sexta-feira, 2 de abril de 2021

O nosso amadorismo clubistico.

 A globalização é a aproximação entre as nações existentes no mundo, seja no âmbito, econômico, cultural, social e político. No entanto, o principal sentido da globalização está na integração de mercado entre os países.

A globalização no futebol, foi acelerada com a Lei Bosman. O tribunal de Justiça da União Europeia deu razão ao atleta belga Jean Marc Bosman que moveu uma ação contra seu clube por ter sido impedido de se transferir para um clube Frances. A partir da decisão favorável ao belga naquele momento, as ligas do futebol europeu foram proibidas de limitar a quantidade da atletas estrangeiros por clube. Se eu não me engano, isso ainda existe no Brasil, aonde os clubes brasileiros podem colocar no máximo cinco estrangeiros. Os  direitos de transmissão passaram a ser negociados por valores mais altos no mundo inteiro. A Inglaterra, por exemplo, começou a se adaptar a isso e mudou totalmente seu campeonato nacional. As receitas dos clubes, obviamente, também  aumentaram consideravelmente.

No entanto, aos poucos, a globalização também foi deixando o futebol brasileiro cada vez mais vulnerável em relação ao futebol europeu. Sem números de estrangeiros nas ligas europeias, os países mais ricos, tiveram seus grandes clubes com os cofres cada vez mais cheios para garimpar jovens talentos no mundo inteiro.

Então, com as receitas maiores, os dirigentes dos grandes clubes brasileiros , passaram a fazer a loucura de pagar R$ 1 milhão a 1 milhão e meio de reais por mês para jogadores no Brasil, tentando assim segurar seus principais jogadores por mais tempo.

Segundo eu acompanhei no site meu timão, a  divida total do Corinthians em 2020, chegou a R$ 957 milhões. Então, com as receitas maiores, os dirigentes dos grandes clubes, passaram a fazer a loucura de pagar R$ 1 milhão a 1 milhão e meio de reais por mês para jogadores no Brasil, tentando assim segurar seus principais jogadores por mais tempo. Segundo informações do site meu timão.

Sim leitor (a). A situação no Corinthians, reflete a imensa maioria dos clubes brasileiros, incluindo o meu São Paulo. Sim leitor (a). O meu São Paulo terminou 2020 com uma divida de aproximadamente R$ 578 milhões, segundo o site a Gazeta Esportiva.

Isso é o resultado da aceleração do processo de globalização somada ao amadorismo dos dirigentes dos clubes brasileiros. Os grandes clubes são administrados por dirigentes que não tem conhecimento em gestão esportiva. E assim seguem os clubes brasileiros. 



O Gráfico é um levantamento do site meu timão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário