Nelson Piquet e Alain Prost foram os dois pilotos que dominaram a Fórmula 1 na década de 1980, com três títulos cada um.
A Fórmula 1 teve décadas incríveis, mas provavelmente a dos anos 80 foi a mais espetacular de todas. Reunindo grandes campeões como Nelson Piquet, Alain Prost, Niki Lauda, Ayrton Senna e Alan Jones, além de feras como Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, René Arnoux e Nigel Mansell, a década de 1980 ficou para sempre marcada com corridas memoráveis e disputas equilibradas. Porém, nos dez mundiais disputados de 1980 a 1989, dois pilotos levantaram seis títulos e quatro vice-campeonatos: Nelson Piquet e Alain Prost.
Prost tem números melhores, mais consistentes. Quebrou o recorde de 27 vitórias de Jackie Stewart depois de 14 anos e construiu um aproveitamento impressionante.
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Porém, Piquet foi mais genial e precoce. Com apenas três temporadas completas, e 78 grandes prêmios, o brasileiro já acumulava dois títulos mundiais e um vice-campeonato.
Prost só conseguiu ser campeão em sua quinta temporada, quando também já contava com dois vices.
Para além do seu talento como piloto, um aspecto frequentemente subestimado de Prost é a sua contribuição para a inovação tecnológica na F1. Desde o início, graças à sua mentalidade científica, colaborou ativamente com os engenheiros para melhorar os carros e as estratégias nas corridas . A sua capacidade de dar feedback da alta precisão permitiu-lhe aperfeiçoar soluções revolucionárias para a época, como a eletrônica e a aerodinâmica. Prost compreendia a importância de cuidar de todos os pormenores: do equilíbrio do peso ao consumo de combustível. Um perfeccionismo que permitiu à McLaren dominar a década de 1980. Mesmo na Ferrari, deu um contributo decisivo para a evolução do carro que lhe permitiu ficar em segundo lugar na classificação final do campeonato em 1990.
Nelson Piquet foi um inovador muito á frente na década de 1980. Ao lado de Gordon Murray, seu engenheiro na Brabhan, Piquet projetou um sistema bastante inteligente, que em repouso deixava o carro nos 6 cm obrigatórios, mas que em alta velocidade grudava o mesmo no chão, ganhando assim um tempo impressionante, usando uma a suspensão hidropneumática. Mas essa não foi a única inovação que Piquet e Murray trouxe para a F1 na década de 1980.
Em 1983. Outra inovação. Desta vez tática. A tática de Piquet e seu engenheiro. Era colocar pouca gasolina em um dois carros. Assim. Piquet obrigava a concorrência a forçar o ritmo e ter que parar para abastecer.
Pela maior capacidade de inovação. Piquet era mais completo que Prost.
Mas Prost se manteve no topo. E vencendo corridas durante toda a década. O que marca a diferença.
Pela maior capacidade de inovação. Piquet foi mais completo .
Mas Prost foi o maior piloto da Fórmula 1 na década de 1980.
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