O brasileiro Ayrton Senna, já havia tido uma belíssima atuação no Grande Prêmio do Brasil, que havia sido disputado duas semanas antes.
Assim como havia acontecido em Interlagos, a chuva seria uma grande aliada do brasileiro para conseguir equilibrar a disputa com as poderosas Williams.
No sábado, Alain Prost e Damon Hill mostraram que seria bem complicado para Senna vencer em condições normais. O francês fez a pole, com o inglês em segundo. A jovem revelação Michael Schumacher, que havia estreado na categoria em 1991, abria a segunda fila, com Ayrton em quarto lugar.
O domingo amanheceu com chuva, acompanhado de nevoeiro e temperaturas amenas – típico cenário do clima inglês.
Na largada em Donington Park, teríamos algo espetacular. Alain Prost e Damon Hill mantiveram as duas primeiras posições. Ayrton Senna, foi bloqueado por Michael Schumacher e Karl Wendlinger, caindo para o quinto lugar.
Contudo, Senna deu um show logo na primeira volta da corrida. Senna arriscou todos , tentando um traçado diferente na pista molhada, conseguiu tomar a frente de Schumacher e retomar a quarta posição. A ultrapassagem sobre Wendlinger foi feita logo em seguida, apenas uma curva depois. O brasileiro fez uma tomada completamente por fora, deixando o adversário sem nenhuma reação para defender a posição na freada.
Já na saída da curva, Senna já estava colado em Hill e dessa vez fez a manobra por dentro para superar o inglês . Prost parecia muito longe para o brasileiro buscar a liderança ainda na primeira volta, mas ele foi à caça do francês, e na curva mais lenta do circuito (hairpin), aproveitou para frear mais tarde e surpreender o seu arquirrival.
O tempo se mostrava muito instável em Donington Park. Senna começou a literalmente voar na pista com os pneus slicks. Prost não obteve o mesmo êxito. Prost colocou os pneus para pista seca, exatamente quando voltava a chover no circuito.
Senna também foi muito bem sucedido nas suas estratégias de corrida. Senna fez quatro pit -stpos, contra sete pit- stpos de Prost.
Senna demonstrou enorme superioridade durante a corrida, chegando a dar uma volta sobre o segundo colocado.
Sem cometer erros nas condições instáveis no circuito de Donington Park, Senna venceu o Grande Prêmio da Europa. O brasileiro venceu a corrida com um minuto de vantagem sobre Damon Hill, o segundo colocado.
Na terceira colocação, Prost chegou uma volta atrás de Senna, mesmo tendo uma Williams dois segundos mais veloz. O brasileiro chegou a 38 grandes prêmios na sua carreira.
Ayrton estava atrás apenas dos 44 grandes prêmios de Alain Prost, no ranking dos vencedores de corridas na história da Fórmula 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário