sexta-feira, 6 de outubro de 2023

SÃO PAULO NO TOPO: Classificações geram altas interações nas redes sociais

 RELATÓRIO MENSAL DIGITAL 

DOS CLUBES BRASILEIROS 

ll – RANKINGS POR INTERAÇÕES

E ENGAJAMENTO

Agosto – 2023

DESTAQUES

• Três clubes paulistas lideram em interações 

nos cinco canais digitais em agosto

• São Paulo no topo: Classificações geram altas 

interações nas redes sociais

• Bastidores das classificações movimentam 

YouTube do São Paulo; Goiás pelo segundo 

mês consecutivo na liderança de ranking

INFORMAÇÕES PRELIMINARES

O relatório mensal digital é produzido em duas partes e tem a finalidade de analisar e classificar número de

seguidores, interações e taxas de engajamento por seguidores e visualizações nos cinco principais canais digitais

dos clubes brasileiros (Facebook, Instagram, TikTok, X e YouTube), durante o período de agosto.

Os rankings de interação e interação por postagem levam em consideração o total de curtidas, compartilhamentos,

comentários e ações de nomes similares em cada canal digital (visualizações não fazem parte das interações).

Cálculo para Taxa de engajamento por seguidores:

𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑎çõ𝑒𝑠

𝑆𝑒𝑔𝑢𝑖𝑑𝑜𝑟𝑒𝑠

÷ 𝑃𝑜𝑠𝑡𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 × 100

Cálculo para Taxa de engajamento por visualizações (TikTok e YouTube):

𝐼𝑛𝑡𝑒𝑟𝑎çõ𝑒𝑠

𝑉𝑖𝑠𝑢𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎çõ𝑒𝑠

÷ 𝑃𝑜𝑠𝑡𝑎𝑔𝑒𝑛𝑠 × 100

ÚBLICO DOS ESTÁDIOS

DO BRASIL - PARTE I

Clube Seguidores Interações Interações 

por Posts

Taxa 

Engajamento 

Seguidores (%)

Taxa 

Engajamento 

Visualização (%)

Athletico-PR 3.794.187 2.888.909 2.409 0,06 0,06

Atlético-GO 595.154 268.160 430 0,07 0,26

Atlético-MG 10.693.155 16.509.692 12.302 0,12 0,09

Avaí 942.023 618.970 692 0,07 0,16

Bahia 4.428.910 5.427.397 4.078 0,09 0,16

Botafogo 5.520.886 22.590.979 11.538 0,21 0,04

Ceará 3.417.687 2.471.315 4.585 0,14 0,29

Chapecoense 6.223.647 371.607 739 0,01 0,42

Corinthians 35.098.500 87.264.748 42.506 0,12 0,06

Coritiba 2.132.495 2.138.067 2.332 0,11 0,10

Cruzeiro 9.624.158 9.841.815 9.071 0,09 0,10

Flamengo 56.254.409 62.253.131 34.934 0,06 0,07

PRINCIPAIS INDICADORES DIGITAIS DOS CLUBES BRASILEIROS – AGO/23

ÚBLICO DOS ESTÁDIOS

DO BRASIL - PARTE I

Clube Seguidores Interações Interações 

por Posts

Taxa 

Engajamento 

Seguidores (%)

Taxa 

Engajamento 

Visualização (%)

Fluminense 7.113.176 26.160.812 12.017 0,17 0,07

Fortaleza 3.657.294 10.492.391 8.016 0,22 0,11

Goiás 1.701.388 941.577 1.487 0,09 0,55

Grêmio 11.416.332 13.454.371 8.922 0,08 0,12

Internacional 7.493.694 17.294.724 9.911 0,13 0,20

Palmeiras 18.373.562 42.072.346 25.591 0,14 0,04

RB Bragantino 1.507.058 517.191 688 0,05 0,04

Santos 12.670.973 14.642.696 10.871 0,09 0,08

São Paulo 21.028.190 81.909.076 51.483 0,24 0,11

Sport 5.102.455 4.413.481 6.481 0,13 0,27

Vasco 12.458.064 32.972.021 26.003 0,21 0,04

Vitória 3.888.727 3.174.390 4.503 0,12 0,19

INTERAÇÕES

INTERAÇÕES

TRÊS CLUBES PAULISTAS LIDERAM EM INTERAÇÕES NOS CINCO CANAIS 

DIGITAIS EM AGOSTO

O primeiro clube paulista a liderar em três dos cinco canais digitais (Facebook, Instagram e TikTok) foi o

