Jornalismo é a prática de coletar, verificar e comunicar informações relevantes e verídicas para o público. Utiliza diversas mídias, como texto, áudio e vídeo, para contar histórias, informar sobre eventos atuais e analisar questões de interesse público, promovendo a transparência e o entendimento na sociedade.
Jornalista é o profissional formado em Jornalismo. É a pessoa responsável pela apuração, investigação e apresentação de notícias, reportagens, entrevistas ou distribuição de notícias ou outra informação de interesse coletivo. O trabalho do jornalista é chamado jornalismo. Um jornalista pode trabalhar com questões gerais ou especializar-se em determinadas áreas. No entanto, a maioria dos jornalistas tendem a se especializar, e cooperando com outros jornalistas, produzir publicações que abrangem muitos tópicos.[1] Por exemplo, um jornalista esportivo cobre notícias dentro do mundo dos esportes, mas este jornalista pode ser uma parte de um jornal que cobre diversos temas. O exercício do Jornalismo é privativo de jornalista. Entre as áreas em que o jornalista trabalha estão o Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo (Jornalismo Digital), Jornalismo Impresso, Assessoria de Imprensa, Assessoria de Comunicação, Assessoria Empresarial, entre outras áreas do Jornalismo e da Comunicação Social. Por ser uma profissão que tem como fatores primordiais a defesa das liberdades de imprensa e de expressão, o jornalista é um dos principais pilares da democracia.
Em 17 de Junho de 2009, o Supremo Tribunal Federal, decidiu que o diploma de jornalismo não era obrigatório no exercicío da profissão.
Votaram contra a exigência do diploma o relator Gilmar Mendes e os ministros Carmem Lúcia, Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso, Ellen Gracie e Celso de Mello. Março Aurélio defendeu a necessidade de curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. Os ministros Joaquim Barbosa e Carlos Alberto Menezes Direito não estavam presentes na sessão.
Para Gilmar Mendes, danos a terceiros não são inerentes à profissão de jornalista e não poderiam ser evitados com um diploma. Mendes acrescentou que as notícias inverídicas são grave desvio da conduta e problemas éticos que não encontram solução na formação em curso superior do profissional. Mendes lembrou que o decreto-lei 972 /69, que regulamenta a profissão, foi instituído no regime militar e tinha clara finalidade de afastar do jornalismo intelectuais contrários ao regime.
Mendes disse ainda que as próprias empresas de comunicação devem determinar os critérios de contratação. "Nada impede que elas peçam o diploma em curso superior de jornalismo", ressaltou.
Confira a regulamentação do Jornalismo no Brasil em 1969. No Site Oficial da Presidência da Repúblicahttps://www.planalto.gov.br/
Conjunto de normas jurídicas e regras que regem o Estado. Formam uma unidade cujo conteúdo, tendo como núcleo a Constituição, é integrado em grau descendente de hierarquia pelas leis, decretos, portarias, regulamentos, decisões administrativas e negócios jurídicos, adicionadas da doutrina jurídica, da jurisprudência e dos costumes. Segundo o Site Oficial da Câmara dos Deputados.
Em 1969. A regulamentação do Jornalismo. Tinha sim. O claro objetivo da afastar do jornalismo os intelectuais opositores ao regime militar no Brasil.
Sendo assim. Dentro do ordenamento da Constituição Federal de 1988. Havia sim. Embasamento legal para que os ministros do Supremo Tribunal Federal derrubassem a exigência do diploma para a profissão de jornalismo.
Confira o texto da Constituição Federal de 1998. No Site Oficial do Senado Federalhttps://normas.leg.br/?urn=
Grade curricular do curso de Jornalismo. Segundo o Site Quero Bolsa
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Jornalismo em uma de nossas faculdades parceiras.
Acordos de Cooperação Internacional
Arquitetura da Informação
Assessoria de Comunicação
Assessoria e Comunicação
Ciências Humanas e Sociais
Competências Gerenciais
Comportamento do Consumidor
Computação Graf. e Ed. Eletrônica
Computação Gráfica e Editoração Eletrônica
Comunicação Comunitária
Comunicação Comunitária e Terceiro Setor
Comunicação e Política
Comunicação e Semiótica
Comunicação Empresarial Integrada
Comunicação nas Empresas
Comunicação Política
Comunicação Pública e Privada
Comunicação Semiótico
Cultura Brasileira
Cultura das Mídias
Cultura Empreendedora
Direitos Humanos
Economia do Meio Ambiente e Financ. de Projetos
Educação Ambiental
Educação e Economia Política
Estágio Superv. em Jornalismo: Mídias Offline
Estágio Supervisionado I
Estágio Supervisionado II
Estética da Imagem
Estética e História da Arte Contemporânea
Filosofia, Ética e Cidadania
Fotojornalismo
Fundamentos das Ciências Sociais
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Marketing
Historiografia Brasileira
História da Cultura e da Sociedade no Mundo Contemporâneo
História da Mídia
História do Jornalismo
História dos Povos Indígenas e Afro-descentes
História Econômica Geral
Introdução à Fotografia
Introdução Às Profissões em Comunicação
Jornalismo de Dados
Jornalismo de Dados e Algoritmos
Jornalismo Especializado
Linguagem e Roteirização para Audiovisual
Língua Portuguesa
Marketing Digital e Mídias Sociais
Marketing para o Terceiro Setor
Metodologia Científica
Metodologia da Pesquisa
Mídias Digitais
Narrativas Midiáticas
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
Planejamento de Cobertura Jornalística
Planejamento Gráfico e Editorial
Política Ambiental Global
Português Instrumental
Produção Audiovisual Multiplataforma
Produção de Projetos Jornalísticos
Práticas de Jornalismo Multimídia
Práticas de Projeto Multimídia
Psicologia da Comunicação
Redação e Produção para Vídeo (tv)
Redação e Produção para Web
Redação e Produção para Áudio (rádio)
Redação para Mídia Impressa
Seminários Integrados em Jornalismos
Sustentabilidade
Tcc em Jornalismo
Teoria da Comunicação
Teoria do Jornalismo
Teoria e Prática Documental
Teorias da Comunicação
Transformações Globais e Relações Internacionais
Técnicas da Apuração e Pesquisa Jornalística
Técnicas de Apuração e Pesq. Jornalística
Técnicas de Entrevista Jornalística
Técnicas de Reportagem Jornalística
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
Tópicos Especiais em Comunicação
Ética e Legislação em Comunicação
Ética e Legislação Jornalística. Segundo Dados do Site Quero Bolsa.
Existe sim. Todo um estudo empírico que se tem nos cursos superiores em Jornalismo. Sendo assim. A demanda da FENAJ, pela aprovação da PEC do diploma para jornalistas. Tem sim sua pertinência.
Os estudos acadêmicos e científicos. Dão aos futuros comunicadores. Todas a ferramentas cientificas para o exercício remunerado do jornalismo.
Contudo. Ainda que a PEC do Diploma fosse aprovada no Congresso Nacional. Haveria ações de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal.
As ações judiciais. Questionariam a validação de uma lei sancionada durante o regime militar. O que seria alegada uma violação da liberdade de expressão.
O regime militar. Prestou em enorme desserviço ao jornalismo no Brasil. Pois abriu brechas para a derrubada do diploma precarizasse o exercício cientifico e acadêmico da profissão jornalística no Brasil.
E assim segue o nosso jornalismo e suas vertentes.
Imagem ; Site Vestibular Brasil Escola . Portal UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário