Como organismo tutelar do futebol na Europa, a UEFA envolve grupos em representação dos vários intervenientes do desporto (ligas, clubes, jogadores, adeptos) no processo de decisão no que respeita a assuntos relacionados com a modalidade.
Ao organizar a UEFA Champions League e a UEFA Europa League, a UEFA contacta diariamente com os clubes europeus de topo. A nível institucional, a UEFA e os clubes interagem através da Associação Europeia de Clubes (ECA).
Fundada em Janeiro de 2008, a ECA é o único órgão independente que representa directamente os clubes de futebol a nível europeu, tendo substituído o grupo dos "G14" e o Fórum Europeu de Clubes, ambos dissolvidos no início de 2008. Representa 220 clubes provenientes das federações nacionais filiadas na UEFA e é dirigida por um comité executivo composto por 15 membros.
A ECA e a UEFA assinaram originalmente um memorando de entendimento, em Janeiro de 2008, para anunciar uma nova era na família do futebol europeu. Nos termos do memorando, a UEFA reconheceu a ECA como o único representante válido dos interesses dos clubes europeus. Por outro lado, a ECA reconheceu a UEFA como a organização tutelar do futebol a nível europeu, o mesmo acontecendo em relação à FIFA, esta a nível mundial. Um renovado Memorando de Entendimento foi entretanto assinado pela UEFA e pela ECA, em 2015
A ECA elege dois dos seus membros para fazerem parte do Comité Executivo da UEFA. São ratificados pelo Congresso da UEFA, e possuem os mesmos direitos e deveres que os restantes membros do Comité Executivo.
A ECA elege diretamente os quatro membros que representam os clubes participantes nas competições da UEFA no Conselho Estratégico para o Futebol Profissional (PFSC), composto por 16 elementos. O PFSC reúne os principais intervenientes no futebol europeu, i.e. UEFA, clubes, ligas profissionais e jogadores, para trabalharem em conjunto de modo a encontrar soluções comuns em relação a assuntos importantes que afetam a modalidade. Reporta diretamente ao Comité Executivo da UEFA e exerce uma influência de peso no seu processo de decisão. As informações são do site oficial da UEFA .
Nenhum comentário:
Postar um comentário