quinta-feira, 22 de julho de 2021

Comunicação Virtual.

Jornalismo é a coleta, investigação e analise de informações para a produção de distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos e ideias de pessoas que são noticia e que afetam a sociedade em algum grau. O Jornalismo também se aplica á ocupação, aos métodos de coleta de dados e á organização de estilos literários, segundo as aulas que eu tinha durante o Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM).

A linha editorial é a temática que determina a visão de mundo e de sociedade de um veiculo de comunicação. A linha editorial determina seus valores, seus conceitos sobre fatos e noticias que afetam a sociedade no cotidianos do país. A linha editorial serve é a mensagem que um veiculo de comunicação passa aos (as) leitores(as) sobre sua visão em determinadas noticias que afetam a sociedade em algum grau. A linha editorial determina os paradigmas, a construção da sua mensagem, e consequentemente, a forma com a qual um veiculo de comunicação enxerga o mundo. Conforme o meu livro sobre Opinião Pública, do autor Walter Lippmann. 

 Jornalismo esportivo ou desportivo é a especialização da profissão jornalística nos fatos relacionados aos esportes ginástica, jogos, hobbies e outras atividades de exercício físico.

O Jornalismo Esportivo é uma especialização que lida com alto grau de risco de parcialidade, pois tanto jornalistas quanto leitores têm preferências por determinados clubes  ou atletas. Por isso, o jornalista deve ter cuidado com a falta de credibilidade dos seus textos.

Contudo leitor (a). Uma coisa que eu fui aprendendo aos poucos no Curso de Comunicação Social nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM  FAAM), é que o exercício do Jornalismo, exige critérios iguais para casos iguais.

Sim leitor (a). Durante o curso na universidade, eu fui aprendendo aos poucos, que o exercício pleno do jornalismo, pede que o jornalista utilize critérios iguais para casos iguais.

As linhas editoriais dos grandes veículos de imprensa, tendem a inspiras as paixões e preferencias dos seus respectivos (as) leitores (as) sobre os assuntos que mexem com a sociedade em algum grau. No jornalismo esportivo, talvez não seja diferente.

Contudo, tento não colocar minha paixão clubistica nos meus blogs esportivos, Credibilidade é tudo na comunicação virtual leitor (a).

Agora leitor (a). Confira no link á seguir, meus primeiros artigos, no site esportivo torcedores.com https://www.torcedores.com/usuario/leandro

Imagem : Site Confederação Brasileira de Futebol.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário