sexta-feira, 9 de julho de 2021

Nasce a seleção brasileira.

É surreal como o futebol brasileiro e o futebol inglês podem ser tão diferentes apesar da história da chegada do esporte ao país. Quem introduziu a novidade foi um filho de britânico : Charles Mulller. As bolas que trouxe na bagagem eram inglesas. O primeiro livro de regras apresentado teve de ser traduzido. E a seleção brasileira, símbolo supremo de nossos torcedores, teve como seu primeiro adversário, um time... inglês.

Após uma excursão pela Argentina, o Exceter City, representante da terceira divisão do futebol inglês, aceitou um convite da FBS ( Federação Brasileira de Sports) para realizar um amistoso contra o " selecionado nacional". Nascia a primeira seleção brasileira. O ano 1914. A FBS, representada por um pool de cartolas, chamou os melhores jogadores do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre eles, o lendário goleiro Marcos Carneiro de Mendonça e o artilheiro Friedenreich. Não havia um terceiro técnico oficializado e, dentro de campo, a equipe foi liderada pelo capitão Rubens Sales e por Sylvio Lagreca,

No dia 21 de Julho do mesmo ano, uma pequena multidão, algo em torno de 5 mil pessoas. rumou para o Estádio das Laranjeiras. Os torcedores puseram suas roupas de passei, seus chapéus, lustravam os sapatos e tiraram os guarda chuvas dos armários. Mas o objetivo era ver e reverenciar os ingleses. Desconhecidos, mas que pela novidade, e com a autoridade de introdutores do futebol no Brasil, eram tratados com status de estrelas.

Em campo, algo parecido com os dias de hoje. Técnica brasileira contra o jogo bruto inglês. Friedenreich chegou a perder dois dentes. Mas a vitória foi da seleção, que usava as camisas brancas, reeditadas noventa anos depois no amistoso contra a França , em Saint Dennis. Brasil 2 x 0 Exeter City . E o mundo começava a ser apresentado aos verdadeiros mestres do futebol.

Primeiro título.

O habito da seleção brasileira em conquistar títulos vem de berço. Logo após a estreia contra o Exeter City , o time subiu ao convés do navio Alcântara. Destino: Buenos Aires. Seria a primeira partida oficial contra um país, e logo de cara, naquele que se transformaria no nosso maior adversário através dos tempos : A Argentina. Estaria em jogo a Copa Rooca, iniciativa do Ministro das Relações Exteriores da Argentina, general Júlio Rooca, preocupado em criar formas de intercambio para consolidar a amizade entre as duas nações.

A Argentina era considerada favorita absoluta. Até por que, uma semana antes, vencera o mesmo Brasil em um amistoso, também no estádio Gimmnasia y Esgrima, por 3 x 0. No dia 27 de Setembro de 1914, as duas seleções entraram em campo para disputar a Copa Rocca. Era quase um combinado de Flameng, Fluminense e Paulistano, com o acréscismo de Lagreca, do São Bento, e de Friedenreich, na época do Ypiranga. Um duelo muito bem disputado e que foi vencido pelo Brasil por 1 a , gol de Rubens Salles, aos 13 minutos do segundo tempo.

A Argentina pressionou muito, mas não alcançou o empate. Conseguir até conseguiu, mas em um fato inusitado que Diego Maradona tratou de enterrar na Copa do Mundo de 1986 com a famosa " Mão de Deus", nas quarta de final contra a Inglaterra. No segundo tempo, Leonardi empatou, após supostamente ter ajeitado a bola com o peito. O juiz, outro brasileiro Alberto Borgerth, outro sinal de cordialidade reinante apontou para o centro do campo. Os torcedores comemoravam . Mas.... Leonardi se aproximou de Borgerth e confessou ter preparado o lance com a mão. Gol anulado.

Depois disso. Diego Maradona fez o famoso gol com a mão contra os até hoje desesperados ingleses. E Túlio, no empate em 2 a 2 contra a Argentina em 1995. Pelo menos da história dos clássicos entre Brasil e Argentina, o gesto de honestidade de Leonardi, jamais foi repetido. Seu exemplo não ficou para as gerações futuras. Paciência. E, ao fim da partida, estava confirmado: O Brasil ganhava a primeira partida da história contra outra seleção no exterior. A Copa Rocca era nossa. O primeiro de dezenas de troféus. A informação é dos Jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.

Agora leitor (a), no link á seguir, no site campeões do futebol, você confere as histórias e conquistas de clubes brasileiros. Os clubes estão em ordem alfabética. Clique no link a procure seu clube.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site da Confederação Brasileira de Futebol.







 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário