Olá caro(a) leitor(a). Hoje vou abordar um assunto que gera muita polêmica nos programas esportivos que eu acompanho. Muitos comentaristas fazem a comparação entre o clube brasileiro e o clube europeu.
Posso dizer que eu ouço todos os tipos de opiniões, tanto de comentaristas esportivos quanto de torcedores, a favor e contra os nossos clubes. Aliás caro leitor eu ouvi muitos torcedores dizerem que os nossos clubes são um lixo se comparado aos clubes do velho continente. Já por parte dos comentaristas, mesmo as opiniões mais ácidas que eu acompanhei, não chegaram a tanto, mas as críticas foram enfáticas em relação a certas questões.
Os nossos clubes sempre conviveram com dividas, desde que acompanho futebol na infância. Os nossos clubes, se comparados aos clubes europeus, talvez não tenham gestões profissionais.
Os críticos dizem que no Brasil, temos o velhos dirigentes, que perpetuam no poder por eternos continuísmos. Os críticos também alegam que os nossos clubes são administrados por dirigentes que não tem conhecimento em gestão esportiva. O que não deixa de ser verdade leitor (a).
As teses dos críticos ganham força com o endividamento constante dos clubes brasileiros. A tese dos críticos ganham força com os escândalos de corrupção envolvendo dirigentes de clubes no Brasil " Está vendo, os clubes brasileiros são uma esculhambação", dizem a maioria dos críticos.
Por outro lado, os otimistas vão dizer que os clubes do velho continente também tem seus problemas de corrupção. Sim leitor (a). Segundo uma reportagem do site esporte ig, na data de 02 de Março de 2021 as 15;24 hs, O ex-presidente do Barcelona Josep María Bartomeu e seu ex-assessor Jaume Masferrer haviam sido colocados em liberdade provisória pela juíza Alejandra Gil nesta terça-feira (2) no âmbito das investigações do "BarçaGate".
Segundo o site esporte ig, os demais diretores do Barcelona, que também haviam sido presos, haviam sido colocados em liberdade. O esporte ig também afirmou na sua reportagem, que todos continuam ser alvos de investigação, por crimes na administração do Barcelona e por corrupção.
O escândalo "BarçaGate", estourou em fevereiro do ano anterior, quando a rádio "Cadena SER" revelou que uma empresa de marketing foi contratada para "melhorar" a imagem do então presidente do clube e para atacar jogadores, ex-atletas, ex-técnicos e dirigentes adversários de Bartomeu nas redes sociais. Segundo a reportagem do site esporte ig, na data de 02 de Março de 2021 as 15; 24 hs.
Mas entretanto os críticos certamente irão dizer que o futebol nas principais ligas do velho continente é exemplo de estrutura e organização. Além disso, os críticos certamente irão citar que Inglaterra e Alemanha resolveram seus problemas com torcidas organizadas no começo dos anos 1990, aliás nesse quesito podemos até considerar a hipótese dos críticos afirmarem o seguinte “Tá vendo, eles acabaram com a violência nos estádios porque não existe o esquema com torcidas organizadas”, além disso os críticos também podem afirmar que no velho continente os estádios não viram elefantes brancos depois de inaugurados.
Entretanto os otimistas apesar de reconhecerem nossas mazelas, certamente irão rebater citando o rebaixamento da Juventus de Turim e a perda dos títulos das temporadas 2004-2005 e 2005-2006 por envolvimento de seus principais dirigentes com um esquema de corrupção, irão novamente dizer que esses problemas não são exclusividade no futebol brasileiro. Aliás, certamente também nesse caso podemos considerar que os otimistas certamente irão dizer o seguinte “Os nossos jogadores ainda são os mais procurados nos clubes europeus”.
Bom leitor (a). Certamente, os críticos e os otimistas, tem suas razões nos seus argumentos. Os clubes europeus, em sua maioria, são administrados por dirigentes com total conhecimento em administração esportiva. Por outro lado. Os otimistas também tem sua razão, ao citar que mesmos no velho continente, os clubes europeus também tem suas mazelas.
Ou seja. O valho debate entre os críticos e os otimistas nunca tem fim. E ambos tem suas razões, em seus argumentos entre os clubes brasileiros e os clubes europeus. E o eterno debate entre os críticos e otimistas, é o justamente o que move as nossas paixões clubisticas caro (a) leitor (a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário