse fato para praticarem crimes, e residem principalmente no uso da violência, característica deste último.

A opção de Luiz Zubéldia pela Copa Libertadores e pela Copa do Brasil. Está correta. Salvo alguns valores individuais. O elenco do São Paulo. É sim extremamente limitado.

Não há condições de competir em um Campeonato Brasileiro por pontos corridos.

Algo que sou obrigado a admitir. Mesmo sendo são paulino.

O treinador está correto na sua avaliação.

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficialhttps://admin.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/

Imagem : CBN Campinas. 




 

 

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Vasco bate Athletico e mantem invencibilidade em São Januário.

O Vasco mostrou força em São Januário, venceu o Athletico de virada por 2 a 1 com Vegetti decisivo e, além de manter a invencibilidade de quatro meses atuando em seu estádio, ultrapassou o clube paranaense na tabela do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o clube carioca  chegou aos 31 pontos e assumiu a oitava  posição da classificação. O clube paranaense , por outro lado, estacionou nos 29 pontos e caiu para o décimo  lugar.

Os clubes voltam á se enfrentar já nesta quinta feira (29), pela partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil. A partida da ida será em São Januário.

O Athletico foi superior no primeiro tempo. Com uma linha em bloco alto, os atleticanos tiveram as melhores chances de gol no primeiro tempo. 

O volante Gabriel, depois de quase três anos, voltou a balançar as redes. O goleiro Leo Jardim, salvou os vascaínos com grandes defesas na etapa inicial. Que terminou com vitória dos paranaenses por 2 a 0.

No segundo tempo, os vascaínos melhoraram e conseguiram a virada. Os cariocas empataram em  1 a 1 em contra-ataque finalizado por Emerson Rodríguez, e na sequencia, viram o gol  de Hugo Moura ser anulado por impedimento de Vegetti e o atacante argentino, fez o gol da vitória nos minutos finais.

Uma tumulto  tomou conta do gramado logo depois do apito final. O tumulto começou quando o segurança Betinho, do Vasco, discutiu com jogadores do Athletico. O clima esquentou, e alguns atletas do time carioca precisaram tirar o funcionário do local. Depois de alguns segundos de "controle", a briga voltou, e o empurra-empurra só foi terminar depois de cerca de dois minutos. O árbitro Jonathan Benkenstein Pinheiro chegou a usar o VAR com o jogo encerrado e expulsou Fernando, do time paranaense.

 A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Melhor compactado ofensivamente. Os vascaínos chegaram a vitória.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

São Paulo faz jogo abaixo. Mas vence Vitória com time misto.

 O São Paulo bateu o Vitória por 2 a 1 na fria noite de ontem , em um MorumBIS com o termômetro chegando a 9ºC, pelo Campeonato Brasileiro . O Tricolor fez ótimo primeiro tempo, foi dominado na etapa final , mas conseguiu sair com os três pontos.

Os gols, dois golaços, foram marcados por William Gomes e Erick para o São Paulo, enquanto Alerrando descontou para o Vitória. O Tricolor abriu dois gols de vantagem em chutes de fora da area.

Foi o primeiro jogo de William Gomes como titular do time profissional e já com um golaço. O ponta de 18 anos é tido como uma das maiores promessas de Cotia; ele foi substituído no fim e saiu bastante aplaudido.

Zubeldía escalou time reserva  para a partida de olho na Copa do Brasil. Arboleda, Luiz Gustavo, Lucas e Calleri foram os titulares escalados.

Com o resultado, o Tricolor chegou a 41 pontos e segue dentro do G-6 do campeonato nacional. Já o Vitória parou nos 22 e é o primeiro na  a zona do rebaixamento.

O São Paulo volta a campo nesta quarta-feira (28) para o duelo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, no MorumBIS.

O técnico Luis Zubeldía, em teoria, não poderia poupar Rafinha e Welington, titulares das laterais, pois seus reservas estão lesionados, mas o argentino conseguiu encontrar dentro do elenco as opções viáveis para poupar a dupla: Ferraresi virou o lateral-direito, enquanto Michel Araujo atuou na lateral esquerda.

O São Paulo dominou o primeiro tempo. Com uma linha em bloco alto, os são paulinos encurralaram o time baiano no seu campo defensivo.

Os são paulinos não diminuiram o ritmo mesmo após abrir 2 a 0 no primeiro tempo. Roubando a bola no seu campo ofensivo, os são paulinos envolveram o time baiano em um toque de bola no meio campo.

O tricolor paulista foi dominado no segundo tempo. O time baiano teve maior posse da bola e diminuiu o placar em cobrança de penalti.

Para sorte são paulina, o Vitória não era um primor em qualidade técnica. Pois mesmo com 70 % de posse de bola, o rubro negro baiano ameaçou pouco na etapa final.

Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fortaleza vence, assume liderança e afunda Corinthians no Z4.

O Fortaleza venceu o Corinthians por 1 a 0, na tarde de ontem,  (25), na Arena Castelão, pelo  Campeonato Brasileiro, e assumiu a liderança.

Pikachu marcou o gol da vitória dos mandantes. Depois de um primeiro tempo truncado, o Corinthians assustou mais que o Fortaleza na segunda etapa, mas o tricolor cearense chegou ao gol.

O Corinthians teve uma baixa importante logo nos primeiros minutos da partida com a lesão de Talles Magno. A saída do atacante após deslocar o ombro teve bastante impacto no desempenho ofensivo do time no primeiro tempo.

O tricolor cearense ,  assume a liderança do campeonato nacional , mesmo com uma partida  a menos, somando 48 pontos, um mais que o Botafogo, que só empatou com o Bahia. Já para o alvinegro , o resultado é catastrófico, uma vez que a equipe não deixa o Z4, na décima oitava  posição, com 22 pontos.

O Corinthians volta a jogar quinta-feira, contra o Juventude, no jogo de ida  das quartas de final da Copa do Brasil. O Fortaleza entra em campo no sábado, contra o Botafogo, em duelo direto pela liderança do Campeonato Brasileiro.

Com uma forte  marcação dos dois times, o empate vinha sendo o resultado mais justo no primeiro tempo. O time corintiano vinha  melhor, mas Talles Magno deslocou o ombro e precisou ser substituído por Igor Coronado. Na sequência, o Fortaleza levou perigo à área de Hugo Souza, chegando  a ter mais posse de bola, mas foi o Corinthians quem teve as chances mais claras de gol no primeiro tempo. 

Os corintianos vinham melhores no segundo tempo. Com Yuri Aberto, o time corintiano vinha tendo as melhores chances de gol. 

O time corintiano vinha dominando a partida no segundo tempo. Mas o Fortaleza chegou ao gol da vitória.

 A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Mesmo com suas limitações técnicas. O time corintiano esteve melhor compactado ofensivamente.


Lando Norris vence o GP da Holanda.

Lando Norris conquistou uma bela vitória  sobre Max Verstappen no GP da Holanda, a segunda da  sua carreira na Fórmula 1.

Verstappen assumiu a liderança na largada em Zandvoort, mas com ritmo superior, o britânico retomou a ponta antes da primeira parada nos boxes.

Após a primeira parada nos boxes,  Norris se afastou de Verstappen, que não conseguiu evitar uma  sequência  de cinco GPs sem vitória. Também é a primeira vez que o atual tricampeão foi derrotado em seu país.

Mas nem tudo foi perfeito para a MC Laren. Com uma estratégia diferente, Oscar Piastri não conseguiu passar a Ferrari de Charles Leclerc,  que completou o pódio em um belissímo  terceiro lugar.

Norris perdeu a liderança para Verstappen na largada,  primeira volta. Piastri também ficou para trás, com George Russell subindo para terceiro.

O unico a não perder posições no grupo principal foi Carlos Sainz. Sainz superou Fernando Alonso  e Pierry Gasly.

À medida que o momento da primeira parad nos boxes  aproximava, Norris encostou em Verstappen. O holandês estava se queixando sobre a dirigibilidade de seu carro .

Lewis Hamilton enrtou no Top 10. O heptacampeão superou os pilotos da Aston Martin e subiu para nono na volta 16.

Quando a corrida  chegou a certa  distância, Norris começou a pressionar  Verstappen. Na  volta 18, o piloto da McLaren ultrapassou por dentro  para retomar  a liderança.

O pit stop de Leclerc na volta 25 desencadeou uma sequencia de pit stpos , com Russell fazeno sua parada  na volta  seguinte. O britânico teve uma parada lenta, o que permitiu ser superado pela Ferrari.

Norris seguiu firme da liderança a abria vantagem sobre Verstappen. O atual tricampeão nada podia fazer diante do ritmo forte do piloto da MC Laren.

Norris venceu com 20 segundos de vantagem para Verstappen, marcando o ponto extra pela volta mais rapida da corrida na ultima passagem. 

Norris reduziu a vantagem de Verstappen no campeonato para 70 pontos.

Confira as estatisticas  dos pilotos na Fórmula 1https://www.statsf1.com/pt/statistiques/pilote.aspx




 

 

domingo, 25 de agosto de 2024

Sob a regência de Estêvão. Palmeiras goleia Cuiabá .

 Sob a regência de Estevão, o Palmeiras goleou o Cuiabá por 5 a 0, ontem á noite, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pelo Campeonato Brasileiro. Vitória implacável para reagir após as eliminações na Libertadores e na Copa do Brasil.

Forma dois gols de Estevão, com Murílo, Mauricío e Felipe Anderson completando o placar. O jovem Estevão, ainda deu assistências para Murilo e Felipe Anderson.

Com o resultado, o Palmeiras chegou a 44 pontos e se aproximou dos líderes, mas Botafogo, Fortaleza e Flamengo ainda jogam na rodada. Já o Cuiabá parou nos 18 pontos e viu o Atlético-GO, lanterna, igualar sua pontuação.

O Palmeiras  volta a campo só no dia 1º de setembro, quando visita o Athletico, às 16h. Já o Cuiabá entra em campo um dia antes, em 31 de agosto, quando recebe o Criciúma.

Sob a Sob a regência de Estevão, o alviverde chutou para longe as suas eliminações na Copa Libertadores e na Copa do Brasil. Estevão deu show logo na sua primeira convocação para a seleção brasileira. Dando duas assistencias e marcando dois gols.

Primeiro, cobrou escanteio e contou com falha de Walter para a bola bater na canela de Murilo . Dez minutos depois, Estêvão achou passe para Maurício, que foi derrubado dentro da área. O jovem jogador  fez a cobarnça  pênalti e coverteu após debater com Flaco López quem iria para a cobrança. Cinco minutos depois, driblou   a defesa do Cuiabá pela direita e finalizou de esquerda rasteiro. Walter mais uma vez colaborou, e o Palmeiras abriu 3 a 0. Ainda deu tempo de Flaco achar Maurício em cruzamento rasteiro dentro da area para fazer o quarto gol  antes do intervalo.

No segundo tempo. Estevão costurou a defesa do Cuiabá e serviu Felipe Anderson. Aos 16 minutos, Estevão foi substituido  por Rony.

O jovem jogador mostrou suas credenciais para Dorival Junior, que o convocou pela primeira vez para a seleção brasileira. 

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Um jogador diferenciado. Foi fundamental para que as compactações ofensivas e defensivas do Palmeiras tivessem exito.

Confira a liderança alviverde entre os 386 maiores campeões do Brasil , no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial21.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


 


Fluminense domina Atlético e finalmente deixa zona do descenso.

 O Fluminense dominou a partida , venceu o Atlético-MG por 2 a 0, fora de casa, ontem (24), e garantiu pelo menos uma noite fora da zona de rebaixamento. O jogo aconteceu no estádio do Mineirão pelo Campeonato Brasileiro.

Os gols da partida foram anotados pela dupla colombiana Kevin Serna e Jhon Arias. Cada um marcou em uma etapa.

Com 24 pontos, o Fluminense está na décima sexta posição e dormirá fora da zona de rebaixamento pela primeira vez desde a sétima  rodada. Vitória (17º) e Corinthians (18º) têm 22 pontos e ainda podem ultrapassar o tricolor em caso de vitória  neste domingo. O Atlético ficou com 30 pontos, em oitavo.

Os clubes  voltam a se enfrentar pela Libertadores nas quartas de final. Os confrontos, com datas a serem confirmadas, serão realizados entre os dias 17 e 25 de setembro.

Atlético e Flu terão o mesmo adversário em seus próximos jogos. O Galo encontra o São Paulo pela Copa do Brasil no meio da semana (quarta, 28), e os cariocas enfrentam o tricolor paulista no domingo (1º) pelo Campeonato Brasileiro.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

O tricolor dominou o primeiro tempo. Com um toque de bola refinado, os tricolores criaram as principais chances na primeira etapa. O goleiro Everson, fez pelo menos tres grandes defesas no primeiro tempo.

Gabriel Milito voltou para o campo com um time mais ofensivo e colocou Paulinho. Mesmo mais presente no ataque, os atleticanos não finalçizaram com perigo.

