domingo, 9 de abril de 2023

Uma séria controversa nos clube de futebol no Brasil.

 Máfia do Apito foi o nome dado pela imprensa brasileira a um esquema de manipulação de resultados futebolísticos, denunciado em uma reportagem do jornalista André Rizek, em matéria de capa da edição de 23 de setembro de 2005 da revista Veja. O caso ganhou repercussão, evoluindo para um processo judicial e investigado por agentes do Combate ao Crime Organizado, em São Paulo, conjuntamente com o Departamento de Polícia Federal., em outubro de 2005.

Um grupo de investidores havia "negociado" com o árbitro Edílson Pereira de Carvalho (integrante do quadro da FIFA), para garantir resultados em que havia apostado em sites. Descobriu-se a participação de um segundo árbitro no esquema, Paulo José Danelon. Ambos, Paulo José e Edilson, foram banidos do futebol e, depois, denunciados pelo Ministério Público por estelionato, formação de quadrilha e falsidade ideológica. A ação penal foi suspensa em 2007 por ordem do Desembargador Fernando Miranda, do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em agosto de 2009, o mesmo Desembargador e outros dois colegas determinaram o "trancamento" da ação penal, entendendo que os fatos apurados não traduziam crime de estelionato. A decisão encerrou, assim, na área criminal, a investigação sobre a quadrilha.

O Campeonato Brasileiro de 2005  ficou marcado por um evento negativo. Apesar da 35ª edição do torneio se mostrar com emoções de sobra até as rodadas intermediárias, durante o campeonato o árbitro Edílson Pereira de Carvalho foi preso em uma operação da polícia por manipular resultados de jogos em que atuou para que empresários de sites de apostas pudessem lucrar mais. Segundo os veiculos de imprensa na época.

Das dez empresas de  que mais patrocinam clubes brasileiros, quatro são de casas de apostas. De acordo com o site oficial da Pluri Consultoria.

Isso sugere que as casas de apostas estão investindo significativamente no patrocínio de clubes de futebol no Brasil, possivelmente devido à popularidade do esporte no país e ao grande alcance de público que esses patrocínios podem proporcionar. De acordo com o site oficial da Pluri Consultoria.

O escândalo no Campeonato Brasileiro de 2005, expos claramente os pontos negativos desses patrocínios nos clubes de futebol no Brasil. Contudo, os clubes de futebol, precisam de patrocínios para garantir suas receitas.

Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.

Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações. De acordo com o meu livro Almanaque do Futebol, dos jornalistas Gustavo Poli e Lédio Carmona.

Contudo. Existem sérias controversas com patrocínios de casa de apostas nos clubes de futebol no Brasil 

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Sports Value.




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