sexta-feira, 9 de julho de 2021

Copa do Mundo.

 A Copa do Mundo é como um óscar. Os melhores jogadores do mundo estão lá. O gramado sempre impecável, substitui o tapete vermelho. As bolas são especiais. Os mascotes cativam as crianças e os adultos vendem como água. Os ingressos para cada partida valem uma pequena fortuna. Jogos comuns viram epopeias. Historias normais se transformam em lendas. Novos ídolos nascem . Velhas figuras se aposentam.. Todos querem joga, ir, estar em uma Copa do Mundo. O encanto da Copa é indescritível.

Tudo é valioso em uma Copa do Mundo. Os vídeos e DVDS com a história dos Mundiais são disputados e dados de presente como mais exclusivo dos regalos. Os colecionadores prolifera: guardam selos comemorativo, ingressos das partidas, revistas e jornais históricos, objetos, uma miscelanea geral.... Álbuns de figurinhas viram febre na época da Copa. Todos basicamente, dão um jeito de se inserir no cenário da competição.

Jules Rimet foi sábio ao encampar a ideia de Robert Guérin E Carl Hirschmann e brigar pela criação da Copa do Mundo. Todo o sambista quer desfilar no carnaval carioca. Todo o ator ou atriz  quer ir a cerimonia do Oscar. E todo o amante do futebol deseja ver, jogar e torcer em uma Copa do Mundo. A história explica por que.

A Ideia Geral.

O primeiro passo para a criação da Copa do Mundo foi a criação da FIFA, no dia 21 de Maio de 1904, em Paris. Eleito primeiro presidente, o francês Robert Guérin definiu como missão número um criar um campeonato mundial, A ideia inicial era fazer um primeiro campeonato mundial em 1906 na Suíça. Mas o tenso clima político da época (que culminou na primeira guerra mundial em 1914) sufocava a iniciativa da FIFA. Somente na gestão de Jules Rimet, a partir de 1921, o projeto voltou a ser estudado, principalmente após os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924, ocasião em que o torneio de futebol se tornou um sucesso de público. Empolgado com exito daquela competição entre países, Jules Rimet foi a luta.

Finalmente, no dia 5 de Fevereiro de 1927, a proposta foi apresentada á comunidade do futebol pelo francês Henry Delaunay, espécie de braço direito de Jules Rimet. O que mais atrais no projeto era que, diferentemente dos Jogos Olímpicos, em que apenas jogadores amadores poderiam participar, a Copa seria aberta a participação de profissionais, De pronto, houve a aprovação. E seis apresentaram suas candidaturas para sediar o evento : Suécia, Itália, Espanha, Hungria, Holanda e Uruguai.

Prestigiado pela grande fase da Celeste Olímpica, bicampeã nos Jogos de 1924 e 1928, o país sul americano levou a melhor. Até por que seus dirigentes sem comprometeram a custear passagens e hospedagem para as seleções que aceitassem o convite. Com lugar garantido novidade no calendário e beneficiado por essa facilidade econômica, a Copa do Mundo estava viabilizada. Era o inicio da competição mais importante no futebol mundial. A informação é dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.

No link á seguir, no site campeões do futebol, você confere a história e todas as seleções campeãs da Copa do Mundo. https://www.campeoesdofutebol.com.br/copa_mundo_historia.html

Imagem : Revista Veja.




 

 

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário