RELATÓRIO MENSAL
DE PÚBLICO E OCUPAÇÃO
Parte 2 – Ranking por Clubes
Setembro/2023
Fonte dos Dados ; Pluri Consultoria.
DESTAQUES
DESTAQUES
• Campeão da Copa do Brasil lidera média de
público pagante em setembro
• Fluminense atinge a marca de 1 milhão de
torcedores pagantes em seus jogos na
temporada 2023
• Nordeste em peso! Três clubes da região entre
os cinco primeiros no ranking de taxa de
ocupação dos estádios
• Palmeiras atinge 30 partidas em casa e mantém
a taxa de ocupação do estádio em crescimento
INFORMAÇÕES PRELIMINARES
Neste relatório são apresentadas análises abrangendo as competições nacionais, internacionais, regionais e
estaduais com mando de campo dos clubes brasileiros que aconteceram durante o período de setembro de
2023.
• Para efeitos de informação ao leitor, algumas breves explicações serão disponibilizadas.
• O público pagante desconsidera torcedores que assistem aos jogos através de gratuidades, enquanto que a
taxa de ocupação dos estádios é calculada com base na divisão entre o público pagante e a capacidade total
do estádio.
• Algumas partidas não tiveram informações disponíveis sobre público, ticket médio ou renda durante a
elaboração do relatório, ou tiveram portões fechados. Para ver quais são essas partidas, clique aqui. Note que as
partidas terminadas em W.O. não estão inclusas nesta lista.
• As análises anuais são incorporadas com a realização da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo,
contabilizando a partida duas vezes devido a razões metodológicas, com cada clube atuando como mandante uma vez.
V
PÚBLICO PAGANTE
Ranking por Clubes
PÚBLICO PAGANTE
CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL LIDERA MÉDIA DE PÚBLICO PAGANTE EM
SETEMBRO
PÚBLICO PAGANTE
• O São Paulo, que encerrou o mês de setembro conquistando seu primeiro título da Copa do Brasil, também
liderou o ranking de média de público pagante no mesmo mês.
– Após uma eliminação em casa para a LDU na Sul-americana em agosto, o São Paulo viveu um mês de setembro dos
sonhos. Com quatro jogos como mandante, o tricolor paulista conquistou a Copa do Brasil no Morumbi lotado, além de
ganhar pontos em casa no Brasileirão, vencendo o Coritiba e o clássico contra o Corinthians, afastando-se da zona de
rebaixamento. Além disso, enfrentou o Fortaleza pela Série A. Com essas partidas, o São Paulo encerrou setembro com
uma média de público pagante de 44.077, a maior entre os clubes brasileiros no mês.
• Na segunda posição, temos o Bahia, que disputou apenas a Série A e motivou sua torcida a comparecer à
Fonte Nova para apoiar o clube na luta contra o rebaixamento.
– No entanto, os resultados não foram satisfatórios. Em dois jogos como mandante, um empate e uma derrota, frustrando
os torcedores que compareceram em grande número e resultando em uma excelente média de público de 43.398.
• Fechando o Top 3, temos o Flamengo, que teve um mês de setembro decepcionante vencendo apenas uma
das três partidas como mandante. Mesmo assim, a torcida compareceu ao Maracanã e garantiu uma média de público pagante de 41.134.
RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE SET/23 – 1º AO 20º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE
PÚBLICO PAGANTE
MÉDIO
PÚBLICO PAGANTE
TOTAL
PARTICIPAÇÃO
PÚBLICO PAGANTE (%)
1 São Paulo 4 44.077 176.309 10,97
2 Bahia 2 43.398 86.795 5,40
3 Flamengo 3 41.134 123.403 7,68
4 Corinthians 4 39.807 159.226 9,91
5 Botafogo 1 38.346 38.346 2,39
6 Palmeiras 1 38.146 38.146 2,37
7 Fluminense 3 32.561 97.684 6,08
8 Grêmio 2 32.182 64.364 4,01
9 Atlético-MG 2 28.787 57.574 3,58
10 Fortaleza 2 27.627 55.253 3,44
11 Cruzeiro 1 26.695 26.695 1,66
12 Vasco 2 26.665 53.329 3,32
13 Vitória 3 26.201 78.603 4,89
14 Paysandu 2 24.925 49.849 3,10
15 Sport 2 23.511 47.022 2,93
16 Internacional 2 22.495 44.989 2,80
17 Athletico-PR 2 20.998 41.996 2,61
18 Coritiba 1 20.775 20.775 1,29
19 Ceará 2 20.095 40.189 2,50
20 Criciúma 1 12.558 12.558 0,78
RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE SET/23 – 21º AO 40º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE
PÚBLICO PAGANTE
MÉDIO
PÚBLICO PAGANTE
TOTAL
PARTICIPAÇÃO
PÚBLICO PAGANTE (%)
21 Santos 1 12.244 12.244 0,76
22 Guarani 2 10.542 21.084 1,31
23 Juventude 2 9.570 19.139 1,19
24 Goiás 2 9.216 18.431 1,15
25 CRB 2 8.598 17.195 1,07
26 Vila Nova 2 8.188 16.375 1,02
27 Cuiabá 1 7.421 7.421 0,46
28 Caxias 1 6.571 6.571 0,41
29 Botafogo-PB 3 6.259 18.778 1,17
30 Atlético-GO 2 6.201 12.402 0,77
31 Ferroviário 2 6.037 12.074 0,75
32 Avaí 4 5.847 23.387 1,46
33 Sousa 1 5.173 5.173 0,32
34 RB Bragantino 1 5.088 5.088 0,32
35 Sampaio Corrêa 1 4.605 4.605 0,29
36 Portuguesa-RJ 1 4.490 4.490 0,28
37 Amazonas 2 4.379 8.757 0,54
38 Chapecoense 2 4.205 8.410 0,52
39 Operário 2 4.038 8.075 0,50
40 Ponte Preta 2 3.902 7.804 0,49
TOTAL GERAL 108 14.880 1.607.034 100,00
PÚBLICO PAGANTE
FLUMINENSE ATINGE A MARCA DE 1 MILHÃO DE TORCEDORES PAGANTES EM SEUS JOGOS NA TEMPORADA 2023
O Fluminense tem demonstrado um aumento notável na presença de público em seus jogos, principalmente
devido ao seu desempenho na Libertadores. Com a inclusão de setembro na análise do clube, mais três jogos
foram somados, totalizando 29 partidas como mandante. Isso resultou em um público pagante total superior
a 1 milhão de torcedores, uma conquista significativa para o clube.
– No entanto, é importante observar que a média de público pagante diminuiu um pouco devido a uma partida realizada
no estádio Raulino de Oliveira pela Série A, onde o público foi menor em comparação com a média geral do clube. Assim,
ao expandir a análise de oito meses para nove, houve uma diminuição nesse indicador.
• No que diz respeito ao ranking de público médio, não ocorreram mudanças nas posições dos 20 primeiros
clubes no ranking anual. As alterações se limitaram apenas aos valores médios de público.
– O Flamengo, líder do ranking, teve uma redução em sua média de público pagante, que agora está em 52.602. Isso
ocorreu devido à realização de uma partida contra o Athletico-PR com mando de campo no estádio Kleber Andrade, que
tem uma capacidade significativamente menor em comparação ao Maracanã.
– No Top 5, São Paulo e Palmeiras também registraram diminuições em suas médias, enquanto o Corinthians foi o único dos cinco clubes que aumentou.
RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE – JAN/SET 1º AO 20º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE
PÚBLICO PAGANTE
MÉDIO
PÚBLICO PAGANTE
TOTAL
PARTICIPAÇÃO
PÚBLICO PAGANTE (%)
1 Flamengo 32 52.602 1.683.275 8,41
2 São Paulo 31 44.729 1.386.597 6,93
3 Palmeiras 30 38.721 1.161.622 5,80
4 Corinthians 31 38.391 1.190.134 5,95
5 Fluminense 29 36.069 1.046.013 5,23
6 Bahia 25 32.500 812.490 4,06
7 Grêmio 26 29.582 769.124 3,84
8 Fortaleza 34 29.050 987.714 4,93
9 Atlético-MG 27 28.832 778.468 3,89
10 Internacional 26 26.437 687.356 3,43
11 Cruzeiro 19 23.353 443.714 2,22
12 Coritiba 20 22.060 441.195 2,20
13 Vasco 20 21.996 439.912 2,20
14 Athletico-PR 30 21.145 634.361 3,17
15 Ceará 25 19.413 485.326 2,42
16 Botafogo 30 18.280 548.410 2,74
17 Vitória 27 15.255 411.886 2,06
18 Remo 17 12.092 205.557 1,03
19 Criciúma 23 12.089 278.053 1,39
20 Sport 31 11.639 360.821 1,80
RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE – JAN/SET 21º AO 40º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE
PÚBLICO PAGANTE
MÉDIO
PÚBLICO PAGANTE
TOTAL
PARTICIPAÇÃO
PÚBLICO PAGANTE (%)
21 Paysandu 23 9.365 215.399 1,08
22 Cuiabá 21 9.026 189.536 0,95
23 Santa Cruz 20 8.490 169.802 0,85
24 América-RN 17 8.322 141.473 0,71
25 Goiás 29 7.721 223.914 1,12
26 Santos-SP 24 7.710 185.028 0,92
27 Água Santa 8 7.346 58.767 0,29
28 Ipatinga 4 6.861 27.443 0,14
29 Portuguesa-SP 6 6.427 38.559 0,19
30 Avaí 22 6.122 134.692 0,67
31 Vila Nova 23 5.892 135.519 0,68
32 ABC 26 5.793 150.626 0,75
33 Maringá 19 5.676 107.835 0,54
34 Bangu 5 5.220 26.098 0,13
35 Náutico 23 5.202 119.648 0,60
36 Guarani 22 5.058 111.265 0,56
37 Botafogo-SP 23 4.989 114.736 0,57
38 RB Bragantino 24 4.945 118.671 0,59
39 Madureira 5 4.872 24.362 0,12
40 Figueirense 16 4.813 77.013 0,38
TOTAL GERAL 3.058 6.545 20.016.083 100,00
VI
TAXA DE OCUPAÇÃO
DO ESTÁDIO
Ranking por Clubes
TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO
NORDESTE EM PESO! TRÊS CLUBES DA REGIÃO ENTRE OS CINCO PRIMEIROS
NO RANKING DE TAXA DE OCUPAÇÃO DOS ESTÁDIOS
TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO
• Pela primeira vez este ano, temos um mês com cinco clubes nordestinos no Top 5 das maiores taxas de
ocupação dos estádios. Isso demonstra a forte presença de torcedores da região nos estádios em setembro,
acompanhando seus clubes em momentos extremamente decisivos, tanto na Série A quanto na Série B do
Brasileirão.
– O primeiro da lista, e com a melhor taxa entre todos os clubes brasileiros, é o Sport. O clube, que busca o acesso à Série A
de 2024, registrou uma taxa de 89% nos dois jogos como mandante na Ilha do Retiro, pela Série B.
– O segundo clube, que ficou em terceiro lugar no ranking, é o Bahia, que atualmente luta para evitar o rebaixamento à
Série B de 2024. O tricolor de aço teve duas partidas como mandante na Série A e alcançou uma taxa de ocupação de
86,75% na Fonte Nova.
– Na quinta posição, o último representante nordestino no Top 5 é o Vitória, líder da Série B e já sonhando com o acesso à
Série A de 2024. O clube atuou três vezes como mandante e, com o apoio de sua torcida, movimentou o Barradão,
atingindo uma taxa de ocupação de 85,57%.
• Palmeiras e Botafogo, ambos clubes da Série A, fecham o Top 5 na segunda e quarta posições, com 87,26% e 85,86% de ocupação de estádios, respectivamente.
RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE SET/23 – 1º AO 20º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE
OCIOSA
PARTICIPAÇÃO NA
OCIOSIDADE (%)
1 Sport 2 89,00 5.814 0,31
2 Palmeiras 1 87,26 5.567 0,29
3 Bahia 2 86,75 13.255 0,70
4 Botafogo 1 85,86 6.315 0,33
5 Vitória 3 85,57 13.251 0,70
6 Vila Nova 2 81,88 3.625 0,19
7 Corinthians 4 80,90 37.594 1,99
8 Vasco 2 80,14 13.212 0,70
9 Paysandu 2 69,87 21.496 1,14
10 Flamengo 3 69,07 55.273 2,93
11 Santos 1 68,31 5.679 0,30
12 São Paulo 4 65,99 90.871 4,81
13 Criciúma 1 65,32 6.667 0,35
14 Atlético-MG 2 64,13 32.210 1,71
15 Goiás 2 63,45 10.619 0,56
16 Grêmio 2 57,82 46.960 2,49
17 Fluminense 3 55,53 78.222 4,14
18 Sousa 1 51,73 4.827 0,26
19 Coritiba 1 51,29 19.727 1,04
20 Atlético-GO 2 49,61 12.598 0,67
RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE SET/23 – 21º AO 40º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE
OCIOSA
PARTICIPAÇÃO NA
OCIOSIDADE (%)
21 Athletico-PR 2 49,56 42.744 2,26
22 Juventude 2 48,03 20.709 1,10
23 Ceará 2 47,75 43.983 2,33
24 Internacional 2 44,16 56.895 3,01
25 Fortaleza 2 43,23 72.555 3,84
26 Cruzeiro 1 43,11 35.232 1,87
27 Brusque 2 41,69 6.064 0,32
28 CRB 2 41,33 24.405 1,29
29 Guarani 2 36,19 37.176 1,97
30 Avaí 4 32,85 47.813 2,53
31 RB Bragantino 1 29,89 11.934 0,63
32 Ferroviário 2 29,79 28.462 1,51
33 Caxias 1 29,69 15.561 0,82
34 Portuguesa-RJ 1 24,94 13.510 0,72
35 Botafogo-PB 3 24,29 58.532 3,10
36 Ponte Preta 2 22,01 27.652 1,46
37 Operário 2 21,75 29.049 1,54
38 Chapecoense 2 20,93 31.768 1,68
39 América-MG 3 14,96 58.724 3,11
40 São Bernardo 3 14,76 40.301 2,13
TOTAL GERAL 108 45,97 1.888.815 100,00
TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO
PALMEIRAS ATINGE 30 PARTIDAS EM CASA E MANTÉM A TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO EM CRESCIMENTO
O Palmeiras continua no topo do ranking de taxa de ocupação. Sua porcentagem continua aumentando
graças ao apoio de sua torcida. Mesmo com apenas a Série A no mês de setembro, os torcedores continuam
marcando presença no Allianz Parque.
