Copa do Mundo de Clubes ou Campeonato do Mundo de Clubes (português europeu), também conhecida como Campeonato Mundial de Clubes ou simplesmente Mundial de Clubes, é uma competição de futebol organizada pela FIFA e disputada entre clubes campeões de todas as seis confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do representante do país-sede (o vencedor do campeonato nacional do país organizador).
Em 1999 a FIFA anunciou que no mês de janeiro de 2000, realizaria o primeiro mundial de clubes organizado pela entidade. A competição teria a participação de clubes representantes de todas as federações continentais filiadas à FIFA, mesmo que nem todos os times tenham sido campeões de suas competições continentais.
O anúncio da realização da Copa do Mundo de Clubes da FIFA a partir de 2000 levou o jornal O Estado de S. Paulo a supor que a edição de 1999 poderia ser a última edição da Copa Intercontinental. Porém, o mesmo jornal em sua edição de 30 de novembro de 1999 confirmou que os patrocinadores da Copa Intercontinental tinham um acerto com UEFA e CONMEBOL para a realização da mesma até 2003. A FIFA, por outro lado, não conseguiu realizar sua Copa do Mundo de Clubes em 2001, 2002 e 2003, pois a edição de 2001 (prevista para julho e agosto de 2001) foi, em 18 de maio de 2001, postergada para 2003 e depois cancelada, em função de problemas com patrocinadores e parceiros da FIFA, sobretudo a ISL. Em fevereiro de 2004, a FIFA anunciou a intenção de relançar seu Mundial de Clubes. Após negociações entre a FIFA e os organizadores e patrocinadores da Copa Intercontinental (UEFA, CONMEBOL, Toyota), em maio de 2004 foi anunciado que a Intercontinental seria disputada pela última vez em 2004, e que a partir de 2005 ela seria substituída pela Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
O Campeonato Mundial de Futebol, mais conhecido no Brasil por Copa do Mundo ou simplesmente Copa e também conhecida em Portugal como Campeonato do Mundo de Futebol, Campeonato Mundial FIFA ou apenas Mundial, é uma competição internacional de futebol que ocorre a cada quatro anos, com exceção de 1942 e 1946, quando não aconteceu devido à Segunda Guerra Mundial. Essa competição, que foi criada em 1928 na França, sob a liderança do presidente Jules Rimet, está aberta a todas as federações reconhecidas pela FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado, em francês: Fédération International de Football Association). O antigo nome da taça refere-se a Jules Rimet. A primeira edição ocorreu em 1930 no Uruguai, escolhido como país sede e cuja seleção saiu vencedora. Segundo os veiculos de imprensa no Brasil.
A FIFA aprovou por unanimidade, o novo formato do Mundial de Clubes. Como na Copa do Mundo, o torneio será disputado por 32 clubes, ocorrendo a cada quatro anos. A primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes, está programada para ocorrer entre junho e julho de 2025, com sede nos Estados Unidos. Segundo a Revista Placar.
De acordo com a FIFA, a escolha do novo formato do Mundial de Clubes, foi baseada em conjunto de métricas e critérios objetivos . A divisão das vagas por entidade continental ficou assim.
AFC (Ásia): 4
CAF (África): 4
Concacaf (América do Norte e Central): 4
Conmebol: 6 (América do Sul)
OFC (Oceania): 1
Uefa (Europa): 12
País-sede do torneio: 1. Segundo a Revista Placar.
A entidade decidiu que os campeões continentais entre 2021 e 2024 terão vaga na competição. Com isso, Palmeiras – campeão da Libertadores de 2021 – e Flamengo – em 2022 – preencherão duas das seis vagas destinadas para a Conmebol. Segundo a Revista Placar.
Das quatro vagas restantes, duas delas serão destinadas aos campeões da Libertadores de 2023 e 2024. Os critérios de classificação para as outras duas vagas seguem indefinidos. É provável a utilização de um ranking da Conmebol. Segundo a Revista Placar
A Copa do Mundo é o evento esportivo mais assistido e prestigiado em todo o mundo, ultrapassando até mesmo os Jogos Olímpicos, que era principal competição mundial. Economicamente, a competição tem efeitos positivos sobre o crescimento de certos setores e para o desenvolvimento do país que sedia. Instalações desportivas, incluindo os estádios, são construídos ou reformados para a ocasião. Estradas, aeroportos, hotéis e infraestrutura de um modo geral também são melhorados para receber a competição. Entretanto, um país em desenvolvimento pode sofrer mais que o esperado para organizar um Mundial.
Sendo assim leitor (a). Sou favoravel ao novo modelo do Mundial de Clubes, que foi adotado pela FIFA. Da forma como está atualmente, o Mundial de Clubes, perde um pouco do seu valor comercial.
A FIFA acerta com o novo formato do Mundial de Clubes. Pois é algo que valoriza muito o produto futebol. Algo comercializado e vendido mundialmente.
Confira os campeões do mundial de clubes, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Imagem : Revista Placar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário