Flamengo: 39.852.943
Corinthians: 32.976.527
São Paulo: 17.341.715
Palmeiras: 15.633.381
Vasco: 10.405.029
Santos: 6.933.815
Cruzeiro: 6.830.004
Grêmio: 6.816.565
Atlético-MG: 5.144.526
Internacional: 5.101.741
Sport: 3.431.113
Botafogo: 3.429.684
Fluminense: 3.429.684
Bahia: 3.404.008
Athletico: 1.723.423
Ceará: 1.716.271
Santa Cruz: 1.714.128
Vitória: 1.698.445
Paysandu: 872.474
Fortaleza: 856.707 ; As informações são do Torcedômetro, no site oficial da Pluri Consultoria.
Á voce que está me lendo eu digo : Um clube esportivo ou clube desportivo é uma organização sem fins lucrativos ou empresa que possui uma estrutura e equipes, profissionais ou amadoras, de atletas que praticam esportes, sejam eles individuais ou coletivos. Tradicionalmente, clubes possuem torcida que os apoiam e acompanham durante as competições, e participam de torneios de grande publicidade.
Os clubes possuem várias fontes de receitas, tais como bilheteria de seus jogos e demais eventos, acordos com outras empresas, o que inclui propaganda e outras formas de patrocínio, venda de roupas "oficiais" e produtos licenciados do clube, ou com mensalidades e contribuições de sócios, que frequentam a instituição e usam suas instalações.Segundo os jornalistas esportivos Gustavo Poli e Lédio Carmona, no meu livro Almanaque do Futebol.
Com sete títulos, o Independiente é o time que mais vezes conquistou a Copa Libertadores.
Ainda assim. Passa longe de ser o maior clube da Argentina ou da América do Sul
Na frança, o Olympique possui a maior torcida. Mas não tem o protagonismo do PSG.
O Flamengo não é o clube brasileiro com maior número de troféus. Palmeiras , Corinthians, Grêmio, Atlético-MG Internacional e São Paulo , tem mais troféus queo clube da gávea . Mas ambos não tem sequer metade do capital de finançeiro do Flamengo.
A grandeza dos clubes está sendo redefinida basicamente pela sua capacidade de faturamento e pela qualidade da gestão financeira. É provável, inclusive, que o critério econômico combinado com o descompasso no nível de competitividade esportiva leve a imprensa especializada a eleger os “Big 6” (ou algo similar). Segundo Marcelo Proni: Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) e doutor em Educação Física e com vários estudos publicados na área de Economia do Esporte
Para os mais apaixonados. Os critérios mais relevante são :Títulos relevantes. Tamanha da torcida. Jogadores históricos. Estádio próprio . Nunca ter sido rebaixado. Viver boa fase nos últimos tempos.
Qual o maior clubes do Brasil ? Há varias controversas.
Contudo. Critérios como estádio próprio e títulos relevantes. Podem ou não ser relativos ?
Grêmio e Internacional, são superiores ao Flamengo em número de troféus. Gremio e Intermcional, também tem estadios próprios .Contudo. O dupla grenal, somada, não tem metade da torcida rubro negra ?
Palmeiras e São Paulo, tem estádios próprios. Palmeiras e São Paulo. também tem mais troféus.Mas somados, não igualam a torcida rubro negra.
Capital financeiro é o conjunto de ativos que movimentam a economia e podem ser convertidos em dinheiro. É o caso dos títulos de renda fixa e das ações negociadas na bolsa de valores, por exemplo. O capital circula no mercado , ambiente onde os ativos são negociados por meio de regras específicas, rendendo lucros aos donos dos ativos economicos.
Gremio, Intermcional, Palmeiras e São Paulo, são maiores que o Flamengo, se compararamos ao número de troféus. Mas, somados, os quatro clubes, por exemplo, não geram o mesmo capital finaeiro do Flamengo nos diais atuais.
Mesmo com a conquista recente da inédita Copa Libertadores da América. O Flu não gera capital finançeiro , que seja minimamente comparavel ao do Fla.
Ou seja leitor (a) . Tudo não valia de acordo com a paixão do torcedor ?
Mas os critérios não seriam algo relativo ? O que vc acha leitor (a).
Nenhum comentário:
Postar um comentário