Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Uma superpotência é um clube de futebol com uma posição dominante caracterizada por sua extensa capacidade de exercer influência ou poder em escala global. Isto é feito através dos meios combinados de poder economico , esportivo e cultural, expandindo sua influência economica e esportiva entre os demais clubes de futebol no planeta . Tradicionalmente, as superpotências são os clubes de futebol que predominam sobre os demais clubes em todo o planeta. Seja no aspecto economico ou esportivo.
Com base nos valores atualizados em março e uma continuação dessas tendências em abril, a Serie A italiana parece estar se aproximando da La Liga espanhola em termos de valor de mercado. De acordo com o site oficial da Pluri Consultoria.
Os maiores clubes de futebol da Europa, são superpotências econômicas. Superpotências, as quais os clubes de futebol no Brasil, em nada se comparam.
Os maiores clubes de futebol na Europa, sendo as superpotências que são. Acabam exercendo enorme poder financeiro e político sobre os demais clubes de futebol no planeta.
Os clubes europeus, são a maiores geopolíticas entre os clubes esportivos no futebol mundial. E sendo assim leitor (a). Por terem maior influencia política e econômica, irão ditar a geopolítica organizacional entre os clubes esportivos no planeta.
A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI sendo considerada a maior mudança da história da economia nos últimos 40 anos. Embora vários estudiosos situem a origem da globalização em tempos modernos, outros traçam a sua história muito antes da era das descobertas e viagens ao Novo Mundo pelos europeus. Alguns até mesmo traçam as origens ao terceiro milênio a.C.
O termo "globalização" tem estado em uso crescente desde meados da década de 1980 e especialmente a partir de meados da década de 1990. Em 2000, o Fundo Monetário Internacional (FMI) identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração e movimento de pessoas e a disseminação de conhecimento[8] onde os países relevantes se integram para dar força ao capital transnacional. Além disso, os desafios ambientais, como a mudança climática, poluição do ar e excesso de pesca do oceano, estão ligados à globalização.
Com a aceleração da globalização, todos os clubes no mundo (incluindo os clubes brasileiros), triplicaram suas respectivas receitas. Os direitos de transmissão nos campeonatos em todo o mundo, foram negociados com valores triplicados á partir da década de 2000.
Contudo, com receitas triplicadas, e sem limite de jogadores extra comunitários nos seus campeonatos nacionais, os maiores clubes da Europa, dominaram em massa a geopolítica entre os clubes no futebol mundial.
E certo que tal domínio prevalecerá leitor (a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário