Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Clube-empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é, ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clubes-empresa são comuns no esporte estadunidense e em muitos países da Europa. No entanto, o fenômeno é raro na América do Sul.
Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposta por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.
Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.
A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.
Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. De acordo com os veículos de imprensa no Brasil.
Acompanho futebol desde criança. Ainda na década de 1980. Desde que eu acompanho futebol, sou torcedor do São Paulo.
Outrora um modelo administrativo, o São Paulo, como clube esportivo, simplesmente parou no tempo, após tricampeonato nacional entre 2006 a 2008.
Sem conseguir acompanhar o avanço do futebol cada vez mais globalizado mundialmente, no São Paulo foi perdendo espaço. As cobranças incessantes de Rogério Ceni, por melhoras no clube, das áreas técnicas à infraestrutura, eram sim bastante pertinentes.
O São Paulo, como clube, precisa trabalhar muito para retomar o protagonismo de outrora. Durante toda a década de 2010, os trabalhos das ultimas diretorias, foram extremamente ruins. Mesmo com receitas altas, o clube sempre viveu penúrias financeiras na ultima década.
Como um clube esportivo. O São Paulo se tornou financeiramente ultrapassado, durante toda a ultima década. Não por acaso, o tricolor passou nove anos sem troféus.
Talvez. A saída para o São Paulo, seja se transformar em uma SAF ou clube empresa. Clubes financeiramente equilibrados. São clubes que conseguem levantar troféus.
Como um clube esportivo. O São Paulo parou no tempo. O tricolor se tornou um clube incapaz de acompanhar as mudanças cada vez maiores em um futebol mundialmente globalizado.
O São Paulo. É um clube ultrapassado para o futebol atual.
Confira os títulos do São Paulo no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Imagem: Facebook São Paulo FC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário