segunda-feira, 3 de abril de 2023

Os campeonatos estaduais no Brasil.

 Quase metade dos dirigentes entrevistados (48%) considera o Campeonato Estadual de 2023 importante ou muito importante para o seu clube. Este percentual pode ser explicado por conta das rivalidades estaduais e por ser talvez o título mais possível no ano para algumas equipes. Segundo o site oficial da Pluri Consultoria.

Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república.

Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal. Numa federação que ao contrário do que acontece num estado unitário, o direito de autogoverno de cada região autónoma está consignado constitucionalmente e não pode ser revogado por uma decisão unilateral do governo central. O uso do termo "república" talvez seja inconsistente mas, no mínimo, indica um Estado em que o chefe de estado não é um monarca.

Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições  profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.

Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.

Os 26 Estados do Brasil são unidades federativas ou unidades da federação, correspondendo a unidades territoriais subnacionais, que mediante o seu grau de autonomia governamental, apresentam governos, arrecadação e constituições próprias.

As clausulas pétreas da Constituição Federal de 1988 no Brasil são : a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes; e os direitos e garantias individuais. 

Ou seja : O Brasil é uma Republica Federativa composta por 26 Estados e o Distrito Federal. Caro (a) leitor (a). No Brasil, cada um dos 26 Estados da Federação, possuem seus costumes, suas tradições e suas próprias assembleias constituintes.

No Brasil, cada um dos 26 Estados da Federação, correspondem a unidades territoriais subnacionais. 26 Estados da Federação, que com suas autonomias governamentais, tem seus costumes, suas tradições e suas etnias próprias.

Sendo assim leitor (a). Nos 26 Estados e no Distrito Federal, os respectivos campeonatos estaduais, representam os costumes, as assembleias constituintes, as tradições os costumes e as etnias de cada um dos 26 Estados da Federação no Brasil.

Em um Brasil com 26 Estados e o Distrito Federal, não há como extinguir os campeonatos estaduais. Os campeonatos estaduais nos 26 Estados e no Distrito Federal, representam os costumes, tradições, linguagens e as assembleias constituintes de cada um dos 26 Estados da Federação no Brasil.

As preferencias dos (as) torcedores (as) brasileiros (as), refletem os costumes, tradições, etnias e as linguagens dos nativos de cada um dos 26 Estados e do Distrito Federal em um Brasil com pouco mais de 200 milhões de habitantes.

Sendo assim. Extinguir os campeonatos estaduais. É algo completamente irrealista em uma Republica Federativa como á que nós temos no Brasil.

Confira todos os campeões estaduais no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/estaduais.html

Imagem : Site Magazine Luiza. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário