sábado, 21 de outubro de 2023

Uma grande questão.

 RELATÓRIO MENSAL

DE PÚBLICO E OCUPAÇÃO

Parte 2 – Ranking por Clubes

Setembro/2023

Fonte dos Dados ; Pluri Consultoria.

DESTAQUES

DESTAQUES

• Campeão da Copa do Brasil lidera média de 

público pagante em setembro

• Fluminense atinge a marca de 1 milhão de 

torcedores pagantes em seus jogos na 

temporada 2023

• Nordeste em peso! Três clubes da região entre 

os cinco primeiros no ranking de taxa de 

ocupação dos estádios

• Palmeiras atinge 30 partidas em casa e mantém 

a taxa de ocupação do estádio em crescimento

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

Neste relatório são apresentadas análises abrangendo as competições nacionais, internacionais, regionais e

estaduais com mando de campo dos clubes brasileiros que aconteceram durante o período de setembro de

2023.

• Para efeitos de informação ao leitor, algumas breves explicações serão disponibilizadas.

• O público pagante desconsidera torcedores que assistem aos jogos através de gratuidades, enquanto que a

taxa de ocupação dos estádios é calculada com base na divisão entre o público pagante e a capacidade total

do estádio.

• Algumas partidas não tiveram informações disponíveis sobre público, ticket médio ou renda durante a

elaboração do relatório, ou tiveram portões fechados. Para ver quais são essas partidas, clique aqui. Note que as

partidas terminadas em W.O. não estão inclusas nesta lista.

• As análises anuais são incorporadas com a realização da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e Flamengo,

contabilizando a partida duas vezes devido a razões metodológicas, com cada clube atuando como mandante uma vez.

V

PÚBLICO PAGANTE

Ranking por Clubes

PÚBLICO PAGANTE

CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL LIDERA MÉDIA DE PÚBLICO PAGANTE EM 

SETEMBRO

PÚBLICO PAGANTE

• O São Paulo, que encerrou o mês de setembro conquistando seu primeiro título da Copa do Brasil, também

liderou o ranking de média de público pagante no mesmo mês.

– Após uma eliminação em casa para a LDU na Sul-americana em agosto, o São Paulo viveu um mês de setembro dos

sonhos. Com quatro jogos como mandante, o tricolor paulista conquistou a Copa do Brasil no Morumbi lotado, além de

ganhar pontos em casa no Brasileirão, vencendo o Coritiba e o clássico contra o Corinthians, afastando-se da zona de

rebaixamento. Além disso, enfrentou o Fortaleza pela Série A. Com essas partidas, o São Paulo encerrou setembro com

uma média de público pagante de 44.077, a maior entre os clubes brasileiros no mês.

• Na segunda posição, temos o Bahia, que disputou apenas a Série A e motivou sua torcida a comparecer à

Fonte Nova para apoiar o clube na luta contra o rebaixamento.

– No entanto, os resultados não foram satisfatórios. Em dois jogos como mandante, um empate e uma derrota, frustrando

os torcedores que compareceram em grande número e resultando em uma excelente média de público de 43.398.

• Fechando o Top 3, temos o Flamengo, que teve um mês de setembro decepcionante vencendo apenas uma

das três partidas como mandante. Mesmo assim, a torcida compareceu ao Maracanã e garantiu uma média de público pagante de 41.134.

RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE SET/23 – 1º AO 20º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

PÚBLICO PAGANTE 

MÉDIO

PÚBLICO PAGANTE 

TOTAL

PARTICIPAÇÃO 

PÚBLICO PAGANTE (%)

1 São Paulo 4 44.077 176.309 10,97

2 Bahia 2 43.398 86.795 5,40

3 Flamengo 3 41.134 123.403 7,68

4 Corinthians 4 39.807 159.226 9,91

5 Botafogo 1 38.346 38.346 2,39

6 Palmeiras 1 38.146 38.146 2,37

7 Fluminense 3 32.561 97.684 6,08

8 Grêmio 2 32.182 64.364 4,01

9 Atlético-MG 2 28.787 57.574 3,58

10 Fortaleza 2 27.627 55.253 3,44

11 Cruzeiro 1 26.695 26.695 1,66

12 Vasco 2 26.665 53.329 3,32

13 Vitória 3 26.201 78.603 4,89

14 Paysandu 2 24.925 49.849 3,10

15 Sport 2 23.511 47.022 2,93

16 Internacional 2 22.495 44.989 2,80

17 Athletico-PR 2 20.998 41.996 2,61

18 Coritiba 1 20.775 20.775 1,29

19 Ceará 2 20.095 40.189 2,50

20 Criciúma 1 12.558 12.558 0,78

RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE SET/23 – 21º AO 40º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

PÚBLICO PAGANTE 

MÉDIO

PÚBLICO PAGANTE 

TOTAL

PARTICIPAÇÃO 

PÚBLICO PAGANTE (%)

21 Santos 1 12.244 12.244 0,76

22 Guarani 2 10.542 21.084 1,31

23 Juventude 2 9.570 19.139 1,19

24 Goiás 2 9.216 18.431 1,15

25 CRB 2 8.598 17.195 1,07

26 Vila Nova 2 8.188 16.375 1,02

27 Cuiabá 1 7.421 7.421 0,46

28 Caxias 1 6.571 6.571 0,41

29 Botafogo-PB 3 6.259 18.778 1,17

30 Atlético-GO 2 6.201 12.402 0,77

31 Ferroviário 2 6.037 12.074 0,75

32 Avaí 4 5.847 23.387 1,46

33 Sousa 1 5.173 5.173 0,32

34 RB Bragantino 1 5.088 5.088 0,32

35 Sampaio Corrêa 1 4.605 4.605 0,29

36 Portuguesa-RJ 1 4.490 4.490 0,28

37 Amazonas 2 4.379 8.757 0,54

38 Chapecoense 2 4.205 8.410 0,52

39 Operário 2 4.038 8.075 0,50

40 Ponte Preta 2 3.902 7.804 0,49

TOTAL GERAL 108 14.880 1.607.034 100,00

PÚBLICO PAGANTE

FLUMINENSE ATINGE A MARCA DE 1 MILHÃO DE TORCEDORES PAGANTES EM SEUS JOGOS NA TEMPORADA 2023

O Fluminense tem demonstrado um aumento notável na presença de público em seus jogos, principalmente

devido ao seu desempenho na Libertadores. Com a inclusão de setembro na análise do clube, mais três jogos

foram somados, totalizando 29 partidas como mandante. Isso resultou em um público pagante total superior

a 1 milhão de torcedores, uma conquista significativa para o clube.

– No entanto, é importante observar que a média de público pagante diminuiu um pouco devido a uma partida realizada

no estádio Raulino de Oliveira pela Série A, onde o público foi menor em comparação com a média geral do clube. Assim,

ao expandir a análise de oito meses para nove, houve uma diminuição nesse indicador.

• No que diz respeito ao ranking de público médio, não ocorreram mudanças nas posições dos 20 primeiros

clubes no ranking anual. As alterações se limitaram apenas aos valores médios de público.

– O Flamengo, líder do ranking, teve uma redução em sua média de público pagante, que agora está em 52.602. Isso

ocorreu devido à realização de uma partida contra o Athletico-PR com mando de campo no estádio Kleber Andrade, que

tem uma capacidade significativamente menor em comparação ao Maracanã.

– No Top 5, São Paulo e Palmeiras também registraram diminuições em suas médias, enquanto o Corinthians foi o único dos cinco clubes que aumentou.

RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE – JAN/SET 1º AO 20º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

PÚBLICO PAGANTE 

MÉDIO

PÚBLICO PAGANTE 

TOTAL

PARTICIPAÇÃO 

PÚBLICO PAGANTE (%)

1 Flamengo 32 52.602 1.683.275 8,41

2 São Paulo 31 44.729 1.386.597 6,93

3 Palmeiras 30 38.721 1.161.622 5,80

4 Corinthians 31 38.391 1.190.134 5,95

5 Fluminense 29 36.069 1.046.013 5,23

6 Bahia 25 32.500 812.490 4,06

7 Grêmio 26 29.582 769.124 3,84

8 Fortaleza 34 29.050 987.714 4,93

9 Atlético-MG 27 28.832 778.468 3,89

10 Internacional 26 26.437 687.356 3,43

11 Cruzeiro 19 23.353 443.714 2,22

12 Coritiba 20 22.060 441.195 2,20

13 Vasco 20 21.996 439.912 2,20

14 Athletico-PR 30 21.145 634.361 3,17

15 Ceará 25 19.413 485.326 2,42

16 Botafogo 30 18.280 548.410 2,74

17 Vitória 27 15.255 411.886 2,06

18 Remo 17 12.092 205.557 1,03

19 Criciúma 23 12.089 278.053 1,39

20 Sport 31 11.639 360.821 1,80

RANKING MÉDIA DE PÚBLICO POR CLUBE – JAN/SET 21º AO 40º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE

PÚBLICO PAGANTE 

MÉDIO

PÚBLICO PAGANTE 

TOTAL

PARTICIPAÇÃO 

PÚBLICO PAGANTE (%)

21 Paysandu 23 9.365 215.399 1,08

22 Cuiabá 21 9.026 189.536 0,95

23 Santa Cruz 20 8.490 169.802 0,85

24 América-RN 17 8.322 141.473 0,71

25 Goiás 29 7.721 223.914 1,12

26 Santos-SP 24 7.710 185.028 0,92

27 Água Santa 8 7.346 58.767 0,29

28 Ipatinga 4 6.861 27.443 0,14

29 Portuguesa-SP 6 6.427 38.559 0,19

30 Avaí 22 6.122 134.692 0,67

31 Vila Nova 23 5.892 135.519 0,68

32 ABC 26 5.793 150.626 0,75

33 Maringá 19 5.676 107.835 0,54

34 Bangu 5 5.220 26.098 0,13

35 Náutico 23 5.202 119.648 0,60

36 Guarani 22 5.058 111.265 0,56

37 Botafogo-SP 23 4.989 114.736 0,57

38 RB Bragantino 24 4.945 118.671 0,59

39 Madureira 5 4.872 24.362 0,12

40 Figueirense 16 4.813 77.013 0,38

TOTAL GERAL 3.058 6.545 20.016.083 100,00

VI

TAXA DE OCUPAÇÃO 

DO ESTÁDIO

Ranking por Clubes

TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO

NORDESTE EM PESO! TRÊS CLUBES DA REGIÃO ENTRE OS CINCO PRIMEIROS 

NO RANKING DE TAXA DE OCUPAÇÃO DOS ESTÁDIOS

TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO

• Pela primeira vez este ano, temos um mês com cinco clubes nordestinos no Top 5 das maiores taxas de

ocupação dos estádios. Isso demonstra a forte presença de torcedores da região nos estádios em setembro,

acompanhando seus clubes em momentos extremamente decisivos, tanto na Série A quanto na Série B do

Brasileirão.

– O primeiro da lista, e com a melhor taxa entre todos os clubes brasileiros, é o Sport. O clube, que busca o acesso à Série A

de 2024, registrou uma taxa de 89% nos dois jogos como mandante na Ilha do Retiro, pela Série B.

– O segundo clube, que ficou em terceiro lugar no ranking, é o Bahia, que atualmente luta para evitar o rebaixamento à

Série B de 2024. O tricolor de aço teve duas partidas como mandante na Série A e alcançou uma taxa de ocupação de

86,75% na Fonte Nova.

– Na quinta posição, o último representante nordestino no Top 5 é o Vitória, líder da Série B e já sonhando com o acesso à

Série A de 2024. O clube atuou três vezes como mandante e, com o apoio de sua torcida, movimentou o Barradão,

atingindo uma taxa de ocupação de 85,57%.

• Palmeiras e Botafogo, ambos clubes da Série A, fecham o Top 5 na segunda e quarta posições, com 87,26% e  85,86% de ocupação de estádios, respectivamente.

RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE SET/23 – 1º AO 20º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE 

OCIOSA

PARTICIPAÇÃO NA 

OCIOSIDADE (%)

1 Sport 2 89,00 5.814 0,31

2 Palmeiras 1 87,26 5.567 0,29

3 Bahia 2 86,75 13.255 0,70

4 Botafogo 1 85,86 6.315 0,33

5 Vitória 3 85,57 13.251 0,70

6 Vila Nova 2 81,88 3.625 0,19

7 Corinthians 4 80,90 37.594 1,99

8 Vasco 2 80,14 13.212 0,70

9 Paysandu 2 69,87 21.496 1,14

10 Flamengo 3 69,07 55.273 2,93

11 Santos 1 68,31 5.679 0,30

12 São Paulo 4 65,99 90.871 4,81

13 Criciúma 1 65,32 6.667 0,35

14 Atlético-MG 2 64,13 32.210 1,71

15 Goiás 2 63,45 10.619 0,56

16 Grêmio 2 57,82 46.960 2,49

17 Fluminense 3 55,53 78.222 4,14

18 Sousa 1 51,73 4.827 0,26

19 Coritiba 1 51,29 19.727 1,04

20 Atlético-GO 2 49,61 12.598 0,67

RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE SET/23 – 21º AO 40º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE 

OCIOSA

PARTICIPAÇÃO NA 

OCIOSIDADE (%)

21 Athletico-PR 2 49,56 42.744 2,26

22 Juventude 2 48,03 20.709 1,10

23 Ceará 2 47,75 43.983 2,33

24 Internacional 2 44,16 56.895 3,01

25 Fortaleza 2 43,23 72.555 3,84

26 Cruzeiro 1 43,11 35.232 1,87

27 Brusque 2 41,69 6.064 0,32

28 CRB 2 41,33 24.405 1,29

29 Guarani 2 36,19 37.176 1,97

30 Avaí 4 32,85 47.813 2,53

31 RB Bragantino 1 29,89 11.934 0,63

32 Ferroviário 2 29,79 28.462 1,51

33 Caxias 1 29,69 15.561 0,82

34 Portuguesa-RJ 1 24,94 13.510 0,72

35 Botafogo-PB 3 24,29 58.532 3,10

36 Ponte Preta 2 22,01 27.652 1,46

37 Operário 2 21,75 29.049 1,54

38 Chapecoense 2 20,93 31.768 1,68

39 América-MG 3 14,96 58.724 3,11

40 São Bernardo 3 14,76 40.301 2,13

TOTAL GERAL 108 45,97 1.888.815 100,00

TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO

PALMEIRAS ATINGE 30 PARTIDAS EM CASA E MANTÉM A TAXA DE OCUPAÇÃO DO ESTÁDIO EM CRESCIMENTO

O Palmeiras continua no topo do ranking de taxa de ocupação. Sua porcentagem continua aumentando

graças ao apoio de sua torcida. Mesmo com apenas a Série A no mês de setembro, os torcedores continuam

marcando presença no Allianz Parque.

– O Palmeiras já jogou 30 partidas em casa este ano, realizadas no Allianz Parque, Mané Garrincha e Morumbi. Sua taxa de

ocupação atual, após todas essas partidas, é de 83,98%.

• No entanto, não apenas o Palmeiras se manteve líder do ranking, mas os outros quatro primeiros colocados

também se mantiveram nas suas colocações, com alterações apenas nos valores das taxas de ocupação.

– Corinthians, Flamengo e Bahia aumentaram suas taxas em relação à análise anterior, abrangendo a temporada até

agosto. O São Paulo, por outro lado, é o único clube do Top 5 que viu uma queda em sua taxa de ocupação. Isso

provavelmente se deve à preparação dos torcedores para o jogo contra o Flamengo e, em seguida, à "ressaca" após a

conquista da Copa do Brasil. Tiveram dois jogos pela Série A antes e depois da última partida da Copa do Brasil com

públicos menores no Morumbi.

• Dentro do Top 10, houve uma mudança com a entrada do Vila Nova. O clube goiano atingiu uma taxa de

ocupação de 58,92%. Isso superou o Atlético-MG, que possui 57,73% e agora está na 11ª colocação.

RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE – JAN/SET 1º AO 20º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE 

OCIOSA

PARTICIPAÇÃO NA 

OCIOSIDADE (%)

1 Palmeiras 30 83,98 221.568 0,52

2 Corinthians 31 78,02 335.221 0,78

3 Flamengo 32 68,55 772.214 1,80

4 São Paulo 31 67,72 660.966 1,54

5 Bahia 25 65,91 420.267 0,98

6 Criciúma 23 62,88 164.122 0,38

7 Cruzeiro 19 60,46 290.157 0,67

8 Água Santa 8 60,07 39.058 0,09

9 Vasco 20 59,41 300.499 0,70

10 Vila Nova 23 58,92 94.481 0,22

11 Atlético-MG 27 57,73 570.093 1,33

12 Grêmio 26 55,91 606.612 1,41

13 Coritiba 20 54,47 368.845 0,86

14 Fortaleza 34 54,16 835.934 1,94

15 Remo 17 52,19 188.319 0,44

16 Internacional 26 51,90 637.136 1,48

17 Athletico-PR 30 49,91 636.739 1,48

18 Vitória 27 49,82 414.800 0,96

19 Goiás 29 49,02 232.835 0,54

20 Fluminense 29 48,31 1.119.073 2,60

RANKING TAXA DE OCUPAÇÃO POR CLUBE – JAN/SET 21º AO 40º

RANKING CLUBE JOGOS 

MANDANTE OCUPAÇÃO (%) CAPACIDADE 

OCIOSA

PARTICIPAÇÃO NA 

OCIOSIDADE (%)

21 Botafogo 30 46,41 633.171 1,47

22 Sport 31 43,12 476.019 1,11

23 Madureira 5 42,71 32.680 0,08

24 Santos 24 42,71 248.205 0,58

25 Ceará 25 40,28 719.550 1,67

26 Nova Mutum 6 38,43 4.433 0,01

27 Cianorte 6 37,18 15.077 0,04

28 Marcílio Dias 6 37,01 22.715 0,05

29 Paysandu 23 36,71 371.426 0,86

30 Avaí 22 34,40 256.908 0,60

31 ABC 26 34,39 287.389 0,67

32 Atlético-SE 5 33,29 6.671 0,02

33 América-RN 17 32,68 291.402 0,68

34 Atlético-GO 25 32,34 211.449 0,49

35 Brusque 20 32,16 70.556 0,16

36 Porto Velho 2 31,78 9.551 0,02

37 Goianésia 5 31,62 27.730 0,06

38 União Cacoalense 2 31,06 4.826 0,01

39 Ipatinga 4 30,49 62.557 0,15

40 Maringá 19 29,87 253.165 0,59

TOTAL GERAL 3.058 31,76 42.999.143 100,00. As informações são da Pluri Consultoria.