Corinthians. O desempenho do Timão na Sul-americana, com duas classificações no mês, apesar da

desclassificação para o São Paulo na Copa do Brasil, contribuiu para que seus conteúdos específicos para

essas três plataformas recebessem a maior quantidade de interações por parte da fiel torcida, em

comparação com os clubes analisados.

– No Facebook, foi o único clube com valor de interação superior a 1,5 milhão. No Instagram, foi o único clube no mês a

superar 75 milhões. No TikTok, também foi um dos únicos clubes com valores acima de 2 milhões.

• No X, antigo Twitter, foi o São Paulo que, junto com sua torcida, se destacou na interação com seus torcedores,

alcançando um valor de 4.386.495 em um mês de altos e baixos no desempenho da equipe em campo.

• O Palmeiras, que já havia demonstrado a força de interação de sua torcida em seu canal oficial do YouTube em

outros meses, mais uma vez liderou com o maior valor de interações (666.746) nessa plataforma. As

classificações na Libertadores, somadas ao bom desempenho no Brasileirão, contribuíram para alcançar esse alto valor.

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 Corinthians 1.536.846 78.936.998 2.424.382 3.956.853 409.669 87.264.748

2 São Paulo 581.214 74.502.551 1.807.665 4.386.495 631.151 81.909.076

3 Flamengo 1.394.406 56.029.246 1.023.531 3.584.387 221.561 62.253.131

4 Palmeiras 1.315.173 36.798.343 1.473.244 1.818.840 666.746 42.072.346

5 Vasco 475.462 27.052.780 2.282.297 2.725.409 436.073 32.972.021

6 Fluminense 943.834 20.303.731 1.694.003 3.044.003 175.241 26.160.812

7 Botafogo 925.206 15.709.172 2.382.317 3.177.875 396.409 22.590.979

8 Internacional 668.681 13.911.098 254.944 2.379.113 80.888 17.294.724

9 Atlético-MG 281.872 14.251.267 554.865 1.279.219 142.469 16.509.692

10 Santos 857.467 12.066.419 493.050 1.019.248 206.512 14.642.696

11 Grêmio 391.004 11.514.983 478.788 985.064 84.532 13.454.371

12 Fortaleza 225.656 9.761.278 0 411.987 93.470 10.492.391

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Cruzeiro 200.334 7.996.034 643.672 911.580 90.195 9.841.815

14 Bahia 95.990 4.801.819 151.418 329.060 49.110 5.427.397

15 Sport 148.363 3.732.167 176.342 319.503 37.106 4.413.481

16 Vitória 84.595 2.897.415 56.909 101.235 34.236 3.174.390

17 Athletico-PR 185.772 2.449.025 13.989 229.373 10.750 2.888.909

18 Ceará 45.986 2.328.447 35.116 56.654 5.112 2.471.315

19 Coritiba 60.211 1.800.763 57.262 198.541 21.290 2.138.067

20 Goiás 18.298 875.207 2.840 40.321 4.911 941.577

21 Avaí 8.941 567.116 8.701 30.184 4.028 618.970

22 RB Bragantino 20.234 403.134 67.930 22.513 3.380 517.191

23 Chapecoense 12.932 327.216 12.646 18.137 676 371.607

24 Atlético-GO 2.195 243.379 5.431 16.998 157 268.160

INTERAÇÕES

SÃO PAULO NO TOPO: CLASSIFICAÇÕES GERAM ALTAS INTERAÇÕES NAS REDES SOCIAIS

O tricolor paulista teve um mês de agosto agitado, com jogos extremamente importantes que contribuíram

para o clube alcançar um total de 51.483 interações em suas postagens durante o mês. Além de assumir pela

primeira vez a primeira posição no ranking de interações, o clube registrou o maior número de interações em

três canais digitais: Instagram, TikTok e YouTube.

– No entanto, o desempenho do tricolor em campo durante o mês de agosto foi marcado por altos e baixos. As

classificações para as quartas de final da Sul-americana contra o São Lorenzo e para a final da Copa do Brasil contra

o rival Corinthians geraram notável engajamento dos torcedores nas redes sociais. No entanto, os resultados

negativos nos jogos pelo Brasileirão e a eliminação em casa para a LDU nas quartas de final da Sul-americana, no

último dia do mês, resultaram em interações mais baixas, devido à menor participação dos torcedores em

comparação com os momentos positivos do mês.

• Nas outras redes, o Palmeiras liderou em interações nos posts do Facebook(4.582), principalmente após suas

duas classificações na Libertadores, o que gerou um grande engajamento por parte da torcida. Pela primeira

vez, o Vasco liderou em interações de tweets no X(6.111), após um mês de agosto de recuperação no Brasileirão.

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES POR POSTS – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 São Paulo 2.572 182.604 32.280 5.083 16.609 51.483

2 Corinthians 3.549 149.219 20.900 4.601 3.562 42.506

3 Flamengo 2.917 128.803 30.104 5.099 1.678 34.934

4 Vasco 2.543 67.972 13.269 6.111 6.709 26.003

5 Palmeiras 4.582 86.789 17.131 2.699 3.854 25.591

6 Atlético-MG 1.029 52.782 11.806 1.935 1.583 12.302

7 Fluminense 3.745 39.121 29.719 2.382 2.468 12.017

8 Botafogo 2.666 41.340 12.155 3.381 4.173 11.538

9 Santos 2.671 31.341 11.206 1.953 2.753 10.871

10 Internacional 2.026 43.337 11.588 2.296 2.247 9.911

11 Cruzeiro 801 35.857 7.663 1.864 2.313 9.071

12 Grêmio 1.629 39.034 10.187 1.114 2.013 8.922

RANKING DIGITAL DE INTERAÇÕES POR POSTS – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Fortaleza 925 27.497 0 666 1.027 8.016

14 Sport 1.067 19.958 11.021 1.044 1.124 6.481

15 Ceará 469 15.219 2.066 241 142 4.585

16 Vitória 587 13.414 2.371 362 835 4.503

17 Bahia 325 16.113 6.309 496 982 4.078

18 Athletico-PR 691 9.419 2.332 388 147 2.409

19 Coritiba 498 6.847 1.272 456 402 2.332

20 Goiás 185 4.128 1.420 134 258 1.487

21 Chapecoense 128 3.444 6.323 64 32 739

22 Avaí 88 2.156 414 64 101 692

23 RB Bragantino 206 2.780 3.088 50 91 688

24 Atlético-GO 39 1.295 776 48 8 430

TAXAS DE ENGAJAMENTO

TAXAS DE ENGAJAMENTOS

BASTIDORES DAS CLASSIFICAÇÕES MOVIMENTAM YOUTUBE DO SÃO PAULO; 

GOIÁS PELO SEGUNDO MÊS CONSECUTIVO NA LIDERANÇA DE RANKING

O São Paulo mostrou uma notável recuperação de engajamento com sua torcida neste mês. Isso se deve, em

grande parte, à convicção dos torcedores de que o clube está no caminho certo para conquistar novos feitos.

Suas recentes classificações na Copa do Brasil e na Sul-americana geraram conteúdo exclusivo dos bastidores

que empolgou a base de inscritos do clube no YouTube. Com uma taxa de engajamento de 0,92% no YouTube,

combinada com outras plataformas, o clube atingiu o primeiro lugar pela primeira vez no ano em termos de

engajamento por seguidores, com um valor de 0,24%.

• Enquanto isso, o Goiás assegurou, pelo segundo mês consecutivo, a primeira posição no ranking de taxa de

engajamento por visualizações. O clube apresentou as melhores porcentagens nas duas plataformas

analisadas, TikTok e YouTube, alcançando uma taxa de 0,55%.

– No TikTok, o clube postou dois vídeos, sendo o mais visualizado o que promovia o jogo da Sul-americana. No YouTube,

oito vídeos foram compartilhados, com a coletiva pós-jogo da Sul-americana sendo o mais assistido. Esses vídeos nos

canais oficiais do Goiás impulsionaram suas taxas de engajamento por visualizações, alcançando porcentagens de

6,0% no TikTok e 0,53% no YouTube.

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES (%) – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

1 São Paulo 0,04 3,11 2,15 0,10 0,92 0,24

2 Fortaleza 0,09 2,12 0,00 0,15 0,44 0,22

3 Botafogo 0,19 3,16 1,50 0,23 0,86 0,21

3 Vasco 0,08 2,53 0,49 0,23 0,55 0,21

5 Fluminense 0,23 2,32 1,98 0,15 0,33 0,17

6 Palmeiras 0,09 1,69 0,66 0,07 0,20 0,14

6 Ceará 0,05 1,18 0,39 0,05 0,19 0,14

8 Internacional 0,08 2,23 1,79 0,12 0,62 0,13

8 Sport 0,10 1,56 1,27 0,06 0,63 0,13

10 Corinthians 0,03 1,43 0,56 0,06 0,18 0,12

10 Vitória 0,08 0,99 0,46 0,03 0,78 0,12

10 Atlético-MG 0,03 1,96 0,91 0,07 0,26 0,12

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES (%) – AGO/23

Posição Clube Facebook Instagram TikTok X YouTube Total

13 Coritiba 0,10 1,99 0,63 0,05 0,37 0,11

14 Cruzeiro 0,03 1,46 0,81 0,07 0,42 0,09

14 Santos 0,07 1,20 1,40 0,06 0,23 0,09

14 Bahia 0,03 1,37 1,99 0,03 0,44 0,09

14 Goiás 0,06 0,94 0,88 0,02 0,24 0,09

18 Grêmio 0,05 1,33 1,02 0,04 0,22 0,08

19 Avaí 0,03 1,00 0,22 0,03 0,29 0,07

19 Atlético-GO 0,04 0,61 0,60 0,04 0,05 0,07

21 Athletico-PR 0,06 1,18 0,54 0,03 0,06 0,06

21 Flamengo 0,02 0,71 0,41 0,05 0,02 0,06

23 RB Bragantino 0,05 0,49 0,76 0,04 0,39 0,05

24 Chapecoense 0,00 0,19 3,12 0,01 0,08 0,01

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR SEGUIDORES (%) – AGO/23

28/09

RANKING TAXA DE ENGAJAMENTO POR VISUALIZAÇÕES (%) – AGO/23

Posição Clube TikTok YouTube Total

1 Goiás 6,00 0,60 0,55

2 Chapecoense 4,83 0,38 0,42

3 Ceará 0,96 0,28 0,29

4 Sport 0,95 0,24 0,27

5 Atlético-GO 1,41 0,03 0,26

6 Internacional 0,57 0,26 0,20

7 Vitória 0,57 0,26 0,19

8 Avaí 0,68 0,15 0,16

8 Bahia 0,60 0,16 0,16

10 Grêmio 0,26 0,15 0,12

11 Fortaleza 0,00 0,11 0,11

11 São Paulo 0,18 0,24 0,11

Posição Clube TikTok YouTube Total

13 Cruzeiro 0,15 0,25 0,10

13 Coritiba 0,26 0,14 0,10

15 Atlético-MG 0,28 0,10 0,09

16 Santos 0,25 0,10 0,08

17 Fluminense 0,17 0,11 0,07

17 Flamengo 0,42 0,05 0,07

19 Corinthians 0,13 0,08 0,06

19 Athletico-PR 2,55 0,03 0,06

21 Palmeiras 0,14 0,06 0,04

21 RB Bragantino 0,11 0,14 0,04

21 Vasco 0,06 0,13 0,04

21 Botafogo 0,06 0,09 0,04

Fonte dos Dados : Pluri Consultoria.

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

imagem ; pluri consultoria.






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário