sexta-feira, 30 de abril de 2021

Clubes de futebol e suas estatísticas.

Estatística é a ciência que se utiliza nas teorias probabilísticas para explicar a frequência da ocorrência de eventos, tanto em estudos observacionais quanto em experimentos para modelar a aleatoriedade e a incerteza de forma a estimar ou possibilitar a previsão de fenômenos futuros, conforme o caso. Segundo expiações da minha amiga Jéssica Damasceno, que é formada em Administração de Empresas.

Desde que eu acompanho futebol, eu sempre me interessei pelas suas estatísticas. Quando era criança, na década de 1980, não se tinha acessos a tantos dados sobre isso como hoje. Sempre gostei muito dos esportes. Durante 04 anos e meio, entre Agosto de 2012 á Dezembro de 2016, eu cursei Jornalismo na FIAAM FAAM. E após minha graduação em Jornalismo, em 22 de Dezembro de 2016, eu me interessei em estatísticas de clubes de futebol.

Clube esportivo ou um clube esportivo, é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui e estrutura, que possui equipe profissionais e amadoras. Os clube esportivos representam esportes individuais e coletivos . Os clubes esportivos possuem seus respectivos torcedores, que os acompanham em competições amadoras e profissionais.

Mesmo sem fins lucrativos, os clubes esportivos possuem suas fontes de renda, tais como bilheteria de seus jogos, receitas com publicidade e marketing, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube. Outra fonte de receita, são as mensalidades dos sócios que frequentam as instalações do clube.

No futebol, os clubes são a emoção máxima dos torcedores. O sentimento do torcedor, se revela nos troféus que o clube recebe com as conquistas dos respectivos campeonatos. No futebol cada vez mais globalizado, os clubes despertam mais paixões do que as próprias seleções dos respectivos países.

Agora, confira na reportagem do site campeões do futebol, os campeões e vice campeões dos campeonatos de futebol no Brasil e no mundo.https://www.campeoesdofutebol.com.br/competicoes.html


Imagem : Site Arena Geral.




quinta-feira, 29 de abril de 2021

Inter vence Palmeiras no Allianz Parque.

 A Internacional de Limeira venceu o Palmeiras por 1 a 0, agora a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. A vitória a Inter a 12 pontos, na segunda colocação do Grupo A. Também com 12 pontos, o Palmeiras está na terceira colocação no Grupo C. 

O jogo foi bastante equilibrado no primeiro tempo. O Palmeiras tentou jogar com um time mais ofensivo. Mas, entretanto, o time de limeira fez uma boa marcação e saiu em velocidade nos contragolpes. Os times atacaram bastante e cada um teve uma chance clara de gol no primeiro tempo.

Contudo, o time de Limeira foi mais feliz na sua proposta de jogo nos primeiros 45 minutos de partida. Entretanto, o time de Limeira teve o domínio do jogo nos primeiros trinta minutos do segundo tempo. A Inter teve maior posse de bola, tendo o domínio do jogo nos primeiros trinta minutos do segundo tempo, chegando a mandar uma bola na trave palmeirense.

O time palmeirense somente começou a respirar no jogo a partir dos trinta minutos do segundo tempo. Mesmo com dificuldades, os palmeirense passaram ter mais posse de bola, chegando mais no gol da Inter nesta etapa do jogo. Contudo, o time de Limeira soube fazer uma boa marcação defensiva, tentando sair nos contragolpes. E nos acréscimos, chegou ao gol da vitória.



Clubes de coração dos principais jornalistas brasileiros.

 Uma matéria do site torcedores.com, na data de 12 de Março de 2021 as 15;46 horas, revelou os clube de coração dos  principais jornalistas esportivos brasileiros. 

Na sua reportagem em 12 de Março de 2021, o torcedores.com, revelou os clubes de coração listou os clubes de coração dos principais jornalistas, repórteres e comentaristas esportivos do Brasil. Confira o levantamento da reportagem no ranking abaixo.

Caio Ribeiro – São Paulo

Casagrande – Corinthians

Fernanda Gentil – Flamengo

Galvão Bueno – Flamengo

Tiago Leifert – São Paulo

Milton Neves – Santos

Neto – Corinthians

Denílson – São Paulo

Renata Fan – Internacional

Paulo Roberto Martins – Santos

Téo José – Goiás

André Kfouri – Corinthians

André Plihal – São Paulo

Arnaldo Ribeiro – São Paulo

Bruno Vicari – Palmeiras

Gian Oddi – Palmeiras

Jorge Nicola – Portuguesa

Juca Kfouri – Corinthians

Leonardo Bertozzi – Atlético-MG

Mauro Cezar Pereira – Flamengo

Paulo Andrade – Corinthians

Mario Marra – Atlético-MG

Rômulo Mendonça – Atlético-MG

André Rizek – Corinthians

Mauricio Noriega – Palmeiras

Paulo Vinícius Coelho – Palmeiras

Edmundo – Vasco e Palmeiras

Nivaldo Prieto – Palmeiras

Gustavo Villani – São Paulo

Benjamin Back – Corinthians

Flávio Gomes – Portuguesa

Chico Lang – Corinthians

Flávio Prado – Ponte Preta

Wandeley Nogueira – São Paulo

Alê Oliveira– Palmeiras

Mauro Beting – Palmeiras

José Silvério – Cruzeiro

Jorge Kajuru – Palmeiras

Renato Mauricio Prado – Flamengo

Ricardo Caprioti – Corinthians

Agora relembre uma postagem no blog. Link: https://arquivodomeublog.blogspot.com/2021/04/clubes-de-futebol-e-suas-estatisticas.html


Imagem : Site Curiosando 



Clubes mais rico do mundo.

O Site TNT Sports, publicou em 31 de Janeiro, uma reportagem sobre os clubes mais ricos do mundo. Os 10 clubes mais ricos do mundo estão nos principais campeonatos nacionais da Europa, segundo o TNT Sports. Confira a lista do Top 10, de acordo com o TNT Sports.

1 - FC Barcelona (715,1 milhões de euros em receitas)

Apesar das crises, o FC Barcelona continua a ser o clube mais rico do mundo. Lionel Messi, que aumenta as venda de camisas, faz do FC Barcelona um dos clubes mais procurados para se ver jogar, sendo este fator um peso considerável no valor dos direitos de transmissão.


2 - Real Madrid (714,9 milhões de euros em receitas)

Apesar da queda de 6% na receita do clube da capital da Espanha no ano anterior, o Real Madrid continua a ser um dos clubes mais valiosos do mundo. A equipe é gigante no futebol mundial e os resultados financeiros são prova disso.