Á voce que está me lendo eu digo ; Um clube esportivo é uma organização sem fins lucrativos, ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.
Clube-empresa é um clube esportivo que ao invés de ser constituído juridicamente como uma associação civil sem fins lucrativos, é, ao contrário, uma empresa criada com o objetivo de lucro a partir dos esportes. Clubes-empresa são comuns no esporte estadunidense e em muitos países da Europa. No entanto, o fenômeno é raro na América do Sul.
No Brasil, o primeiro clube-empresa foi o União São João Esporte Clube, de Araras, São Paulo. Inicialmente criado como uma associação sem fins lucrativos, se tornou um clube-empresa em 1994, ainda sob a vigência da Lei Zico (Lei nº 8.672, de 6 de julho de 1993), que facultava aos clubes de futebol transformarem-se em empresas. Com o advento da Lei Pelé´(Lei 9.615 de 24 de março de 1998), que revogou a Lei Zico, o que era facultativo passou a ser uma obrigatório, e todos os clubes de futebol profissional do Brasil deveriam necessariamente se tornarem empresas. O prazo para adaptação dos clubes a nova lei foi estendido para, posteriormente, mais um ano. No entanto, a Lei n° 9.981, sancionada em 2000, tornou a obrigatoriedade, novamente uma opção dos clubes.
Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um modelo especial de constituição de empresas voltada para o futebol no Brasil. Em 8 de dezembro de 2018, este molde de sociedade foi inicialmente proposta por conselheiros e beneméritos influentes do Botafogo, e elaborado com a ajuda do clube carioca durante 3 anos, visando melhorar as gestões financeiras e as transparências nos clube esportivos, sendo oficialmente introduzido por meio da Lei nº 14.193 de 6 de agosto de 2021.
Associações sem fins lucrativos no futebol são clubes que buscam recursos financeiros, com o objetivo principal que não seja o seu enriquecimento. As sociedades empresárias, por outro lado, são o instrumento legal mais adequado e disponível na lei brasileira para transferir lucros a seus sócios. A premissa das sociedades empresárias, aliás, é a busca do lucro aos seus associados.
A grande diferença do novo modelo empresarial para os antigos clube-empresas, constituídos nas formas de S/A e LTDA, é que a SAF tem uma tributação mais vantajosa, além de possuir maior transparência, com regras claras de governança e com fiscalização pela CVM, o que deixa o negócio mais interessante e seguro para os investidores.
Outro ponto de diferença da Sociedade Anônima do Futebol para as demais modalidades de empresas diz respeito ao pagamento das dívidas. A SAF tem a obrigação de pagar os credores em até 10 anos. Nos primeiros 6 anos, 70% das dívidas cíveis e trabalhistas precisam ser quitadas, mas é possível renovar por mais 4 anos para concluir os pagamentos. Além disso, há vantagens para que as dívidas sejam negociadas. De acordo com reportagens nos veiculos de imprensa no Brasil.
Uma SAF ( Sociedade Anônima  de Futebol), é um meio e não necessariamente  o fim. Se os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, se tornarem SAFS ( Sociedade Anônima  de Futebol), iremos ter quatro rebaixados.
Ser uma SAF ( Sociedade Anônima de Futebol), não necessariamente significa que um clube está imune á uma crise econômica. Uma SAF( Sociedade Anomia de Futebol), corre sério risco de quebrar, caso não seja bem administrada.
Apesar de haver certa euforia com a aprovação da SAF, o modelo não é a solução para os clubes serem vitoriosos. A lei é um meio para que os clubes consigam se reestruturar, porém, não vai mudar do dia para a noite.
O primeiro passo para dar certo no Brasil são os dirigentes amadores mudarem a mentalidade e abrirem mão da maior parte do clube. O investidor tratará o clube como uma empresa, portanto buscará no mercado profissionais capacitados para gerir todas as áreas. A profissionalização do futebol, governança e gestão são os principais pilares para a mudança de um clube , sendo ele clube associativo ou clube empresa.
Banco é uma instituição financeira intermediária entre agentes superavitários e agentes deficitários. Exercem, além de outras funções, a de captar os recursos dos superavitários e emprestá-los a juros aos deficitários, gerando a margem de ganho denominada de spread bancário. Todo banco, público ou privado, apresenta estas características. Os bancos têm, também, por funções, depositar capital em formas de poupança, financiar automóveis e casas, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros.
Capital financeiro é o conjunto de ativos que movimentam a economia e podem ser convertidos em dinheiro. É o caso dos títulos de renda fixa e das ações negociadas na bolsa de valores, por exemplo.
O capital circula no mercado financeiro, ambiente onde os ativos são negociados por meio de regras específicas. Para que as transações ocorram, há o papel essencial de diversas instituições. Elas permitem a circulação do capital financeiro por meio da intermediação entre investidores e tomadores de crédito. Segundo o site Onze Investimentos.
Clubes Esportivos ; Não sobrevivem sem capital finançeiro ; A maioria dos clubes de futebol no Brasil, não sobrevivem como clubes esportivos.
A maioria dos clubes de futebol no Brasil, não conseguem gerar seu capital finançeiro.
O que torna necessária a mudança de mentalidade administrativa nos clubes de futebol no Brasil.

Confira os campeões estaduais no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/estaduais.html

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Imagem ; Site Medium.




 


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