Os tricolores criaram as melhores chances nos contragolpes e fizeram o segundo gol na etapa final.


sábado, 24 de agosto de 2024

E a seleção brasileira ?

Após a derrota   para o Uruguai nas quartas de final da Copa América, o técnico da Seleção Brasileira, Dorival Júnior anunciou, ontem , os convocados para os próximos jogos pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

O Brasil terá  o Equador, às 22h de 6 de setembro, no estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR); e o Paraguai, às 21h30 de 10 de setembro, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, capital do Paraguai.

A lista de Dorival, tem jogadores que jogam no Brasil, como o jovem Estêvão, do Palmeiras, e Luiz Henrique, do Botafogo, além dos retornos de outros  em clubes do Brasil. como André, do Fluminense, Gerson e Pedro, ambos do Flamengo.

A Seleção Brasileira está na sexta colocação após seis de 18 rodadas das eliminatórias sul americanas , com apenas sete pontos, e fecha a zona de classifica, a qual tem aindção para a Copa do Mundo ,a Argentina, com 15; Uruguai, com 13; Colômbia, com 12; Venezuela, com nove; e Equador, com oito. Paraguai, com sete, teria que disputar a repescagem.

Vejam a lista de convocados divulgada ontem.


Goleiros

Alisson (Liverpool)

Bento (Al Nassr)

Ederson (Manchester City)

Defensores

Danilo (Juventus)

Yan Couto (Borussia Dortmund)

Guilherme Arana (Atlético-MG)

Wendell (Porto)

Beraldo (PSG)

Éder Militão (Real Madrid)

Gabriel Magalhães (Arsenal)

Marquinhos (PSG)

Meio-campistas

André (Fluminense)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Gerson (Flamengo)

João Gomes (Wolverhampton)

Lucas Paquetá (West Ham)

Rodrygo (Real Madrid)

Atacantes

Endrick (Real Madrid)

Estêvão (Palmeiras)

Luiz Henrique (Botafogo)

Pedro (Flamengo)

Savinho (Manchester City)

Vini Jr. (Real Madrid)

Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva.
No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou domínio de bola e o cabeceio.
A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelência para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais adversário.
O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor posicionados dentro do campo de jogo.
O passe á habilidade técnica, executada com extrema perfeição, sendo muito importante para o funcionamento técnico, tático e periférico de uma equipe de futebol nos seus 90 ou 120 minutos de bola rolando.
O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.
O domínio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilíbrio e usa visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.
O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.
O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Dorival júnior é adepto de uma defesa que jogue com encaixes de marcação. Após perder a bola, a equipe sufoca ao máximo o adversário. Todo mundo tem um alvo e precisa acompanhá-lo até ele não conseguir passar a bola com qualidade. A ideia do treinador é induzir o adversário ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola.
A ideia do treinador é induzir ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola. Veja um exemplo no Flamengo: até Gabigol tinha esse alvo e era peça fundamental na pressão na frente.
Os últimos trabalhos de Dorival Junior, o levaram a realizar o sonho de trabalhar na seleção brasileira. Estando na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Dorival Junior. Tem em tese. Um cenário favorável para mostrar os seus conceitos. Provando de uma vez por todas. Ser um dos melhores treinadores do Brasil nos últimos 20 anos.
Os conceitos de Dorival Junior. Deram certo na elenco estrelado do Flamengo. Com um elenco acima da média para os padrões brasileiros. Dorival Junior teve jogadores que se encaixaram como luva nos seus conceitos.
E levou o rubro negro aos troféus da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América em 2022.
No São Paulo. Um elenco muito mais limitado tecnicamente. Doriva Junior. Com os mesmos conceitos. Conduziu os tricolor paulista ao inédito troféus da Copa do Brasil em 2023.
Conceitos. Que Dorival Junior já havia aplicado no Santos em 2010. Com uma equipe extremamente ofensiva, com jogadores como Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso, Dorival levou o Santos à conquista do Campeonato Paulista de 2010, superando o Santo André numa final muito disputada.] No mesmo ano também foi campeão da Copa do Brasil, ao derrotar o Vitória nas finais.
Dorival Junior. Tem conceitos modernos de futebol. Mas a pressão na seleção brasileira é muito maior
Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem livremente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários.] Além disso, há uma constante troca de posições.[64] Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.
São alguns conceitos do "Dinizismo": a saída curta para atrair a marcação (com a troca de passes na defesa com o goleiro utilizando mais os pés), o passe curto para quebrar linhas do adversário, além da ideia de atacar espaços não ocupados. Esses conceitos citados criam uma das principais características no estilo de jogo de Fernando Diniz, que é a superioridade numérica.
Fernando Diniz. É também um psicólogo formado pela Universidade São Marcos.
Dorival Junior. Tem excelentes conceitos de futebol. Mas Fernando Diniz também os possui.
A seleção brasileira. Tem sim excelentes jogadores. E temos jogadores diferenciados. Como Vinicius Junior, Endrick e Rodrygo. E o jovem Estevão. Revelado no Palmeiras.
Sem contar talentos na defesa: Alisson e Ederson estão sempre entre os primeiros nas eleições de melhores goleiros do mundo e Gabriel Magalhães acaba de ser eleito um dos melhores zagueiros da Premier League —some a isso Marquinhos, outro que já figurou entre os maiores do planeta.
A Seleção Brasileira. Tem maior qualidade técnica que a Argentina.
Mas não tem o padrão tático dos Hermanos.

Quando se torna rotineira a mudança de técnico, , também é normal nos queixarmos que o time não tem padrão de jogo. Ninguém consegue alterar muito do que foi feito anteriormente de um dia para outro em uma só pessoa, imagina, então, em um elenco com cerca de 30 jogadores. Mas quando afinal que um time tem padrão de jogo? Aliás o que é padrão de jogo? Padrão de jogo é o nivel de atuação uma time faz repetidamente durante varias partidas. . Se algo é mantido jogo após jogo, aquilo se torna um padrão.

Coremos sim. O risco de não nos classificarmos para a Copa do Mundo de 2026.

Confira a liderança do Brasil no ranking das Copas do Mundo. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_ranking.html


 Imagem ; Portal Terra. 


 



 

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Cruzeiro não vence após expulsão. Mas vence Boca nos pênaltis e avança na Sul Americana.

 O Cruzeiro não  conseguiu aporoveitar uma expulsão do Boca Juniors no primeiro minuto de partida. Ainda assim vencer por 2 a 1 nos tempo normal. . O resultado levou a decisão para os pênaltis (os argentinos venceram a ida por 1 a 0). Nas penalidades, o alívio: 5 a 4 e vaga garantida nas quartas de final da Copa Sul Americana na noite de ontem.

Matheus Henrique e Walace marcaram para a Raposa, mas Giménez descontou para os argentinos no tempo regulamentar e levou a decisão para os pênaltis. No agregado, o placar terminou 2 a 2.

Advíncula, do Boca, foi expulso com menos de um minuto de bola rolando. No primeiro lance da partida, o lateral-direito pisou no calcanhar de Lucas Romero e viu o vermelho direto.

A  compactação ofensiva é a distância vertical de todos os jogadores de uma equipe em ação ofensiva, ao perder a bola, naturalmente, os jogadores do time que realiza a compactação ofensiva estarão próximos uns aos outros.

Um time está compactado ofensivamente, quando todos os jogadores avançam ao campo de ataque. Na compactação ofensiva, zagueiros e volantes, avançam até o meio campo. Mesmo sem terem a posse da bola.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

A compactação defensiva, segundo Bangsbo e Peitersen (2002), Parreira (2005) e Leitão (2008) é a orientação espacial que tem por objetivo manter as linhas de marcação da equipe próximas umas das outras; em outras palavras, visa manter as linhas de defesa, meio-campo e ataque compactadas. Segundo o Site Universidade do Futebol.

Com a expulão relampago de Luís Advíncula, o time cruzeirense não teve dificuldade para reverter a vantagem do time argentino. Os cruzeirenses fizeram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. 

Mas no final da etapa inicial, o time argentino descontou a vantagem e igualou o placar agregado.

O time argentino voltou melhor e equilibrou a partida no segundo tempo. Com uma compactação defensiva muito eficiente, os argentinos conseguiam diminuir os espaços para o ataque cruzeirense.

Os dois time foram para o tudo ou nada e tiveram chances de marcar. Mas a partida foi para os penaltis. Aonde os cruzeirenses venceram por 5 a 4.

Confira os 10 maiores clubes da Argentinahttps://www.esportelandia.com.br/futebol/maiores-times-da-argentina/

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html