sexta-feira, 9 de julho de 2021

Transmissão do Futebol na casa do torcedor.

 No principio futebol era entretenimento para poucos : Os 22 jogadores ( que no inicio nem eram exatamente 22). E o curiosos que arriscasse a acompanhar marmanjos chutando bola de bexiga de porco. Mas bastou menos de uma década para que o futebol ensaiasse seu futuro como diversão popular. A primeira grande decisão da história, a final da primeira FA Cup entre Bolton e Wanders e Royal Engineers, disputada no Kennington Oval, foi acompanhado por um público estimado em 2 mil pessoas.

Na década seguinte, a popularidade do futebol começou a saltar. Em 1885, a final da Cup atraiu 12, 5 mil pessoas. Em 1889. 22 mil. Em 1893, 45 mil pessoas acompanharam a vitória do Wolverhampton Wanders sobre o Everton por 4 a 1. Em 1901, um recorde : 114 815 pessoas acompanharam no Old Cristal Palace para assistir a decisão entre Tottenhan Spurs e Sheffield Unites, que terminou em 2 a 2. O empate provocou uma nova partida, marcada para Bolton. A viajem diminuiu o impacto dos torcedores. Apenas 20, 470 pessoas pagaram ingresso para assistir o primeiro título do Tottehan com a vitória por 3 a 1.

O século mal havia começado e o futebol já era popular. O futebol apanas engatinhava em outras partes do mundo, mas em breve estaria andando e correndo. E esses passos, cada vez mais velozes, começaram a ser alterados por uma caixinha. O interesse pelo futebol fez com que a radio começasse a transmitir os jogos. E acompanhar uma partida de futebol deixou de ser sinônimo de ir aos estádio.

Isso aconteceu mais precisamente no dia 22 dse Janeiro de 1927. A partida entre Arsenal e Sheffield United no Highbury Stadium foi a primeira a ter boletins ao vivo na BBC da Inglaterra. Os narradores da partida foram HBT Wakelam e CA Lewis, Para facilitar a vida dos ouvintes, o Rádio Times publicou um folheto dividindo o campo em diversas áreas. Os narradores tentavam informar a localização da bola á partir dessas áreas.

Charlie Buchan, do Arsenal, teve a honra de marcar o primeiro gol transmitido o vivo. O jogo terminou empatado em 1 a 1. A final da FA Cup do mesmo ano, entre Cardiff City e Arsenal, foi a primeira partida inteiramente transmitida. Os narradores foram George Allison e Derek Mc Culloch.

O narrador de futebol ainda levou quatro anos para chegar ao Brasil. A narração do futebol chegou ao Brasil na data de 19 de Junho de 1931, quando o narrador Nicolau Tuma, aos 20 anos, narrou para a radio para a Radio Educadora Paulista o jogo entre as seleções do Paraná e de São Paulo no campo da Floresta.

A partida entre as seleções do Paraná e de São Paulo, terminou com o placar de 6 a 4 para  a seleção de São Paulo. Em 1937, a BBC transmitiu pela primeira vez uma partida pela televisão. Foi a final da FA Cup do ano, na qual o Sunderland bateu o Preston North End por 3 a 1. A transmissão em preto e branco, marcou o inicio de uma longa história. Todas as finais da competição foram transmitidas ao vivo desde então, com exceção da final de 1952.

No Brasil, a primeira televisão só surgiu em 15 de Setembro de 1950, com a fundação da PRF-3 TV Tupi Difusora. E, segundo os dados do Museu da TV de São Paulo, a primeira transmissão de futebol chegou ao Brasil menos de um mês depois - no dia 03 de Outubro , quando São Paulo e Palmeiras se enfrentaram no Estádio do Pacaembu e a Tupi transmitiu para a capital paulista.

No lançamento da emissora, o locutor Aurélio Campos ( que apresentaria o famoso " o céu é o limite") tinha demonstrado com uma mesa de botão, como seria uma narração de futebol pela TV. Mas, se havia tecnologia, ainda não havia com ver televisão - por que ninguém tinha o aparelho. Por isso, antes de sua estreia, a Tupi espalhou duzentos televisores pela cidade . Em 1955, a TV Record mostrou Santos x Palmeiras , direto da cidade de Santos para São Paulo.

A primeira transmissão interestadual foi feita pela TV Rio em parceria com a TV Record no dia 10 de Julho de 1956, Léo Batista e Luiz Mendes narraram a partida Brasil 2 x 0 Itália direito do Rio de Janeiro para São Paulo.

AS TVS Rio, Exclesior, Record e Tupi dominaram as transmissões esportivas nos primeiros anos. Usavam duas, no mínimo três câmaras, sempre em preto e branco . Em 1970, os brasileiros acompanharam sua primeira Copa do Mundo ao vivo. Três emissoras se reuniram e pool para transmitir a Copa do Mundo por sinal mexicano. Sinal esse que chegava colorido ao Brasil, mas era exibido em preto e branco por que as cores somente chegariam ao Brasil em 1972.

Até 1970, os brasileiros ouviam a Copa do Mundo para depois vê-la televisão ou no cinema. A partir dos anos 1990, a ligação entre televisão e futebol se tornou umbilical. E a influencia da televisão não é apenas financeira - é técnica também. A pressão pela utilização dos recursos televisivos nos jogos é cada vez maior e a FIFA começa a testa-los. As  novas medidas estão entrando nos gramados. A internet já cobre os jogos em tempo real, com gráficos, atualizações e, em alguns casos, transmissões. Estamos na fase do aquecimento das operadoras de telefonia, com seus parrudos orçamentos e cada vez mais minúsculos jogadores - os celulares. No Brasil, desde 2006, a telinha telefônica já mostra grandes lances e gols. A informação é dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.

No link abaixo, no site campeões do futebol, você confere as histórias dos principais clubes do futebol mundial. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes_int.html

Imagem : Site Zigg. 

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário