quarta-feira, 12 de junho de 2024

Botafogo domina Fluminense. Vence clássico e assume liderança provisória no Campeonato Brasileiro.

 O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, na noite de ontem  (11), pela oitava  rodada do Campeonato Brasileiro , no estádio Nilton Santos. O zagueiros Bastos foi o autor do único gol da partida.

Com o resultado, o Alvinegro chegou aos 16 pontos e dorme na liderança provisória do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o Tricolor permanece com seis pontos e ocupa a décima sexta  colocação na classificação.

Taticamente, Artur Jorge gosta de pressão alta na primeira linha de saída do adversário. Ou seja, se o time rival consegue sair desta pressão na bola longa, ou no toque pelo meio campo, acaba encontrando espaços para contra atacar. É um jogo muito bonito. Mas que tem certo risco.

Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem livremente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários.] Além disso, há uma constante troca de posições.[64] Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo

São alguns conceitos do "Dinizismo": a saída curta para atrair a marcação (com a troca de passes na defesa com o goleiro utilizando mais os pés), o passe curto para quebrar linhas do adversário, além da ideia de atacar espaços não ocupados. Esses conceitos citados criam uma das principais características no estilo de jogo de Fernando Diniz, que é a superioridade numérica.

Fernando Diniz. É também um psicólogo formado pela Universidade São Marcos.

Artur Jorge. Até aqui. Tem sido brilhante. Em extrair um futebol bem jogado com o limitadíssimo elenco do Botafogo.

Ontem. Dominou o clássico com facilidade.

Até aqui. Mérito para o treinador português.


Nenhum comentário:

Postar um comentário