– O Palmeiras já jogou 30 partidas em casa este ano, realizadas no Allianz Parque, Mané Garrincha e Morumbi. Sua taxa de
ocupação atual, após todas essas partidas, é de 83,98%.
• No entanto, não apenas o Palmeiras se manteve líder do ranking, mas os outros quatro primeiros colocados
também se mantiveram nas suas colocações, com alterações apenas nos valores das taxas de ocupação.
– Corinthians, Flamengo e Bahia aumentaram suas taxas em relação à análise anterior, abrangendo a temporada até
agosto. O São Paulo, por outro lado, é o único clube do Top 5 que viu uma queda em sua taxa de ocupação. Isso
provavelmente se deve à preparação dos torcedores para o jogo contra o Flamengo e, em seguida, à "ressaca" após a
conquista da Copa do Brasil. Tiveram dois jogos pela Série A antes e depois da última partida da Copa do Brasil com
públicos menores no Morumbi.
• Dentro do Top 10, houve uma mudança com a entrada do Vila Nova. O clube goiano atingiu uma taxa de
ocupação de 58,92%. Isso superou o Atlético-MG, que possui 57,73% e agora está na 11ª colocação.
RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE – JAN/SET 1º AO 20º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE
OCIOSA
PARTICIPAÇÃO NA
OCIOSIDADE (%)
1 Palmeiras 30 83,98 221.568 0,52
2 Corinthians 31 78,02 335.221 0,78
3 Flamengo 32 68,55 772.214 1,80
4 São Paulo 31 67,72 660.966 1,54
5 Bahia 25 65,91 420.267 0,98
6 Criciúma 23 62,88 164.122 0,38
7 Cruzeiro 19 60,46 290.157 0,67
8 Água Santa 8 60,07 39.058 0,09
9 Vasco 20 59,41 300.499 0,70
10 Vila Nova 23 58,92 94.481 0,22
11 Atlético-MG 27 57,73 570.093 1,33
12 Grêmio 26 55,91 606.612 1,41
13 Coritiba 20 54,47 368.845 0,86
14 Fortaleza 34 54,16 835.934 1,94
15 Remo 17 52,19 188.319 0,44
16 Internacional 26 51,90 637.136 1,48
17 Athletico-PR 30 49,91 636.739 1,48
18 Vitória 27 49,82 414.800 0,96
19 Goiás 29 49,02 232.835 0,54
20 Fluminense 29 48,31 1.119.073 2,60
RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE – JAN/SET 21º AO 40º
RANKING CLUBE JOGOS
MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE
OCIOSA
PARTICIPAÇÃO NA
OCIOSIDADE (%)
21 Botafogo 30 46,41 633.171 1,47
22 Sport 31 43,12 476.019 1,11
23 Madureira 5 42,71 32.680 0,08
24 Santos 24 42,71 248.205 0,58
25 Ceará 25 40,28 719.550 1,67
26 Nova Mutum 6 38,43 4.433 0,01
27 Cianorte 6 37,18 15.077 0,04
28 Marcílio Dias 6 37,01 22.715 0,05
29 Paysandu 23 36,71 371.426 0,86
30 Avaí 22 34,40 256.908 0,60
31 ABC 26 34,39 287.389 0,67
32 Atlético-SE 5 33,29 6.671 0,02
33 América-RN 17 32,68 291.402 0,68
34 Atlético-GO 25 32,34 211.449 0,49
35 Brusque 20 32,16 70.556 0,16
36 Porto Velho 2 31,78 9.551 0,02
37 Goianésia 5 31,62 27.730 0,06
38 União Cacoalense 2 31,06 4.826 0,01
39 Ipatinga 4 30,49 62.557 0,15
40 Maringá 19 29,87 253.165 0,59
TOTAL GERAL 3.058 31,76 42.999.143 100,00. As informações são da Pluri Consultoria.
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Imagem ; Site Medium.
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