3 - Bayern de Munique (634,1 milhões de euros em receita)

O FC Bayern comemorou o seu 120º aniversário conquistando um triplete - Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões, o que fez o time ter a menor queda geral de receita (4%) entre os dez primeiros clubes mais ricos do mundo.

4 - Manchester United (580,4 milhões de euros em receitas)

Mesmo sem títulos relevantes há algum tempo, os Red Devils continuam a ser o clube da Premier League com maior receita comercial, totalizando 282,1 milhões de libras.

5 - Liverpool FC (558,6 milhões de euros em receitas)

O Liverpool voltou aos cinco primeiros dessa lista pela primeira vez desde 2002 com uma receita total de 489,9 milhões de libras, uma redução 8% em comparação com a temporada 2018/19. 

6 - Manchester City (549,2 milhões de euros em receitas)

O crescimento da receita comercial do City se resumiu em grande parte ao novo acordo do clube com a fornecedora de equipamentos Puma.

7 - Paris Saint Germain (540,6 milhões de euros em receitas)

Na útlima temporada, o Paris Saint-Germain comemorou o seu 50º aniversário com uma das temporadas mais bem-sucedidas do clube. Apesar do sucesso em campo, o impacto da pandemia da Covid-19 fez o time ver a receita geral cair para 540,6 milhões de euros.

8 - Chelsea FC (469,7 milhões de euros em receitas)

A receita do Chelsea caiu para 411,9 milhões de libras, principalmente, por conta da ausência de público nos estádios.

9 - Tottenham FC (445,7 milhões de euros em receitas)

Na primeira temporada completa no novo estádio, o Tottenham registou uma receita total de 390,9 milhões de libras, uma diminuição de 68,4 milhões de libras (15%) em comparação a 2018/19. Parte dessa queda foi por conta do desempenho dentro de campo, com o clube apenas alcançando as oitavas de final da Liga dos Campeões.

10 - Juventus FC (397,9 milhões de euros em receitas)

A receita da Juventus caiu para 397,9 milhões de euros, apesar de o clube ter conquistado o nono título consecutivo da liga e ter ido longe na Liga dos Campeões. Isto deve-se em grande parte à pandemia da Covid-19, que causou quedas nas receitas de transmissão de 41,8 milhões de euros (20%).

 


Imagem : Site Minha Torcida.

 


 

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Os desmandos nos nossos clubes.

 Depois da reprovação das contas do Corinthians referentes a 2019, na última terça (27), Andrés Sanchez pode ter que ressarcir o alvinegro de eventuais prejuízos? Ele pode ficar inelegível no clube por dez anos?.

As duas hipóteses podem se concretizar. Porém, há um longo caminho a ser percorrido.

Há um movimento entre conselheiros da oposição para apresentar requerimento pedindo o encaminhamento do para a comissão de ética. Isso para assegurar o envio.

Na comissão de ética, a discussão deve gerar principalmente em torno de se houve gestão temerária, prática de crime e quem são os eventuais responsáveis. 

A lei 13.155, que trata do Profut (refinanciamento das dívidas dos clubes com a União) detalha o que caracteriza gestão temerária. Um dos atos é "formar déficit ou prejuízo anual acima de 20% (vinte por cento) da receita bruta apurada no ano anterior".

Em 2019, o Corinthians registrou déficit líquido de R$ 195.476.000. E a receita total obtida em 2018 foi de R$ 469,9 milhões, de acordo com dados do balanço do clube. Ou seja, o percentual estipulado pelo Profut foi ultrapassado. 

O artigo 106 do estatuto corintiano diz que a reprovação das contas é um dos motivos para ser requerida a destituição do presidente.

Mesmo assim, segundo conselheiros ouvidos pelo blog, o artigo 106 serve de base para o caso.

Ele diz que o administrador que praticar ato de gestão irregular ou temerária será imediatamente afastado após decisão da assembleia geral (dos sócios) e ficará inelegível por dez anos. Esse é o resumo do que eu vi noticiado no Blog do Perrone, no Portal UOL, na data desta quarta feira (28) as 11:07 hs.

A gestão temerária é caracterizada pelo risco desmedido que caracteriza a gestão uma gestão temerária em uma instituição financeira. A gestão temerária é caracterizada por fugir os limites da racionalidade, constituído uma verdadeira aventura financeira com patrimônio alheio.

Há alguns anos, os dirigente dos clubes brasileiros, se aventurarem a pagar R$ 1 a 1,5 milhões mensais  a jogadores repatriados do exterior. A aceleração da globalização no futebol com a Lei Bosman, acelerou a loucura dos nossos dirigentes.

Na contabilidade, a liquidez econômica, corresponde a velocidade e facilidade na qual um ativo pode ser convertido em caixa. Um exemplo da liquidez econômica, é que o ouro é realmente um ativo liquido, pois pode rapidamente ser vendido.

Sim leitor (a). Se eu fosse presidente de um clube de futebol, não pagaria 1,5 milhões por mes a jogador ou técnico algum, ainda que o clube me garantisse condições de pagar. O valor de 1,5 milhões mensais, é um investimento de alto risco, principalmente em uma economia tão turbulenta quanto a brasileira. 

Nesta quarta feira, o dólar está cotado a R$ 5,34 centavos no Brasil. Em uma economia tão sujeita a turbulências externas, desembolsar um salário mensal de R$ 1,5 milhões para repatriar um jogador do exterior, não me parece muito racional.

Sim leitor (a). Eu não pagaria um salário de R$ 1,5 milhões a um jogador, a não ser com a ajuda de um patrocinador. Pois clube de futebol não é banco. Não se pode dividir lucro. Com o que se arrecada com a receita, se mantem o futebol e todos os compromissos financeiros.

Eu particularmente temeria ser responsabilizado por gestão temerária. Como eu acho que qualquer administrador sensato também temeria. Ou seja. Talvez seja a hora do futebol deixar de ser um universo paralelo no Brasil.

l



Imagem : Portal Jovem Pan 


UEFA CLUBES.

Como organismo tutelar do futebol na Europa, a UEFA envolve grupos em representação dos vários intervenientes do desporto (ligas, clubes, jogadores, adeptos) no processo de decisão no que respeita a assuntos relacionados com a modalidade.

Ao organizar a UEFA Champions League e a UEFA Europa League, a UEFA contacta diariamente com os clubes europeus de topo. A nível institucional, a UEFA e os clubes interagem através da Associação Europeia de Clubes (ECA).

Fundada em Janeiro de 2008, a ECA é o único órgão independente que representa directamente os clubes de futebol a nível europeu, tendo substituído o grupo dos "G14" e o Fórum Europeu de Clubes, ambos dissolvidos no início de 2008. Representa 220 clubes provenientes das federações nacionais filiadas na UEFA e é dirigida por um comité executivo composto por 15 membros.

A ECA e a UEFA assinaram originalmente um memorando de entendimento, em Janeiro de 2008, para anunciar uma nova era na família do futebol europeu. Nos termos do memorando, a UEFA reconheceu a ECA como o único representante válido dos interesses dos clubes europeus. Por outro lado, a ECA reconheceu a UEFA como a organização tutelar do futebol a nível europeu, o mesmo acontecendo em relação à FIFA, esta a nível mundial. Um renovado Memorando de Entendimento foi entretanto assinado pela UEFA e pela ECA, em 2015

A ECA elege dois dos seus membros para fazerem parte do Comité Executivo da UEFA. São ratificados pelo Congresso da UEFA, e possuem os mesmos direitos e deveres que os restantes membros do Comité Executivo.

A ECA elege diretamente os quatro membros que representam os clubes participantes nas competições da UEFA no Conselho Estratégico para o Futebol Profissional (PFSC), composto por 16 elementos. O PFSC reúne os principais intervenientes no futebol europeu, i.e. UEFA, clubes, ligas profissionais e jogadores, para trabalharem em conjunto de modo a encontrar soluções comuns em relação a assuntos importantes que afetam a modalidade. Reporta diretamente ao Comité Executivo da UEFA e exerce uma influência de peso no seu processo de decisão. As informações são do site oficial da UEFA .




 Imagem : Site Minha Torcida.

 




 


terça-feira, 27 de abril de 2021

Palmeiras goleia Independente Del Valle pela Copa Libertadores da América.

O Palmeiras goleou o Independente Del Valle do Equador  por 5 a 0, agora a noite, no Allianz Parque, pela Copa Libertadores da América.  O time palmeirense chega a sus segunda vitória seguida, indo a 06 pontos no seu grupo.

O time equatoriano dominou o jogo nos primeiros vinte minutos. Os equatorianos iniciaram o primeiro tempo com uma marcação alta e dificultaram a saída de bola palmeirense. Na retomada de bola, os equatorianos mostravam velocidade na saída de jogo.

O Palmeiras se encontrou na partida após abrir o placar aos vinte minutos de jogo. Após o gol, os palmeirenses conseguiram marcar melhor e equilibrar mais o jogo a partir dos vinte minutos. O segundo gol, ainda no primeiro tempo, deu ainda mais tranquilidade ao time palmeirense, que soube manter o placar de 2 a 0 até o final do primeiro tempo.

Os equatorianos dominaram os primeiros vinte minutos do segundo tempo. O time equatoriano voltou a fazer uma marcação alta e retomava a bola no seu campo ofensivo. Com o domínio territorial do jogo, os equatorianos chegavam ao ataque com perigo. 

Contudo, o terceiro gol palmeirense praticamente definiu o jogo. O goleiro Weverton fez pelo menos três belas defesas no segundo tempo, dando tranquilidade ao time palmeirense no segundo tempo. O time equatoriano mostrava muita qualidade técnica no jogo ofensivo, mas era muito vulnerável no sistema defensivo. Tanto que o time palmeirense ainda fez mais dois gol antes do apito final.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

São Paulo vence Ituano e garante classificação as quarta de final do Campeonato Paulista.

 O São Paulo venceu o Ituano por 3 a 0, ontem a noite, no estádio Novelli Junior, em Itu, pelo Campeonato Paulista. O São Paulo chegou a 25 pontos no Grupo B, garantindo a classificação para as quartas de final do campeonato estadual.

Já o Ituano acumula uma sequência de cinco derrotas e está na lanterna do Grupo C, com sete pontos. Os dois times começaram  o primeiro tempo buscando o campo de ataque. O São Paulo abriu o placar logo aos seis minutos de jogo. 

O São Paulo passou a dominar o jogo e logo chegou ao segundo gol aos 22 minutos. Com um placar de 2 a 0, o time são paulino passou a administrar o jogo durante o restante do primeiro tempo.

No segundo tempo, o Ituano teve Jeferson expulso, ficando com um jogador a menos em campo. Mesmo com um ritmo mais lento, o time são paulino chegou ao terceiro gol, dando números finais a partida. 

O Ituano teve Gabriel Taliari expulso. Contudo, o time são paulino apenas administrou o resultado até o apito final.


A paixão do torcedor.

De acordo com uma matéria que eu vi nos Portais do Globo Esporte e do Jornal Lance na manhã desta segunda feira, o treinador  argentino Ariel Horlan pediu demissão do comando tecnico do Santos. Os veiculos de imprensa noticiaram que o treinador teria ficado muito assustado com o foguetórios dos torcedores santistas na frente do seu apartamento na noite deste domingo, após a derrota no clássico contra o Corinthians.

O torcedor é aquele que acompanha o clube para qual torce. Esse acompanhamento varia de acordo com a intensidade de cada pessoa. Contudo, o torcedor tem um patamar mínimo. O torcedor sempre acompanha as tabelas de classificação dos campeonatos, acompanha com certa frequência os jogos do seu clube de coração, sabe o nome do treinador  e sabe quando o seu clube joga. 

Caro (a) leitor (a). Eu comecei a acompanhar futebol entre 1983 ou 1984. Eu também tenho o meu clube de coração. Eu sou torcedor do São Paulo, e também tenho o meu sentimento pelo meu clube de coração.

Mas, entretanto, eu sempre acompanhei futebol tentando me pautar o máximo possível pela razão. Sim leitor (a). Mesmo tendo sentimento pelo meu clube de coração, sempre evitei me pautar por posturas passionais.

Como um torcedor, eu sei perfeitamente o quanto os torcedores são apaixonados pelos seus clubes de coração. Entretanto, alguns torcedores acham que o sentimento pelos seus clubes, lhes dão o direito de fazer absolutamente qualquer coisa.

A paixão pelo clube de coração, se transforma em motivo para agressões e jogadores e treinadores. Isso não é caso de sentimento clubistico. Agressão a jogadores e técnicos é caso de polícia.

Sim leitor (a). Como são paulino, eu tenho sofrido muito  com o jejum de troféus do meu clube de coração desde a Copa Sul Americana em 2012. Mas, entretanto, jamais me passou pela cabeça tomar qualquer atitude agressiva contra jogadores e treinadores do São Paulo.

Acima de ser torcedor do São Paulo, eu sou um cidadão brasileiro. E como todo o cidadão. Eu entendo perfeitamente que o meu direito termina quando começa o direito do outro. Ou seja. Nenhuma paixão por um clube, pode servir de justificativa para que agressões nas residências de jogadores e treinadores. Isso é caso de polícia leitor (a).


Imagem : Portal UOL.






 

domingo, 25 de abril de 2021

Corinthians vence clássico e quebra tabu na Vila Belmiro.

O Corinthians venceu o Santos por 2 a 0, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Paulista. A vitória no clássico, põe em fim a um tabu de 07 anos sem vitórias corintianas na Vila Belmiro em Santos.

A vitória leva o Corinthians a 21 pontos, na liderança do Grupo A. O Santos, por sua vez, vê sua classificação ameaçada pelo Guarani. O Santos é o segundo colocado no Grupo D, com 09 pontos.

O Santos foi presa fácil no clássico desta noite. O time santista teve dificuldade para criar jogadas e pouco incomodou a defesa corintiana. O time santista mostrou pouca inspiração, gerando preocupações para o restante da temporada em 2021. As limitações do elenco ficam claras, e o técnico Ariel Horlan terá muito trabalho com o elenco santista em 2021.

O Corinthians foi superior no clássico desta noite. O time corintiano se mostrou seguro defensivamente e a quase não sofreu com o ataque santista. Mesmo criando pouco, os corintianos tiveram a consistência necessária para alcançar a vitória no clássico desta noite. Mas, entretanto, a vitória não deve iludir os corintianos. O time tem pouca criatividade no meio campo, deixando claras as limitações do elenco.


 

Mirassol vence Palmeiras no Allianz Parque.

 O Mirassol venceu o Palmeiras por 2 a 1, agora a noite, no Allianz Parque, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. Com 12 pontos, o Palmeiras está na terceira colocação no Grupo C, correndo sérios riscos de não se classificar para as quartas de final. O Mirassol, por sua vez, segue na liderança do Grupo D, com 14 pontos.

Os times mostraram uma boa movimentação em campo. Nos minutos iniciais, o time palmeirense trocou passes em velocidade e criou pelo menos uma chance clara de gol. Entretanto, o Mirassol acabou abrindo o placar ainda no primeiro tempo. O Mirassol soube se defender com competência, tentando sair com velocidade nos contragolpes. 

No segundo tempo, o Palmeiras tentou colocar velocidade no ataque. Contudo, o Mirassol, em contragolpe, fez o segundo gol.  Além de contar com ótima atuação do goleiro Alex Muralha, o Mirassol soube se posicionar bem em campo, acertando a maioria das trocas de passes.

Aos 33 minutos, Alex Muralha defendeu um pênalti. Coma a atuação segura do seu goleiro, o Mirassol soube controlar o jogo, sofrendo o gol apenas aos 49 minutos da etapa final. 

Cruzeiro goleia Patrocinense e vai as semifinais do Campeonato MIneiro.

 O Cruzeiro goleou a Patrocinense por 4 a 0, agora a tarde, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Campeonato Mineiro.  Com 20 pontos, o Cruzeiro termina na segunda colocação na classificação. Agora o Cruzeiro pega o América nas semifinais do campeonato estadual.

O primeiro tempo do jogo foi bastante disputado. O Cruzeiro abriu o placar logo aos dois minutos do primeiro tempo e o jogo ficou bastante franco. A Patrocinense não se intimidou e procurou incomodar a defesa cruzeirense no primeiro tempo. Os dois time se alternaram no ataque e criaram chances claras de gol nos primeiros 45 minutos de partida. O jogo se manteve bastante parelho no primeiro tempo.

O Cruzeiro fez dois gols logo nos primeiros minutos do segundo tempo e definiu a partida. Com 3 a 0 no placar, o time cruzeirense passou a administrar o resultado no restante da etapa final. Mesmo em um ritmo mais lento, o time cruzeirense teve chances de fazer mais gols durante o segundo tempo. Nos minutos finais, o time cruzeirense chegou ao quatro gol, dando números finais ao jogo. 

sábado, 24 de abril de 2021

Sport vence Retro em jogo disputado.

Mesmo com uma partida difícil, o Sport venceu o Retro  por 1 a 0 , agora a noite, pelo Campeonato Pernambucano. O resultado leva o Sport a 17 pontos, na segunda colocação na tabela de classificação. O Retro, por sua vez, permanece com 07 pontos. A primeira colocação é do Náutico, com 21 pontos.

O Retro teve o domínio na maior parte do jogo. Mesmo sem criar jogadas, o Retro teve mais posse de bola no meio campo, tendo o domínio territorial do jogo. Embora tenha tido velocidade na saída de bola, o Retro não conseguiu furar a defesa do Sport. O Retro teve pouca efetividade na conclusão de jogadas e pouco ameaçou o gol do Sport. Contudo, o Retro teve boa posse de bola e boa atuação defensiva. O Retro somente sofreu o gol em uma bola desviada.

O Sport até teve uma boa marcação defensiva. O time rubro; negro se posicionou bem em campo e soube anular ao ataque do Retro. Os zagueiros do Sport fizeram uma atuação segura e ganharam todas as bolas pelo alto. O time bem posicionado do Sport também soube marcar os jogadores mais criativos do Retro. Contudo, o Sport teve dificuldade em manter a posse da bola. O time rubro negro foi dominado pelo Retro, chegando a vitória apenas em uma bola desviada. 

Novorizontino vence Santos e embala no Campeonato Paulista.

 O Novorizontino venceu o Santos por 1 a 0, ontem a noite, em Novo Horizonte, pelo Campeonato Paulista. O técnico santista Ariel Horlan utilizou uma uma escalação que mesclava jogadores mais jovens com os mais experientes na partida de ontem.

O resultado leva o Novorizontino a 17 pontos no Grupo C, atrás apenas no Bragantino, que lidera com 20 pontos. O Santos, por sua vez, vive uma situação crítica, pois tem apenas duas vitórias em sete jogos, tendo apenas 09 pontos na segunda colocação no Grupo D. 

O primeiro tempo do jogo foi bastante equilibrado. Os times foram pouco criativos nos seus meio campos, tendo muita dificuldade na criação de jogadas de ataque.

O time da casa ainda tentou arriscar alguns chutes de longa distancia, mas sem levar perigo ao gol santista. 

O Novorizontino voltou melhor no segundo tempo. O time da casa soube explorar as deficiências do lado esquerdo da defesa santista e impôs seu volume de jogo. O time de Novo Horizonte abriu o placar logo aos três minutos da etapa final.

O Santos até tentou reagir, mas teve dificuldades em encaixar jogadas de ataque . O Novorizontino jogou nos contragolpes e teve chances para ampliar o marcador. 

sexta-feira, 23 de abril de 2021

Palmeiras vence Guarani e volta a vencer após três jogos no Campeonato Paulista.

O Palmeiras venceu o Guarani por 2 a 1, agora a noite, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, pelo Campeonato Paulista. O time palmeirense voltou a vencer após três jogos no Campeonato Paulista, seguindo na luta para se classificar no Grupo C. 

Com 12 pontos, o Palmeiras é o terceiro colocado no Grupo C. Por sua vez, o Guarani segue em terceiro no Grupo D, com 08 pontos . O Guarani começou melhor no primeiro tempo. Atacando muito, o time campineiro abriu o placar aos 13 minutos de jogo. O Guarani seguiu melhor no primeiro tempo, tendo chances para ampliar o marcador. O Guarani teve um gol anulado e o Palmeiras chegou ao gol de empate aos 44 minutos do primeiro tempo, determinando a igualdade no placar.

Voltando diferente para o segundo tempo, o Palmeiras conseguiu segurar o Guarani na etapa final. O time palmeirense passou a se posicionar melhor em campo, conseguindo fazer melhor marcação defensiva. Os palmeirense viraram o marcador aos 24 minutos. Por sua vez, o Guarani não teve o mesmo volume de jogo do primeiro tempo, e ainda desperdiçou suas raras chances de gol no segundo tempo. 

São Paulo vence Santo André e chega a sexta vitória consecutiva.

 O São Paulo venceu o Santo André por 2 a 0, agora a noite, no estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, pelo Campeonato Paulista. Com a sexta vitória consecutiva, o São Paulo mantem a liderança do Grupo B com 22 pontos. Por sua vez, o Santo André o segundo colocado no grupo A  com 06 pontos.

O São Paulo não jogou com a mesma intensidade de outros jogos. O time são paulino buscou valorizar a posse da bola, trocando passes na defesa e no meio campo. O gol marcado aso oito minutos do primeiro tempo deu tranquilidade ao time. Valorizando a posse da bola, o time são paulino contou com boa atuação do goleiro Tiago Volpi. O segundo gol, aos oito minutos da etapa final, deu tranquilidade aos são paulinos até o apito final.

O Santo André não conseguiu colocar sua proposta de jogo. O Santo André tentou jogar nos contra ataques, mas não levou perigo ao gol são paulino. O time do ABC errou muitos passes e foi presa fácil para a defesa são paulina. Quando chegou ao gol, o time do ABC parou nas defesas de Tiago Volpi. O time do ABC deu espaços ao ataque são paulino e não conseguiu contra atacar em velocidade. O time do ABC não conseguiu compactuar suas linhas de defesa e meio campo, e tão pouco contra atacar.

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Clube Brasileiro e Clube Europeu.

 Olá caro(a) leitor(a). Hoje vou abordar um assunto que gera muita polêmica nos programas esportivos que eu acompanho. Muitos comentaristas fazem a comparação entre o clube brasileiro e o clube europeu.

Posso dizer que eu ouço  todos os tipos de opiniões, tanto de comentaristas esportivos quanto de torcedores, a favor e contra os nossos clubes. Aliás caro leitor eu ouvi muitos torcedores dizerem que os nossos clubes são  um lixo se comparado aos clubes  do velho continente.  Já por parte dos comentaristas, mesmo as opiniões mais ácidas que eu acompanhei, não chegaram a tanto, mas as críticas foram enfáticas em relação a certas questões.

Os nossos clubes sempre conviveram com dividas, desde que acompanho futebol na infância. Os nossos clubes, se comparados aos clubes europeus, talvez não tenham gestões profissionais.

Os críticos dizem que no Brasil, temos o velhos dirigentes, que perpetuam no poder por eternos continuísmos. Os críticos também alegam que os nossos clubes são administrados por dirigentes que não tem conhecimento em gestão esportiva. O que não deixa de ser verdade leitor (a).

As teses dos críticos ganham força com o endividamento constante dos clubes brasileiros. A tese dos críticos ganham força com os escândalos de corrupção envolvendo dirigentes de clubes no Brasil " Está vendo, os clubes brasileiros são uma esculhambação", dizem a maioria dos críticos.

Por outro lado, os otimistas vão dizer que os clubes do velho continente também tem seus problemas de corrupção. Sim leitor (a). Segundo uma reportagem do site esporte ig, na data de 02 de Março de 2021 as 15;24 hs, O ex-presidente do Barcelona Josep María Bartomeu e seu ex-assessor Jaume Masferrer haviam sido  colocados em liberdade provisória pela juíza Alejandra Gil nesta terça-feira (2)  no âmbito das investigações do "BarçaGate".

Segundo o site esporte ig, os demais diretores do Barcelona, que também haviam sido presos, haviam sido colocados em liberdade. O esporte ig também afirmou na sua reportagem, que todos continuam ser alvos de investigação, por crimes na administração do Barcelona e por corrupção.

O escândalo "BarçaGate", estourou em fevereiro do ano anterior, quando a rádio "Cadena SER" revelou que uma empresa de marketing foi contratada para "melhorar" a imagem do então presidente do clube e para atacar jogadores, ex-atletas, ex-técnicos e dirigentes adversários de Bartomeu nas redes sociais. Segundo a reportagem do site esporte ig, na data de 02 de Março de 2021 as 15; 24 hs.

Mas entretanto os críticos certamente irão dizer que o futebol nas principais ligas do velho continente é exemplo de estrutura e organização. Além disso, os críticos certamente irão citar que Inglaterra e Alemanha resolveram seus problemas com torcidas organizadas no começo dos anos 1990, aliás nesse quesito podemos até considerar a hipótese dos críticos afirmarem o seguinte “Tá vendo, eles acabaram com a violência nos estádios porque não existe o esquema com torcidas organizadas”, além disso os críticos também podem afirmar que no velho continente os estádios não viram elefantes brancos depois de inaugurados.

Entretanto os otimistas apesar de reconhecerem nossas mazelas, certamente irão rebater citando o rebaixamento da Juventus de Turim e a perda dos títulos das temporadas 2004-2005 e 2005-2006 por envolvimento de seus principais dirigentes com um esquema de corrupção, irão novamente dizer que esses problemas não são exclusividade no futebol brasileiro. Aliás, certamente também nesse caso podemos considerar que os otimistas certamente irão dizer o seguinte “Os nossos jogadores ainda são os mais procurados nos  clubes europeus”.

Bom leitor (a). Certamente, os críticos e os otimistas, tem suas razões nos seus argumentos. Os clubes europeus, em sua maioria, são administrados por dirigentes com total conhecimento em administração esportiva. Por outro lado. Os otimistas também tem sua razão, ao citar que mesmos no velho continente, os clubes europeus também tem suas mazelas.

Ou seja. O valho debate entre os críticos e os otimistas nunca tem fim. E ambos tem suas razões, em seus argumentos entre os clubes brasileiros e os clubes europeus. E o eterno debate entre os críticos e otimistas, é o justamente o que move as nossas paixões clubisticas caro (a) leitor (a).



Imagem ; Site Elo 7.



terça-feira, 20 de abril de 2021

Santos estreia com derrota na Copa Libertadores.

O Santos perdeu para o Barcelona do Equador por 2 a 0, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pela Copa Libertadores da América.

O Barcelona surpreendeu o Santos no começo do primeiro tempo. O time equatoriano fez uma marcação alta e encurralou os santistas no campo defensivo.  Os equatorianos mostraram velocidade na saída de bola e surpreenderam a defesa santista.

O Santos somente acordou a partir dos vinte minutos de jogo. Os santistas passaram a trabalhar melhor a bola e equilibraram a partida. Com o jogo mais equilibrado, os time alternaram chances de gol até o final do primeiro tempo.

O Barcelona abriu o placar logo no começo do segundo tempo. Os santistas sentiram o gol e o time equatoriano passou a incomodar nos contragolpes. Os santistas mostravam pouca inspiração e tinham muita dificuldade na criação de jogadas.

O time equatoriano fez o segundo gol e definiu o jogo. Os santistas seguiram sem criatividade e estrearam com derrota na Copa Libertadores da América.

São Paulo vence Sporting Cristal e estreia com vitória na Copa Libertadores.

O São Paulo venceu o Sporting Cristal, por 3 a 0, agora a noite, em Lima, no Peru, pela Copa Libertadores da América. O São Paulo busca o seu quarto título na Copa Libertadores.

O Sporting Cristal teve o domínio do jogo nos vinte primeiros minutos do primeiro tempo.  O time peruano teve bom toque de bola e encurralou os são paulinos no campo defensivo. O time peruano; parou na segurança do goleiro Tiago Volpi.

Contudo, após abrir o placar, o time são paulino tomou conta do jogo. Os são paulinos passaram a tocar a bola em velocidade e envolver a defesa do time peruano a partir dos vinte minutos de jogo. Os são paulinos passaram a ter a superioridade no jogo até o final do primeiro tempo.

O segundo tempo começou com o time peruano tentando trabalhar a bola nos primeiros minutos. Os peruanos mostraram qualidade no passe no começo do segundo tempo. Porém, os são paulinos fizeram o segundo gol e tomaram conta do jogo.

O goleiro Tiago Volpi mostrou muita segurança quando exigido e deu tranquilidade aos tricolores. Os são paulinos tocaram a bola em velocidade e envolveram a defesa peruana, chegando ao terceiro gol e definindo o jogo. O time são paulino mostra uma boa evolução no começo da temporada. O time tem mostrado qualidade sob o comando do argentino Hernan Crespo. 

As mudanças no futebol .

Houve um tempo em que apenas a qualidade técnica bastaria para um grande time impor sua melhor estratégia em campo, era assim na época dos grandes craques nos anos 1960 e 1970, por exemplo, comecei a acompanhar futebol entre 1983 e 1984, nessa época tínhamos grandes craques como Muller e Careca. É certo que algumas coisas já estavam mudando, mas ainda assim bastava um time ter a qualidade individual dos craques para resolver uma partida e consequentemente um campeonato.

Então vieram os anos 90 e o preparo físico começou a dar as caras no futebol. A medicina esportiva também evoluiu como nunca antes e ainda assim a qualidade dos grandes jogadores resolvia tudo. No Brasil, tivemos grandes esquadrões nessa década, como o São Paulo de Tele Santana e também os timaços de Palmeiras e Corinthians montados por Vanderlei Luxemburgo. Porém, nas Copas, em 1990 e 1994, não tivemos as seleções jogando um futebol vistoso, pelo contrário, as equipes jogavam fechadas na defesa apostando no preparo físico e na marcação.

Então vieram o começo dos anos 2000. Talvez tenhamos tido o avanço ainda maior do preparo físico e da marcação no futebol. Nessa época os times já se preocupavam em ocupar o campo e não dar espaços para o adversário jogar. Os clássicos entre os grandes clubes e seleções, que eram sinônimos de futebol ofensivo, passaram á ficar caracterizados pela marcação feita com duas linhas de quatro ou até cinco jogadores.

Segundo muitos analistas, a revolução no futebol que teria acontecido entre 2008 e 2009, teria aprimorado ainda mais os conceitos que já vinham evoluindo desde o começo dos anos 2000. Coincidência ou não, desde a conquista do pentacampeonato em 2002 a seleção brasileira vem acumulando três copas consecutivas de pura frustração, isso deu munição aos críticos que argumentavam que alguns dos nossos treinadores não haviam acompanhado as mudanças ocorridas no futebol entre 2008 e 2009. Na Copa de 2010, a Espanha conquistou seu primeiro título mundial jogando um futebol ofensivo somado á uma boa postura tática, principalmente ocupando os espaços na marcação sem a posse de bola. Assim como foi a Alemanha campeã mundial em 2014. Como foi a seleção francesa campeã mundial em 2018, alinhando a qualidade técnica a disciplina tática.

Não há duvidas que o futebol mudou muito na questão tática e na preparação física, isso com certeza nivelou mais as equipes. Nos campeonatos entre clubes e seleções, é nítido que equipes sem tantos valores individuais conseguem se igualar aos times de alto nível técnico com um bom condicionamento físico e boa postura na marcação.

Claro que é evidente que os craques diferenciados dos demais sempre farão coisas diferentes, mas, o fato é que hoje em dia todos são atletas com o mesmo condicionamento físico e com isso o futebol ficou mais nivelado em relação a vinte ou trinta  anos atrás por exemplo. A evolução faz parte de qualquer modalidade esportiva e no futebol não é diferente


Imagem  Site We Are Joga. 




 








 

segunda-feira, 19 de abril de 2021

Historia e Conquista de Clubes Brasileiros.

Um clube esportivo é uma associação esportiva sem fins lucrativos ou uma empresa que possui uma estrutura e equipes profissionais e amadoras de atletas que praticam esportes, sejam esportes individuais e coletivos.

Tradicionalmente, os clubes possuem torcedores que os acompanham e os apoiam durante as competições, os clubes participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem suas fontes de receita, tais como a bilheteria dos seus jogos e demais eventos esportivos, os acordos comerciais com empresas, que inclui outras formas de patrocínio, vendas de roupas oficiais e produtos licenciados do clube, mensalidades e contribuições de sócio torcedores, que frequentam as instalações do clube.

O (a) torcedor (a), é uma pessoa que acompanha o clube esportivo para o qual torce. O acompanhamento de um ( uma) torcedor (a), valia da intensidade de cada um. O acompanhamento de um torcedor (a), tem um patamar mínimo. O (a)  torcedor (a) acompanha a tabela de classificação nos campeonatos e sabe quando seu clube joga.


No link logo abaixo, no site campeões do futebol, você confere a história e conquistas de clubes brasileiros, que conquistaram pelo menos um título. Ao clicar no link do site campeões do futebol, você encontrará os clubes por ordem alfabética. Clique e procure seu clube torcedor (a).

https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

 Imagem : Site Sports Value. 






Os 60 maiores campeonatos mais valiosos do mundo.

Uma reportagem do site Area H listou os 60 campeonatos mais valiosos do mundo. Segundo a reportagem do site  Area H,a consultoria Pluri, especialista em gestão, pesquisas e marketing esportivo divulgou o ranking dos mais endinheirados torneios mundiais de futebol considerando o valor de mercado dos jogadores participantes. Os maiores campeonatos envolvem 2.627 equipes participantes (há clubes que jogam mais de 1 campeonato) com elencos que totalizam € 60,6 bilhões, de acordo com o site Area H.

Confira agora os 60 maiores campeonatos de futebol do mundo segundo a Consultoria Pluri, especialista .

1 - UEFA Champions (Europa/Copa Continental/R$ 17,6 bilhões)

2 - Europa League (Europa/Copa Continental/R$ 16,6 bilhões)

3 - League Cup (Inglaterra/Copa Nacional/R$ 11,3 bilhões)

4 - Premier League (Inglaterra/Compeonato Nacional/R$ 9 bilhões)

5 - Copa del Rey (Espanha/Copa Nacional/R$ 8bilhões)

6 - Espanha Primera División (Espanha/Campeonato Nacional/R$ 7,2 bilhões)

7 - Coppa Italia (Itália/Copa Nacional/R$ 6,8 bilhões)

8 - DFB Pokkal (Alemanha/Copa Nacional/R$ 6 bilhões)

9 - Serie A (Itália/Campeonato Nacional/R$ 5,8 bilhões)

10 - Bundesliga (Alemanha/Campeonato Nacional/R$ 5,2 bilhões)

11 - Coupe de la Ligue (França/Copa Nacional/R$ 4 bilhões)

12 - Ligue 1 (França/Campeonato Nacional/R$ 3,8 bilhões)

13 - Kubok Rossii (Rússia/Copa Nacional/R$ 3,4 bilhões)

14 - Türkiye Kupasi (Turquia/Copa Nacional/R$ 3,146 bilhões)

15 - Premier Liga (Rússia/Campeonato Nacional/R$ 3,143 bilhões)

16 - Libertadores da América (América do Sul/Copa Continental/R$ 3 bilhões)

17 - Brasileiro Série A (Brasil/Campeonato Nacional/R$ 2,8 bilhões)

18 - Super Lig (Turquia/Campeonato Nacional/R$ 2,49 bilhões)

19 - Taça de Portugal (Portugal/Campeonato Nacional/R$ 2,47 bilhões)

20 - Taça da Liga (Portugal/Copa Nacional/R$ 2,3 bilhões)

21 - Copa Sulamericana (América do Sul/Copa Continental/R$ 2,178 bilhões)

22 - Super Liga (Portugal/Campeonato Nacional/R$ 2,175 bilhões)

23 - Kubok Ukrainy (Ucrânia/Copa Nacional/R$ 2 bilhões)

24 - KNVB Beker (Holanda/Copa Nacional/R$ 1,86 bilhões)

25 - Copa do Brasil (Brasil/Copa Nacional/R$ 1,85 bilhões)

26 - Premier Liga (Ucrânia/Campeonato Nacional/R$ 1,71 bilhões)

27 - Championship (2ª divisão) (Inglaterra/Campeonato Nacional/R$ 1,7 bilhões)

28 - Liga MX (México/Campeonato Nacional/R$ 1,57 bilhões)

29 - Eredivisie (Holanda/Campeonato Nacional/R$ 1,54 bilhões)

30 - Beker van Belgie (Bélgica/Copa Nacional/R$ 1,29 bilhões)

31 - Primera División (Argentina/Campeonato Nacional/R$ 1,27 bilhões)

32 - Campeonato Paulista (Brasil/Campeonato Estadual/R$ 1,25 bilhões)

33 - Copa MX (México/Copa Nacional/R$ 1,21 bilhões)

34 - Kypello Elladas (Grécia/Copa Nacional/R$ 1,19 bilhões)

35 - Jupiler Pro League (Bélgica/Campeonato Nacional/R$ 1,16 bilhões)

36 - Emperor’s Cup (Japão/Campeonato Nacional/R$ 1,02 bilhões)


37 - Copa României (Romênia/Copa Nacional/R$ 1,01 bilhões)

38 - Segunda División (Espanha/Campeonato Nacional/R$ 946 mi)

39 - AFC Champions League (Ásia/Copa Continental/R$ 938 mi)

40 - Super League (Grécia/Campeonato Nacional/R$ 847 mi)

41 - Campeonato Carioca (Brasil/Campeonato Estadual/R$ 817 mi)

42 - 2.Bundesliga (2ª divisão) (Alemanha/Campeonato Nacional/R$ 776 mi)

43 - Puchar Polski (Polônia/Copa Nacional/R$ 748 mi)

44 - Liga 1 (Romênia/Campeonato Nacional/R$ 721 mi)

45 - Serie B (Itália/Campeonato Nacional/R$ 699 mi)

46 - J. League (Japão/Campeonato Nacional/R$ 690 mi)

47 - Ligue 2 (2ª divisão) (França/Campeonato Nacional/R$ 685 mi)

48 - FA Cup (Inglaterra/Copa Nacional/R$ 668 mi)

49 - Liga Postobon (Colômbia/Campeonato Nacional/R$ 663 mi)

50 - SFA Cup (Escócia/Copa Nacional/R$ 652 mi)

51 - NM Cup (Noruega/Copa Nacional/R$ 638 mi)

52 - Schottischer Ligapokal (Escócia/Copa Nacional/R$ 622 mi)

53 - Pokal Serbien (Sérvia/Copa Nacional/R$ 608 mi)

54 - Major League (Estados Unidos/Campeonato Nacional/R$ 594 mi)

55 - Schweizer Cup (Suíça/Copa Nacional/R$ 589 mi)

56 - Football League Trophy (Inglaterra/Copa Nacional/R$ 583 mi)

57 - Campeonato Gaúcho (Brasil/Campeonato Estadual/R$ 582 mi)

58 - K-League/Coreia do Sul/Campeonato Nacional/R$ 575 mi)

59 - Brasileiro Série B (Brasil/Campeonato Nacional/R$ 569 mi)

60 - Svenska Cupen (Suécia/Copa Nacional/R$ 558 mi)




Clubes Brasileiros na Pandemia.

 O Programa de Modernização da Gestão de Reponsabilidade do Futebol Brasileiro, foi criado através da Lei 13. 155 em 2015, tendo o bjetivo de melhorar a administração dos clubes brasileiros. Esse é o chamado PROFUT.

 Sendo a reportagem do Portal UOL na manhã de hoje as 10: 40 hs, uma das principais reivindicações da Associação Nacional de Clubes de Futebol (ANCF) está prestes a ser alcançada. A pauta do Congresso Nacional prevê para hoje (19) a derrubada do veto do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), à suspensão do pagamento das parcelas devidas pelos clubes ao PROFUT durante a pandemia do novo coronavírus, que estava prevista na Lei 14.117/2020.

No texto original, as parcelas vencidas durante a pandemia seriam incorporadas ao saldo devedor, para pagamento após o período de calamidade pública.

A derrubada do veto presidencial à reivindicação dos clubes está na pauta da sessão da Câmara dos Deputados para a manhã de hoje (19), com a expectativa de ser votado em bloco após acordo das lideranças políticas na casa legislativa. Segundo relatou o UOL nesta segunda feira.

Sim leitor (a). A pandemia agravou a situação financeira dos clubes brasileiros. Mas, entretanto, a maioria dos clubes brasileiros, já estavam endividados antes da pandemia no país.

O endividamento dos clubes brasileiros, em sua maioria, já vem evoluindo desde 2010. Os clubes brasileiros continuam sendo administrados por dirigentes, que em sua maioria, não tem o menor conhecimento sobre gestão esportiva. 

Os clubes brasileiros ainda tem gestões amadoras, com dirigentes que não tem o menor preparo em gestão esportiva. E isso não é necessariamente por causa da pandemia no Brasil.


Imagem : Site InfoMoney 




RANKING OFICIAL DAS FEDERAÇÕES ESTADUAIS DA CBF PARA 2021

 Aqui eu trago o ranking oficial das federações estaduais da confederação brasileira de futebol (CBF). O ranking oficial das federações estaduais da confederação brasileira de futebol para o ano de 2021, é uma reportagem do site campeões do futebol, em 02 de Março de 2021. Confira abaixo o levantamento do site campeões do futebol sobre o ranking oficial das federações estaduais da CBF para o ano de 2021.



FPF - Federação Paulista de FutebolSP84.516--
FERJ - Federação de Futebol do Estado do Rio de JaneiroRJ50.13434.382
FGF - Federação Gaúcha de FutebolRS45.1275.007
FMF - Federação Mineira de FutebolMG40.5424.585
FPF - Federação Paranaense de FutebolPR33.9276.615
FCF - Federação Catarinense de FutebolSC28.0945.833
FGF - Federação Goiana de FutebolGO21.3816.713
FCF - Federação Cearense de FutebolCE21.084297
FBF - Federação Bahiana de FutebolBA20.528556
10°FPF - Federação Pernambucana de FutebolPE17.9442.584
11°FAF - Federação Alagoana de FutebolAL12.0405.904
12°FMF - Federação Mato-Grossense de FutebolMT10.5101.530
13°FPF - Federação Paraense de FutebolPA8.7901.720
14°FMF - Federação Maranhense de FutebolMA7.941849
15°FNF - Federação Norte-Riograndense de FutebolRN5.9242.017
16°FPF - Federação Paraibana de FutebolPB5.440484
17°FSF - Federação Sergipana de FutebolSE4.662778
18°FFAF - Federação de Futebol do Estado do AcreAC3.2941.368
19°FAF - Federação Amazonense de FutebolAM2.757537
20°FFP - Federação de Futebol do PiauíPI2.491266
21°FBF - Federação Brasiliense de FutebolDF2.237254
22°FCF - Federação Capixaba de FutebolES1.921316
23°FFMS - Federação de Futebol do Mato Grosso do SulMS1.89526
24°FFER - Federação de Futebol do Estado de RondôniaRO1.790105
25°FRF - Federação Roraimense de FutebolRR1.76921
26°FTF - Federação Tocantinense de FutebolTO1.648121
27°FAF - Federação Amapaense de FutebolAP1.58464
 
Imagem : Site Oficial da Confederação Brasileira de Futebol. 
 




Corinthians volta a vencer no Campeonato Paulista.

 O Corinthians venceu o Ituano por 2 a 0, ontem a noite, na Neo Química Arena, pelo Campeonato Paulista. A vitória leva o Corinthians a 18 pontos, na primeira colocação no Grupo A. O Ituano, por sua vez, é o ultimo colocado no Grupo C, com 07 pontos.

Mantendo a posse da bola, o Corinthians fez uma marcação alta e pressionou o Ituano desde o começo do jogo. Contudo, o time corintiano pecava nas finalizações e não conseguia chegar ao gol adversário. Os corintianos tiveram pelo menos duas chances claras de gol no primeiro tempo. Mas somente abriram o marcador aos 48 minutos do primeiro tempo, com gol de Otero.

Os corintianos mantiveram o ritmo no segundo tempo, e assim chegaram ao segundo gol, com a atacante Jo, aos 18 minutos da etapa final. Aos 22 minutos, o jogo teve paralisação de oito minutos, após o VAR revisar um pênalti marcado para o Ituano.

O Ituano tentou sair mais para o ataque, entretanto, não conseguia criar jogadas no meio campo. O segundo tempo do jogo passou a ter poucas oportunidade de gol para os dois times. Os corintianos apenas administraram o resultado até o apito final.

Agora clique no link abaixo e veja a história e as conquistas dos clubes brasileiros no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


domingo, 18 de abril de 2021

Com um time reserva, Santos vence Internacional de Limeira.

O Santos venceu a Internacional de Limeira, agora a noite, no estádio Urbano Caldeira, em Santos, pelo Campeonato Paulista. O resultado leva o Santos a 09 pontos, contra 08 pontos do Mirassol, saltando para a liderança do Grupo D. Por sua vez, a Internacional segue na ultima colocação no Grupo A, com apenas 03 pontos.

O Santos jogou de forma ofensiva. Ainda assim, a Internacional de Limeira dominou completamente o jogo nos primeiros vinte minutos do primeiro tempo. O time visitante teve mais velocidade na saída de bola e encurralou os santistas no campo defensivo.  O Santos abriu o placar e o jogo ficou mais equilibrado.  

O Santos passou a levar mais perigo, mas a Inter não sentiu o gol. Os visitantes acabaram chegando ao gol de empate, dando mais dramaticidade ao jogo. O Santos começou melhor no segundo tempo e criou pelo menos duas chances claras de gol. O meio campo santista começou a criar jogadas e o Santos vinha dominando o segundo tempo.

Contudo, Guilherme Nunes é expulso e deixa o Santos com um jogador a menos. A Inetr cresceu com um jogador a mais e encurralou o Santos no campo defensivo. Ainda assim, o Santos fez o gol da vitória nos minutos finais do jogo.

Agora clique no link abaixo e veja a história e as conquistas dos clubes brasileiros no site campeões do futebol. https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html