terça-feira, 30 de abril de 2024

São Paulo e Palmeiras empatem sem gol em clássico com "abraço da paz".

 São Paulo e Palmeiras empataram por 0 a 0 na noite de ontem (29), no MorumBIS, pelo Campeonato Brasileiro.

O duelo foi muito travado e teve poucas oportunidade de gol. Alisson salvou o gol certo de Lázaro em cima da linha e Calleri acertou a trave de Weverton.

Os dois treinadores entraram em campo com formações táticas muito semelhantes. Ambos com uma linha de três zagueiros. 

Foi o primeiro jogo entre as equipes no MorumBIS após o 'Choque-Rei das coletivas', quando o São Paulo vetou a sala de imprensa para Abel Ferreira . Desta vez, os clubes acertaram a liberação do local enquanto a nova sala de imprensa visitante do estádio não estiver pronta.

Com o resultado, o Palmeiras foi a cinco pontos e terminou a rodada na décima segunda  colocação do torneio. Já o São Paulo marcou seu quarto ponto e está em décimo quarto lugar.

O choque rei. Permanece como um dos clássicos entre mais equilibrados no Brasil e no mundo. Em 347 jogos. São 116 vitórias para cada clube e 115 empates.

Uma cena marcante aconteceu antes do começo da partida. Quando a delegação do Palmeiras chegou ao estádio. Em um acordo alinhado entre os dois clubes. Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo, recepcionou o técnico Abel Ferreira. O dirigente são paulino  cumprimentou o treinador, o abraçou e trocou algumas palavras rapidamente e se retratando . No último clássico, o diretor havia dito "português de merd*" ao se referir a Abel em confusão com a arbitragem após a partida.

Os dois times entraram em campo com uma linha de tres zagueiros. Mas com uma distribuição ofensiva muito diferente. O time são paulino tinha Calleri no comando do ataque, com André Silva e Luciano caindo pelos flancos. O time palmeirense tinha Raphael Veiga na armação á frente dos volantes e Flaco Lopez e Endrick formando o ataque.

O primeiro tempo foi muito equilibrado. Os são paulinos dominaram os primeiros vinte minutos da etapa inicial. Com os alviverdes tomando a dianteira nos últimos vinte e cinco minutos.

Os primeiros 45 minutos tiveram uma disputa muito intensa pelos controle do meio campo.

As melhores chances aconteceram no segundo tempo. Allison salvou um gol palmeirense em cima da linha. Na sequencia. Calerri acertou a trave palmeirense. 

Os são paulinos tiveram maior presença ofensiva. Mas os palmeirenses tiveram muita eficiência quando conseguiam contra atacar.

O segundo tempo seguia muito equilibrado. Mas o empate sem gols permaneceu

Confira os títulos do Palmeiras no seu site oficialhttps://www.palmeiras.com.br/galeria-de-titulos/

Confira as conquistas do São Paulo no seu site oficialhttps://www.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/


 

 

 


Uma questão no nosso futebol e no nosso país.

 Uma república federal (ou república federativa) é um Estado que estruturalmente é simultaneamente uma federação e uma república.

Uma federação é um estado composto por determinado número de regiões com governo próprio (chamados de "estados") e unidas sob um governo federal. Numa federação que ao contrário do que acontece num estado unitário, o direito de autogoverno de cada região autónoma está consignado constitucionalmente e não pode ser revogado por uma decisão unilateral do governo central. O uso do termo "república" talvez seja inconsistente mas, no mínimo, indica um Estado em que o chefe de estado não é um monarca.

Em uma república federal, há uma divisão de poderes entre o governo federal e o governo das subdivisões individuais. Embora cada república federal administre esta divisão de poderes de maneira diferente, questões comuns relacionadas à segurança e defesa e política monetária são geralmente tratadas em nível federal, enquanto questões como manutenção de infraestrutura e política educacional são geralmente tratadas em nível regional ou local. No entanto, os pontos de vista diferem em quais questões devem ser uma competência federal, e as subdivisões geralmente têm soberania em alguns assuntos em que o governo federal não tem jurisdição. Uma república federal é assim melhor definida em contraste com uma república unitária, em que o governo central tem total soberania sobre todos os aspectos da vida política. Essa estrutura mais descentralizada ajuda a explicar a tendência de países mais populosos operarem como repúblicas federais.

Cinco estados descrevem-se explicitamente como repúblicas federais. São eles a República Federal da Alemanha, a República Federal da Nigéria, a República Democrática Federal da Etiópia, a República Democrática Federal do Nepal e a República Federal da Somália. Uma variante próxima é o termo "república federativa" que aparece na designação oficial do Brasil. Nem todas as federações são repúblicas. Por exemplo o Canadá, a Austrália e a Malásia são reinos federais sob a forma de monarquias constitucionais.

Da Emenda à Constituição

Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:


I – de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;


II – do Presidente da República;


III – de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.


§ 1º A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.


§ 2º A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.


§ 3º A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.


§ 4º Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:


I – a forma federativa de Estado;


II – o voto direto, secreto, universal e periódico;


III – a separação dos Poderes;


IV – os direitos e garantias individuais.


§ 5º A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa. De acordo com o autror Guilherme Pena de Moraes, no meu livro sobre a Constituição Federal do Brasil. E também segundo dados oficiais do Senado Federal.

Os campeonatos estaduais de futebol do Brasil são as competições masculinas e femininas profissionais adultas de futebol no Brasil que ocorrem geralmente entre janeiro e maio em cada uma das unidades federativas do Brasil. Historicamente, por questões econômicas e geográficas, as distâncias entre as principais cidades do país fizeram com que o povo brasileiro desenvolvesse uma forte cultura de disputa por estados. Assim, cada Unidade da Federação brasileira possui seu próprio campeonato, hoje em dia durando em torno de quatro meses.

Por causa desses campeonatos, algumas disputas entre rivais do mesmo estado ou cidade tem peso equivalente ou maior a uma disputa com os principais clubes de outros estados. Esses jogos são chamados de clássicos. Alguns exemplos são Fla-Flu e Clássico dos Milhões, no Rio de Janeiro; Derby, Choque Rei, Majestoso e San-São, em São Paulo; Grenal, no Rio Grande do Sul; Clássico Mineiro, em Minas Gerais; Atletiba, no Paraná; Clássico dos Clássicos e Clássico das Multidões, em Pernambuco; Ba-Vi, na Bahia; Clássico de Florianópolis e Clássico do Interior, em Santa Catarina; Clássico-Rei, no Ceará, entre Ceará e Fortaleza, e no Rio Grande do Norte entre ABC e América de Natal; Re-Pa, no Pará; Clássico das Multidões em Alagoas; Super Clássico, no Maranhão; Rivengo, no Piauí; Clássico dos Maiorais, na Paraíba; Derby Sergipano, em Sergipe; Derby do Cerrado, em Goiás; Rio-Nal, no Amazonas; Clássico dos Gigantes, no Espírito Santo; entre outros.

Em que pese ser popular o pensamento de que são exclusividade brasileira, certames regionais/provinciais também existem na Europa, embora quase sempre como uma divisão inferior do sistema de ligas nacional, caso da Inglaterra. Outro caso é o de ficar restrito aos clubes menores e elencos "B" dos principais clubes, como na Copa Cataluña, em que Barcelona utiliza seu time alternativo. O Brasil difere por ter estaduais com autonomia, calendário e plantel principal de grandes clubes.

A tradição cultural em uma população é transmissão de costumes, memórias ,  comportamentos e crenças culturais que são transmitidos á cada geração entre todos os integrantes de uma nação.

Os 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal, compõem a República Federativa do Brasil. Por isto, os estados são chamados de Unidades da Federação.

Em país como o Brasil, com 26 estados, além do Distrito Federal, existem estados com culturas, linguagens e tradições próprias nas suas respectivas populações.

Sendo assim ; Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as tradições culturais, as linguagens e os costumes tão distintos entre as populações dos 26 Estados do Distrito Federal, em um país de dimensões continentais como o Brasil.

Sendo assim ; Extinguir os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, seria abolir a forma federativa de estado, uma das clausulas pétreas da Constituição Federal.

Os campeonatos estaduais de futebol no Brasil, representam as pluralidades culturais entre as populações dos 26 estados e do Distrito Federal no Brasil.

Os 26 estados e o Distrito Federal no Brasil, tem suas pluralidades culturais, representadas nos seus respectivos campeonatos estaduais de futebol.

Ou seja ; Os campeonatos estaduais de futebol, são a pluralidade cultural nos 26 estados e no Distrito Federal no Brasil, que tem a Republica Federal, como uma das clausulas pétreas.

Durante 08 semestres, eu cursei a habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAAM FAAM). Os meus estudos nos 08 semestres na habilitação em Jornalismo na Comunicação Social, somadas a minha vivencia no futebol desde a minha infância, me permitem chegar á uma conclusão.

Não é viável extinguir os campeonatos estaduais no Brasil. Os campeonatos estaduais, representam as linguagens, as culturas e as tradições diferentes em cada um dos estados brasileiros.

Distinções culturais, que estão representadas em cada um dos campeonatos estaduais dos 26 estados e do distrito federal. Como torcedor e jornalista, cheguei é esta conclusão há alguns anos.

As paixões clubisticas no Brasil, revelam as culturas, linguagens e costumes tão diferentes em cada estado da federação no Brasil. Ou seja leitor (a). O Brasil é um pais continental, com culturas distintas dentro do próprio país. Algo que não acontece nos países da Europa, Ásia e Oceania.

Os campeonatos estaduais representam a diversidade cultural existente nos 26 Estados da federação no Brasil e também no Distrito Federal . Ou seja. No Brasil, cada um dos 26  estados da federação, equivalem  a um pais diferente em níveis culturais. Ou seja. Os campeonatos estaduais acabam envolvendo as culturas tão diferentes dentro de um pais continental como o Brasil. Os campeonatos estaduais representam as culturas, linguagens e costumes tão distintos em cada estado da federação no Brasil. As paixões clubisticas em cada estado da federação, também representa a diversidade cultural dentro do próprio Brasil.  No Brasil, cada estado da federação equivale a um pais diferente. Cada estado da federação no Brasil, equivale a um pais distinto , com linguagens, culturas e costumes muito distintos um do outro. Os campeonatos estaduais no Brasil representam essa diversidade. 

O futebol nos estados reflete as diferenças culturais e linguísticas dentro dos 27 estados da federação brasileira. As culturas e linguagens de cada estado, estão expressas nos seus respectivos campeonatos estaduais.

Confira as informações do Jornalista Cássio Zirpoli. Sobre os 77 maiores campeões estaduaishttps://cassiozirpoli.com.br/abc-e-bahia-entre-os-maiores-campeoes-estaduais-com-27-mil-titulos-ate-2023/

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem : Site Reddit 



 



 
 



 


 


segunda-feira, 29 de abril de 2024

Botafogo vence Flamengo, que acumula terceira partida consecutiva sem vitória.

 O Maracanã viveu uma manhã/tarde muito interessante. Com direito a comemoração de Luiz Henrique com máscara do Pantera Negra, o Botafogo venceu o clássico por 2 a 0 e emplacou o terceiro jogo sem vitória do Flamengo. O outro gol foi marcado por Savarino.

O Alvinegro agora soma nove pontos e assume a liderança  no Campeonato Brasileiro na quarta rodada. O Rubro-Negro, com sete, está em oitavo  lugar.

O Botafogo chegou a sua quarta vitória consecutiva. Anteriormente, havia vencido o Universitário (PER), pela Libertadores, por 3 a 1; goleou o Juventude por 5 a 1, pelo Brasileirão; e superou o Atlético-GO por 1 a 0, também no campeonato nacional.

O Flamengo acumula duas derrotas seguidas e um empate. Além de perder  no clássico de ontem , foi derrotado  pelo Bolívar, por 2 a 1, na Libertadores; e ficou no 0 a 0 com o Palmeiras, pelo campeonato nacional.

O Flamengo impôs seu ritmo e foi amplamente superior no primeiro tempo. O Botafogo atuou de forma muito recuada não conseguia contra atacar . O Rubro-Negro adotou uma linha em bloco alto,  chegando  a ter um gol corretamente anulado  pelo VAR e teve outras chances de abrir o placar. Mas parou nas grandes defesas do goleiro John nos primeiros 45 minutos.

A partida mudou completamente  no segundo tempo. O Botafogo voltou mais agressivo e se beneficiou de uma bonita jogada ensaiada para fazer o gol com Luiz Henrique. O Rubro-Negro, por sua vez, se mostrava espaçado nas linhas de defesa, meio campo e ataque  e via o Alvinegro dominar a partida na etapa final. Por milagres de Rossi, os botafoguenses não faziam mais gols  , mas Savarino, por sua vez, não desperdiçou e fez o segundo gol.

Os rubro negros. Estão jogando um futebol muito abaixo pelo elenco que possuem. Os alvinegros. Por sua vez. Começam a se organizar taticamente sob a batuta do seu novo treinador.

Mas . Mesmo com bom posicionamento tático. O elenco botafoguense é bastante limitado tecnicamente.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html






Corinthians domina o Fluminense e ameniza crise interna no clube.

 O Corinthians venceu o Fluminense por 3 a 0 ,ontem  (28), na Neo Química Arena, em São Paulo,  pela quarta rodada do Brasileirão. Wesley marcou dois golaços e Cacá fez o terceiro gol.

O Corinthians abriu 2 a 0 ainda no primeiro tempo, ao pressionar a  saída de bola do Fluminense. Wesley deu um show e marcou ambos os gols. Na comemoração, homenageou Raul Gustavo, que foi expulso contra o Argentinos Juniors por empurrar o assistente e não foi relacionado na partida de ontem.

O segundo gol de Wesley foi de placa. O garoto do Terrão deixou Manoel e Felipe Melo estatelados no chão antes de deslocar o goleiro Fábio.

Os corintianos marcaram o terceiro gol com Caca, logo no primeiro minuto do segundo tempo, sepultado qualquer chance de reação do Flu na tarde de ontem.

A boa vitória alivia a pressão no Corinthians. Os corintianos não haviam balançado as redes nos últimos quatro jogos. E o treinador português corria sério risco de ser demitido.

Muito pressionado. Antônio Oliveira fez mudanças no time titular. Com Carlos Miguel na vaga do ídolo Cássio no gol. Por exemplo.

Com a vitória, o Corinthians vai ao décimo terceiro  lugar, com quatro pontos. O Fluminense é o décimo quarto , com a mesma pontuação e atrás nos critérios de desempate.

Os corintianos pressionaram o Flu com duas linhas em bloco alto. Pressionando  o tricolor carioca no seu campo defensivo, os corintianos encurralaram os cariocas nos primeiros 45 minutos.

E sem dificuldades. Fizeram 2 a 0 ainda no primeiro tempo. Os corintianos pressionaram a saída  de bola do tricolor carioca e dominaram completamente o primeiro tempo.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo. Os corintianos fizeram o terceiro gol. Mesmo com 3 a 0 no placar, os corintianos mantiveram suas linhas em bloco alto, pressionando os tricolores no seu campo defensivo.

Os corintianos seguiam jogando uma excelente partida no segundo tempo. E se redimiram com relação aos últimos quatro jogos.


domingo, 28 de abril de 2024

Criciúma goleia Vasco no Rio com sexto penalti pego por goleiro.

 A torcida do Vasco lotou São Januário, mas quem deitou e rolou foi o Criciúma. Com direito ao sexto pênalti defendido pelo goleiro Gustavo em 2024 o time de Santa Catarina não tomou conhecimento dos vascaínos , goleou por 4 a 0 e chegou a ser aplaudido pela própria torcida do time mandante. Os gols foram marcados por Felipe Mateus (dois), Bolasie e Higor Meritão.

Os aplausos dos vascaínos aconteceram imediatamente após o quarto gol, feito por Higor Meritão, num misto de irritação e reconhecimento ao excelente futebol apresentado pelo Criciúma.

Os torcedores cruzmaltinos protestaram bastante em São Januário. Foram feitas hostilidades  ao CEO da SAF, Lúcio Barbosa, e à 777 Partners, empresa norte-americana dona da Sociedade Anônima de Futebol do clube. Gritos de "time sem vergonha" também foram entoados assim como críticas muito duras  ao técnico Ramón Díaz e vaias ao zagueiro Léo.

O Criciúma se postou muito bem sem a posse da bola e ofereceu dificuldades ao Cruzmaltino, abrindo o placar. O time da casa também teve suas chances além do pênalti perdido: uma cabeçada perigosa de Vegetti e um chute na trave de Payet. Mas errou muitos passes e desceu para o intervalo em desvantagem.

Já no segundo tempo o baile catarinense aconteceu em São Januário. Com o 2 a 0 logo com um minuto, o Vasco desmoronou de vez e o Criciúma aproveitou a desorganização do time da casa. Com os gols acontecendo, as vaias tomaram conta do estádio e o Cruzmaltino enfileirou errava muitos passes Se os visitantes tivesses aumentando a intensidade, venceriam por um placar maior.

Algumas das informações do jornal argentino olé. E também informações do  site oficial do Vasco 

"O que Ramon  Díaz mantém até hoje em seus times é o ritmo do estilo de jogo argentino: domínio, giro e passe com poucos toques na bola.

Foi assim que ele ajudou a construir as bases do que seria um letal e multi-vitorioso River Plate nas mãos de Marcelo Gallardo. Na terceira e última passagem pelos millonarios (2012 a 2014), foi campeão nacional. Entre as três passagens no Monumental, foi campeão da Libertadores em 1996 e era o treinador do time que foi eliminado pelo próprio Vasco na edição de 1998, do gol "monumental" de Juninho Pernambucano e do título cruz-maltino.

Ao longo da carreira, Ramón se caracterizou como um treinador ofensivo, mas desenvolveu ideias de um jogo mais equilibrado nos anos mais recentes. Seus times tendem a buscar a bola de forma mais agressiva, seja em pressão alta ou fechando espaços por superioridade numérica em zonas de triangulação. A disciplina tática e a intensidade são primordiais em seus trabalhos."

Ramon Diaz .É um excelente treinador Que não fez milagre com o elenco do Vasco.
Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html




sábado, 27 de abril de 2024

Uma conclusão.

 Dorival júnior é adepto de uma defesa que jogue com encaixes de marcação. Após perder a bola, a equipe sufoca ao máximo o adversário. Todo mundo tem um alvo e precisa acompanhá-lo até ele não conseguir passar a bola com qualidade. A ideia do treinador é induzir o adversário ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola.

A ideia do treinador é induzir ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola. Veja um exemplo no Flamengo: até Gabigol tinha esse alvo e era peça fundamental na pressão na frente.

Os últimos trabalhos de Dorival Junior, o levaram a realizar o sonho de trabalhar na seleção brasileira. Estando na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Dorival Junior. Tem em tese. Um cenário favorável para mostrar os seus conceitos. Provando de uma vez por todas. Ser um dos melhores treinadores do Brasil nos últimos 20 anos.

Os conceitos de Dorival Junior. Deram certo na elenco estrelado do Flamengo. Com um elenco acima da média para os padrões brasileiros. Dorival Junior teve jogadores que se encaixaram como luva nos seus conceitos.

E levou o rubro negro aos troféus da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América em 2022.

No São Paulo. Um elenco muito mais limitado tecnicamente. Doriva Junior. Com os mesmos conceitos. Conduziu os tricolor paulista ao inédito troféus da Copa do Brasil em 2023.

Conceitos. Que Dorival Junior já havia aplicado no Santos em 2010. Com uma equipe extremamente ofensiva, com jogadores como Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso, Dorival levou o Santos à conquista do Campeonato Paulista de 2010, superando o Santo André numa final muito disputada.[17] No mesmo ano também foi campeão da Copa do Brasil, ao derrotar o Vitória nas finais.

Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica  vindo de trás para  bola entre os dois zagueiros.

Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol. 

Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.

Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.

Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.

Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem livremente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários.[63] Além disso, há uma constante troca de posições.[64] Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.

São alguns conceitos do "Dinizismo": a saída curta para atrair a marcação (com a troca de passes na defesa com o goleiro utilizando mais os pés), o passe curto para quebrar linhas do adversário, além da ideia de atacar espaços não ocupados. Esses conceitos citados criam uma das principais características no estilo de jogo de Fernando Diniz, que é a superioridade numérica.

Fernando Diniz. É também um psicólogo formado pela Universidade São Marcos.

Para construir jogo, ss times  de Roger Machado se baseia no nível de pressão do adversário. Quando o rival não marca forte a saída de bola, temos uma equipe buscando o jogo curto numa saída mais sustentada e de aproximação entre defesa e os volantes.

Quando enfrentam  uma marcação pressão mais forte, os volantes  recuam  entre os zagueiros e faz uma saída para  liberdade aos laterais e criar superioridade no setor. Ainda assim, é possível  observar aproximação dos atacantes  por dentro para conseguirem em toques velozes para quebrar a marcação rival.

Depois de saírem jogando , a fase ofensiva dos time de Roger Machado  tem foco nos jogadores mais adiantados:. O armador do time  busca a bola na defesa e articula as jogadas ofensivas.

Se defendendo, o técnico Roger Machado busca algumas formas de não comprometer os atacantes. Em linha baixa ou média, os jogadores do meio campo cercam o adversário na forma de induzir os erros de passe

Auxiliar por oito anos no clube da capital, Carille foi fortemente influenciado por Mano Menezes e Tite e deu continuidade ao que foi chamado de “DNA corintiano”: um time muito compacto nas linnhas de defesa, meio campo e ataque,  marcando por zona e com uma linha de quatro defensores muito bem  alinhados  na frente da área.

Os times de Cuca sempre têm um camisa 9 de maior movimentação e jogadores rápidos e dribladores pelo meio campo e pelos flancos . São pontas só na palavra, porque entram muito na área e têm liberdade de movimentação.

No estilo tático de Renato Gaúcho, Os pontas fecham os laterais, volantes fecham os meias e laterais podem subir a linha de bloco alto na defesa rival. Além disso, Renato gosta de marcações individuais mais longas, principalmente na defesa,

Mas do que posição ou função,  Jorge Jesus gosta de manter algumas posições pré-determinadas em campo, como os volantes e laterais—, o treinador pensa seu ideal ofensivo  em jogadores dribladores pelo meio campo . É nos dribles e na  troca de passes  por ali que nasciam os gols do Flamengo.

Grande parte do sucesso de Tite como técnico vem da qualidade dos sistemas defensivos de seus times. O treinador foi um dos primeiros a adotar o conceito posicional em uma marcação por zona na seleção. Uma das características recorrentes nas equipes de Tite é a compactdas formas ´por 4 defensores e 4 meio campistas.

Pascoal Sousa, jornalista do Jornal A Bola em Portugal.

Em termos de sistema tático, o Ricardo Sá Pinto joga sempre no 4-2-3-1. É um modelo que ele mais gosta, muda eventualmente, mas é raro. Ele gosta de usar um camisa 10, um volante mais ofensivo, o que é algo raro por aqui. Ele gosta de jogar com extremos bem abertos. Pelo o que vi do Vasco contra o Flamengo, acho que é uma equipe que ele pode ir bem, mas precisará trabalhar a defesa, especialmente o posicionamento sem bola. Nisso ele é bastante exigente.

Jornal A Bola de Portugal sobre José Mourinho.

A trajetória vencedora de Mourinho começou no Porto, onde foi campeão da Liga Europa na temporada 2002/03 e na seguinte, campeão da Liga dos Campeões com uma eliminação surpreendente no United, nas oitavas. A base tática das duas equipes era um 4-3-1-2, escolha que causou surpresa por acomodar diversos meio-campistas com caracristicas ofensivas  no time: primeiro Alenichev, depois Paulo Mendes pelo lado direito. Deco ditava o ritmo de uma equipe extremamente rápida, que era bastante agressiva  com a chegada dos meio-campistas em transição rapida nos contram golpes.

Mourinho conseguiu a coesão defensiva de sempre na Inter de Milão, onde conquistou a tríplice coroa na temporada 2009/10: Campeonato Nacional, a Copa e a Liga dos Campeões . Uma compactação eficiente com duas  linha de quatro jogadores  contra o Barcelona, no Camp Nou,.Contudo. Algo que não apaga  brilhantismo do time: Eto'o circulava junto com Milito, Sneijder  em transições velozes na retomada da bola   e Pandev foi fundamental indo e voltando em um 4-2-3-1.

Informações do AS. jornal Esportivo da Espanha sobre Carlo Ancelotti.

Em todas os clubes por onde passou, Ancelotti priorizou um jogo ofensivo, de velocidade e controle das ações. No Real Madrid, adaptou o sistema de Zidane . Durante a carreira, experimentou diversas formações táticas. Desde o 4-3-2-1, que utilizou com sucesso no Milan, sistema que privilegiava o jogo interior e dava liberdade aos meias, passando pelo clássico 4-3-3, com atacantes abertos pelos lados, até o 4-2-3- 1.

No extra campo. Ancelotti é conhecido pelo seu clássico estilo italiano mantendo uma relação próxima aos atletas.

Informações do AS. jornal Esportivo da Espanha sobre Guardiola.

Posição não tem nada a ver com a posições fixas ou futebol estático! Para falar a verdade, o nome “posição” só atrapalha. O conceito central desse estilo é definir o setor da bola e dividir o  campo a partir de onde a bola está, como se fossem três eixos  que s e encontram a partir da posição da bola. São os "espaços de fase", como o exemplo aí abaixo, do incrível Barcelona de Guardiola.

O objetivo do espaço de fase é servir como um guia para que o time consiga desestabilizar  o time adversário . A ideia central é criar uma condição   para que o time  avance com suas linhas no  campo adversário  é o que Guardiola chama de criar vantagens. Por isso, no Jogo de Posição, o time normalmente joga com os dois pontas bem avançados que  esperam  a bola. Segundo o Jornal.

Conclusão ;  Embora tenham os privilégios de terem os melhores jogadores do mundo nos principais clubes no planeta. Os treinadores europeus são brilhantes. De fato. Os treinadores europeus. São excepcionais. 

Mas . Ainda assim. Vejo controversas no complexo de vira latas. Que a imprensa hegemônica no Brasil tenta carimbar nos nossos treinadores.

É um erro a imprensa hegemônica no Brasil colocar o complexo de vira lata nos nossos treinadores. 

Que estudam muito. E não tem os melhores do mundo nos seus elencos.

Como os treinadores nos maiores clubes da Europa 

Confira os 100 maiores clubes do mundo, no site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/especial20.html


Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Imagem ; Site Metrópoles. 





 



 








sexta-feira, 26 de abril de 2024

São Paulo faz boa partida. E vence Barcelona EQU em estreia de Luiz Zubéldia.

 Já com carimbo do argentino  Luis Zubeldía, o São Paulo mostrou autoridade, superou o Barcelona-EQU por 2 a 0 e deu um largo passo rumo às oitavas de final da Libertadores. Calleri e Alisson marcaram os gols da partida, disputada na noite de ontem (25) em Guayquil.

Com o resultado, a equipe brasileira chegou aos 6 pontos e se manteve na caça ao líder Talleres, que também venceu hoje e chegou aos 7 pontos no Grupo B. Os equatorianos, por outro lado, estacionaram nos 2 pontos, um à frente do Cobresal.

O primeiro tempo foi dividido em duas partes: Os primeiros vinte minutos  um amasso do São Paulo, que abriu o placar com Calleri bela jogada de Ferreirinha. Nos outros vinte e cinco minutos , os equatorianos responderam e chegaram a assustar — Mas apenas em lances de bola parada.

No segundo tempo, a superioridade são paulina foi marcante. Com 80 % de posse de bola, os são paulinos souberam controlar a partida no segundo tempo.

E sem dificuldades. Chegaram ao segundo gol. O time equatoriano somente conseguia algo em lances de bola parada.

Com bola rolando. Os são paulinos tiveram amplo domínio.

Chegando a vitória com facilidade na noite de ontem.

Em seu ultimo trabalho, o treinador argentino teve os melhores números da sua carreira . No total. foram 49 partidas, 29 vitórias, 15 empates e cinco derrotas. Nesse período, a LDU marcou 83 gols (1,7 por jogo) e sofreu apenas 35 (0,7 por jogo).

O equilíbrio entre os setores defensivo e ofensivo. Foi coroado com o título da LDU na final da Copa Sul Americana contra o Fortaleza. Para conduzir a LDU ao troféu da Sul Americana, o treinador argentino armou um time com posse de bola vertical, velocidade pelos flancos e uma linha de bloco alto no campo adversário.

De acordo com as estatísticas levantadas pela Sofascore, a LDU trocava em média 18 passes, até encontrar espaços para concluir á gol. Por outro lado. O São Paulo treinador por Dorival Junior. Trocava em média 34 passes. Visando abrir espaços para concluir a gol.

Os dados levantados pela pela Sofascore, mostram o trabalho de Luiz Zubédia com a LDU. Sob a batuta do treinador argentino. A LDU tinha muita velocidade nas trocas de passes pelas laterais do campo. Com transições em velocidade para tentar jogadas em velocidade com pontas que trocam constante  de posições. 

Sob o comando do treinador argentino. A LDU tinha um centroavante como um pivô. Paolo Guerreiro. Foi utilizado na função na maioria das partidas. 

Quando não tinha a posse da bola.  A LDU se posicionava com duas linhas de bloco alto no campo adversário. Pressionando a saída d e bola dos zagueiros e no foco para recuperar a bola no campo de ataque.

No caso de linhas de bloco baixou ou médio. A LDU se posicionava com duas linhas muito compactas de cinco jogadores. O argentino Luiz Zubédia. Tem características agressivas. De certa forma parecidas como Thiago Caprini.

Mas. Que tenhad dúvidas até que pontos se sustenta com o elenco do São Paulo.

Confira as conquista do São Paulo no seu site oficialhttps://www.saopaulofc.net/o-clube/conquistas/

Fluminense sofre com retranca do Cerro. Empata e segue lider na Libertadores.

 O Fluminense não criou nada diante  da retranca do Cerro Porteño e ficou no empate por 0 a 0 no La Nueva Olla, na terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. Apesar do pontinho conquistado no Paraguai, o atual campeão deixou passar a oportunidade de disparar no Grupo A.

O Tricolor carioca segue na liderança da chave, com cinco pontos. O time brasileiro é seguido na tabela pelo Colo-Colo e pelo Cerro, ambos com quatro cada um. Já o Alianza Lima é o lanterna, com dois.

O tricolor carioca teve dois períodos distintos. Dominou o primeiro tempo com 80% de posse de bola. Mas foi dominado pela marcação do time paraguaio nos primeiros 45 minutos.

O tricolor carioca perdeu o ímpeto após o intervalo. Chegando a levar sufoco na reta final do segundo tempo. O time paraguaio foi perigos nos contragolpes na etapa final.

O Fluminense ditou o ritmo, mesmo atuando fora de casa, mas não criou nada  diante do ferrolho defensivo  . O time paraguaio se fechou no próprio campo de defesa e limitou os espaços para o Flu, que não conseguia transição de jogadas  e tão pouco conseguia finalizar a gol.

Diante do ferrolho defensivo, o tricolor carioca teve apenas um chute a gol nos primeiros 45 minutos. Mesmo com 80% de posse de bola. Não teve eficiência no campo ofensivo.

O time paraguaio foi mais perigoso no segundo tempo. Com saídas em velocidade, o Cerro pressionou a defesa tricolor nos contragolpes.

O Flu até tinha maior posse da bola. Mas não tinha transição de jogadas.

O time paraguaio era mais perigoso nos contragolpes.

Mas o placar permaneceu no empate sem gols.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Fortaleza atropela Boca Juniors em noite histórica na Arena Castelão.

 Em uma partida  que entra para a história do clube, o Fortaleza bateu o Boca Juniors por 4 a 2, na noite de ontem  (25), na Arena Castelão, na capital cearense. O jogo foi válido pela terceira rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana.

A vitória incontestável sobre o tradicional clube argentino, seis vezes campeão da Libertadores, colocou o Leão em situação privilegiada no grupo , com nove pontos, cinco a mais do que o próprio Boca , que está com quatro.

Completam a classificação o Sportivo Trinidense-PAR, com três pontos, e o Nacional Potosí-BOL, com um.

Mais de 55 mil torcedores (as),  lotaram o Castelão, em uma noite quente, comum na capital do Ceará, mas que marcou o quinto confronto oficial do clube contra um tradicional time argentino.

Depois de enfrentar River Plate, Estudiantes, Independiente e San Lorenzo, foi a vez de encarar, e vencer o Boca.

Os gols do Fortaleza foram marcados por Lucero, duas vezes, e Pikachu, também em dobro. Merentiel, ex-Palmeiras, e Zenón fizeram os do Boca.

O Fortaleza começou a partida com duas linhas em bloco  alto e pressionado muito a saída de bola do Boca Juniors, que entrou em campo com um time  reserva. E logo aos 4 minutos, a defesa do time argentino saiu jogando errado, Pochettino lançou Lucero, que bateu na saída do goleiro Romero para abrir o placar para o Leão: 1 a 0.

Depois dos 15 minutos, o time argentino começou a sair mais para o campo de ataque e foi equilibrando á partida . E chegou ao gol de empate aos 19 minutos  Langoni fez bela jogada pela esquerda, achou Saralegui sem marcação, que cruzou rasteiro para Merentiel mandar para o gol: 1 a 1.

A partida ficou muito equilibrada e com chances para os dois lados. O time argentino começou a tocar melhor a bola e foi pressionando o Leão á partir dos vinte minutos do primeiro tempo.

.O Leão foi arrasador no segundo tempo. Com duas linhas de bloco alto, os tricolores voltaram a pressionar a saída de bola dos argentinos.

Pressionados no campo defensivo, os argentinos não conseguiam sair  jogando e erravam todos os passes no seu campo de defesa.

Arrasador em campo. O Leão abriu 4 a 1 na etapa final.

O time argentino então lançou mão de alguns dos seus principais jogadores para diminuir o prejuízo.

E conseguiu diminuir o marcador.

Nos últimos minutos. Restou  apenas ao Leão administrar a vantagem

Confira a história e títulos do Boca Juniorshttps://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_boca_juniors.html

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

quinta-feira, 25 de abril de 2024

Flamengo perde para o Bolivar pela Libertadores.

 Bolívar e Flamengo se enfrentaram na noite de ontem (24), às 21h30 (horário de Brasília), no Hernando Siles, pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores 2024. A equipe boliviana venceu os rubro negros  por 2 a 1, com gols de Chico da Costa e Bruno Sávio. Viña descontou para o time  carioca.

Com a derrota, o Flamengo estacionou na segunda posição do Grupo E, com quatro pontos. Os rubro negros  podem  ser ultrapassados  pelo Millonarios, caso a equipe colombiana vença o Palestino por uma diferença  dois gols na noite de hoje. O Bolívar, por sua vez, se isolou na liderança com nove pontos.

Os rubro negros. Sentiram os 3.600 metros da altitude de La Paz. Capital da Bolívia.

Os efeitos começaram no segundo minutos de jogo. Quando o time boliviano abriu o placar. Mas os rubro negros empataram a partida tres minutos depois.

Os rubro negros sentiam muito os efeitos da altitude. Pois não conseguiam trocar passes no meio campo. E também não conseguiam compactar suas linhas de defesa, meio campo e ataque nos primeiros 45 minutos.

Adaptados a altitude de 3.600 metros. os bolivianos conseguiram pressionar  mais nos primeiros 45 minutos.

Os rubro negros conseguiram ficar mais com a bola nos primeiros vinte minutos do segundo tempo. Mas os bolivianos voltaram á frente no placar aos dezesseis minutos da etapa final.

O time rubro negro. Teve sim maior posse de bola no segundo tempo. Mas não conseguia fazer a transição de jogadas ofensivas.

Mais adaptados a altitude de La Paz. Os bolivianos não tiveram dificuldades em pressionarem os rubro negros nos contragolpes durante a etapa final.

A derrota fez o rubro negro piorar seu desempenho em partida acima do nível do mar. Em 15 partidas em nível acima de 2.500 metros. Foram 08 derrotas, 03 empates e 04 triunfos.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Palmeiras tem virada heroica sobre o Del Valle na Copa Libertadores.

 O Palmeiras conquistou uma virada heroica  contra o Independiente del Valle por 3 a 2 na noite de ontem  (24), no estádio Banco Guayaquil, em Quito-EQU, em jogo válido pela terceira rodada da fase de grupos da Copa Libertadores.

Os palmeirenses  começaram  perdendo o jogo por 2 a 0, mas mostraram sua força e buscaram  a virada jogando na altitude. Páez e Hoyos marcaram para o Del Valle. Endrick, Lázaro e Luís Guilherme marcaram para o Palmeiras.

Com a vitória, o Palmeiras se isolou na liderança do Grupo F com 7 pontos. Independiente del Valle (4), Liverpool-URU (4) e San Lorenzo (1) completam o grupo.

O time equatoriano dominou o primeiro tempo. Os equatorianos adotaram uma linha de bloco alto e pressionaram os alviverdes no seu campo defensivo nos primeiros 45 minutos.

Sem qualquer saída de jogo. Os palmeirenses levaram 2 a 0 no primeiro tempo. Os alviverdes não tinha saída de jogo. E ainda tinha suas linhas de defesa, meio campo e ataque muito espaçadas.

Os alviverdes apenas chegaram ao ataque no final do primeiro tempo. Quando conseguiram diminuir o placar. E ficaram no lucro por terminarem perdendo apenas por 2 a 1.

As modificações de Abel Ferreira. Tornaram o time palmeirense mais ofensivo. Com uma linha de bloco alto, os palmeirenses dominaram completamente o segundo tempo.

Recuperando a bola no campo ofensivo. Os alviverdes tiveram muita facilidade para chegarem ao ataque durante toda a etapa final.

Pressionado o time equatoriano. Os palmeirense buscaram a virada no segundo tempo.

E chegaram a virada heroica na noite de ontem.


quarta-feira, 24 de abril de 2024

Botafogo vence Universitário e enxerga luz na Libertadores.

 O Botafogo venceu o Universitário-PER por 3 a 1 no Nilton Santos, nesta quarta (24), em jogo válido pela terceira rodada da  fase de grupos da Libertadores.

Eduardo, duas vezes, e Luiz Henrique fizeram os gols da partida, todos no segundo tempo. Os dois marcaram pela primeira vez nesta edição do torneio. Olivares descontou para o time peruano no apagar das luzes.

O Botafogo  carioca somou seus três primeiros pontos e respira no Grupo D, mas segue na lanterna. O Junior de Barranquilla é o primeiro, com cinco, seguido por LDU e Universitário, cada um com quatro pontos.

Os botafoguenses dominaram a partida desde o seu inicio, Mas sofreu uma baixa logo cedo. Tiquinho sentiu uma lesão com apenas sete minutos e precisou ser substituído. Eduardo entrou na sua vaga e os botafoguenses ficaram sem centroavante.

Bem fechado no campo defensivo, o time peruano conseguiu frear o ataque botafoguense no primeiro tempo. Os botafoguenses tiveram muita dificuldade com a retranca adversária e não conseguiu criar jogadas nos primeiros 45 minutos.

Os botafoguenses fizeram  2 a 0 em apenas dez minutos no segundo tempo. Com o placar encaminhando, os botafoguenses tiveram muita competência para administrarem o resultado.

O Universitário tentou buscar uma reação. Mas não conseguiu finalizar a gol. Nos acréscimos. O Botafogo fez o terceiro gol. Mas o Universitário diminuiu logo em seguida.

Artur Jorge gostam de ter a bola, controlando a partida com a posse. Mas ao enfrentar times mais fortes. Nunca foi eficaz em travar a superioridade da equipe adversária. Trabalha pela intensidade e pela proximidade com seus jogadores.

Artur Jorge costuma priorizar jogadores mais jovens

Artur Jorge prioriza a linha de bloco alto no campo adversário. Mas seus time sofrem defensivamente. 

Será que o elenco do botafogo oferece alternativas para um jogo ofensivo ? Veremos.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Liverpool é derrotado por Everton em clássico local.

 Nesta quarta-feira, 24, o Everton recebeu o Liverpool, em partida atrasada  da Premier Legue. O confronto tinha extrema importância para os dois times , que brigam por objetivos completamente opostos na competição . Assim, no último clássico de Juergen Klopp, o Liverpool  levou  a pior e perdeu  por 2 a 0.

O Everton não vencia o Liverpool  desde 2011.

A partida começou bem movimentada, com um pênalti assinalado para o Everton, com apenas cinco minutos. Assim, Alisson, que cometeu a penalidade , foi punido com um cartão amarelo. No entanto, a penalidade foi anulada por impedimento na jogada e o goleiro brasileiro teve a punição retirada, com intervenção  do VAR.

Apesar do favoritismo do Liverpool, quem saiu na frente foi o Everton. O Liverpool  pressionou muito após o gol, mas o goleiro Pickford fez grandes defesas e garantiu a vantagem do Everton na etapa inicial.

O Liverpool pressionou muito durante os dez primeiros minutos do segundo tempo. Mas aos doze minutos, o Everton ampliou o placar. Com 2  a 0 no placar, o Everton soube segurar o ímpeto ofensivo do Liverpool.

E ainda teve chances claras nos contragolpes. No fim. Deu Everton 2 a 0.

E fim de um tabu que durava 13 anos no clássico de Liverpool.

Confira no site campeões do futebol.  A história e o campeões do futebol inglêshttps://www.campeoesdofutebol.com.br/inglaterra_capa.html

O Dérbi do Merseyside

 O Dérbi do Merseyside (em inglês: Merseyside derby) é o clássico de futebol entre Everton e Liverpool, ambos da cidade de Liverpool, Inglaterra. Nomeado em homenagem ao condado de Merseyside, no qual a cidade está localizada, é o dérbi local de primeira divisão mais longo da Inglaterra e tem sido jogado continuamente desde a temporada de 1962–63. Parte da rivalidade se deve ao fato de os dois clubes terem menos de uma milha de distância entre eles e estarem à vista um do outro no Stanley Park, com o Everton no Goodison Park e o Liverpool em Anfield.

Os dois clubes chegaram a ser precisamente os dois maiores vencedores do Campeonato Inglês de Futebol até a década de 1990 Inicialmente, o clube Everton  deteve a supremacia, só revertida a partir da década de 1960, a ponto de a torcida do Liverpool  passar a nutrir mais rivalidade com o Manchester United.

Mas antes mesmo disso o Merseyside Derby, ainda considerado um dos maiores clássicos do mundo, já era uma rivalidade sui generis: sempre foi marcado pelas torcidas tratarem-se bastante cordialmente, a ponto de o duelo ser chamado também de Friendly Derby ("clássico amistoso")

Dentre outros elementos peculiares da rivalidade, está os fatos de Anfield Road, visto como o místico estádio do Liverpool, já ter sido a casa do Everton, e de inicialmente o Liverpool ter usado a cor azul como o rival e chamar-se de "Everton Athletic"; também é comum que alguns ídolos de um clube sejam ou tenham sido na intimidade torcedores do rival, incluindo quem mais jogou e mais marcou gols pelos Reds no clássico com os Toffees. A proximidade também ocorre na distância entre os estádios: Anfield situa-se a 1.100 metros de Goodison Park, o estádio do Everton, no que é a décima menor distância entre dois estádios de clubes rivais no mundo.

A fraternidade incomum, porém, não impede que os encontros sejam jogos bastante acirrados: lendário treinador do time vermelho, Bill Shankly teria cunhado sua célebre frase "futebol não é questão de vida ou morte, é mais importante que isso" para referir-se a esse clássico que é precisamente a partida que mais reúne expulsões na história da Premier League - em 2016, constatou-se que desde 1992 haviam sido aplicados 25 cartões vermelhos em 48 jogos, quantidade cinco vezes acima da média de confrontos alheios.[6] Ao longo da rivalidade, apenas dois treinadores trabalharam nos dois rivais, em experiências separadas por cerca de 130 anos.

Em, 243 jogos até hoje. Foram 99 vitórias do Liverpool, contra 67 vitórias do Everton e 77 empates. 

O Liverpool vive uma enorme supremacia no clássico. Pois não perde para o Everton desde 2011

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Roy Morgan em agosto de 2004, o Liverpool seria a segunda maior torcida da Inglaterra, com 3.133.000 torcedores e o Everton a nona maior torcida, com 628.000 torcedores.

O Everton, apesar de ser fundado por trabalhadores metodistas, tem mais torcedores entre os católicos da cidade e região (foi fundado na igreja metodista de Saint Domingo's) e o Liverpool tem sua imagem ligada aos protestantes da cidade, embora diferentemente do clássico de Glasgow, não haja sectarismo religioso envolvendo os torcedores.

Com informações do The Times

Confira no site campeões do futebol.  A história e o campeões do futebol inglêshttps://www.campeoesdofutebol.com.br/inglaterra_capa.html

 Imagem ; Site DAZN.




Grêmio supera expulsão e arranca primeira vitória na Libertadores.

 Na terceira rodada da fase de grupos, o Grêmio superou a expulsão de Villasanti, venceu o Estudiantes por 1 a 0 no Estádio Jorge Luis Hirschi e conquistou sua primeira vitória na Libertadores.

O gol gremista foi marcado por Nathan Fernandes. A rede balançou apenas no segundo tempo.

O resultado fez o Grêmio somar os primeiros três pontos no Grupo C, mas segue na lanterna. Já o Estudiantes ficou na segunda posição, com quatro.

O duelo marcou o reencontro entre os dois times  após a Libertadores de 2018. Na ocasião, o Imortal eliminou o time argentino nos pênaltis na disputa das oitavas de final.

O primeiro tempo foi  muito truncado  e com  poucas oportunidades claras. Apostando em chutes de fora da área, Estudiantes e Grêmio tiveram dificuldades para passar do meio campo   e balançar a rede. A melhor chance foi do time gaúcho, que criou boa jogada com JP Galvão e Soteldo, mas o chute do venezuelano foi travado pela ótima intervenção do zagueiro Zaid Romero.

Mesmo com dificuldades para balançar a rede, o Grêmio foi melhor no  segundo tempo e chegou a acertar o travessão com Cristaldo. A situação, no entanto, ficou mais difícil com a expulsão de Villasanti aos 20 minutos. Mas as mudanças de Renato Gaúcho e o talento de Gustavo Nunes e Nathan Fernandes, deram poder ofensivo ao time gremista, que conseguia pressionar o time argentino nos contragolpes.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Atlético MG vence Penarol e garante 100% na Copa Libertadores.

 Com muita emoção, o Atlético MG venceu o Penarol por 3 a 2, ontem a noite, na arena MRV com direito a show de Scarpa na terceira rodada da Libertadores e manteve os 100% de aproveitamento na fase de grupos.

Os gols da vitória foram marcados por Gustavo Scarpa (duas vezes) e Paulinho. Maxi Olivera e Maxi Silvera descontaram para os uruguaios.

A vitória deixou o Atlético-MG na liderança isolada do Grupo G, com nove pontos. Já o Peñarol estacionou na terceira posição, com três.

O triunfo também manteve o ótimo retrospecto do Atlético  contra o Peñarol. Em três jogos oficiais, os atleticanos  venceram dois e empataram um.

O dominio foi todo atleticano no primeiro tempo. Em um primeiro tempo com ritmo intenso, o Atlético-MG dominou todas as ações dentro de campo e não demorou para transformar a superioridade em gols . Aos 15 minutos, Gustavo Scarpa abriu o placar em bela jogada coletiva e ainda viu Paulinho ampliar após lambança da defesa do Peñarol. Bem posicionado e no embalo da torcida, o Galo sequer deu chances so time uruguaio  nos primeiros 45 minutos l e criou outras oportunidades para tentar aumentar ainda mais a vantagem antes do intervalo na Arena MRV.

No início do segundo tempo, o Atlético-MG deu a entender que venceria de forma tranquila após mais um gol de Gustavo Scarpa, o terceiro marcado pelo time atlticano O Peñarol, porém, adiantou suas linhas e pressionaram a  defesa atleticana para marcar duas vezes e voltar para o jogo. Com o placar em 3 a 2, os uruguaios buscaram o gol de empate até o final. Mas foram barrados pelas grandes defesas do goleiro Everson.

Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html

Corinthians perde para o Argentinos Juniors e se complica na Copa Sul Americana.

 O Corinthians aumentou ainda mais a crise e chegou a terceira derrota consecutiva em 2024. O alvinegro  entrou em campo na noite de ontem , 23, pela Copa Sul-Americana em visita ao Argentinos Juniors, no estádio Diego Armando Maradona. Com gol relâmpago de Gastón Verón, os alvinegros  perderam  por 1 a 0 e também perderam  a liderança do grupo para o próprio Argentinos Juniors.

A partida ficou condicionada aos dois minutos de jogo, com gol de Gastón Verón em chute cruzado. O Corinthians não teve muito tempo para se impor e, após o gol sofrido. Os corintianos erraram muitos passes e foram presa facil para o time argentino durante os primeiros 45 minutos.

O time corintianos seguiu errando passes durante o segundo tempo. Sem dificuldades, o ti.me argentino seguia dominando as ações durante a etapa final.

A situação acabou piorando com a expulsão de Raul Gustavo. O time argentino seguia dominando as ações e fazia por merecer a vitória na noite de ontem.

António gosta de uma defesa agressiva, que marque na frente. Todo mundo deve sufocar, inclusive o camisa 9, que comanda essa pressão induzindo o adversário ao erro na saída de bola.

O time muda. Mas o padrão é o mesmo. Todos os jogadores ficam em linha de bloco alto, pressionando o time adversário na saída de bola. Tentando diminuir a linha de espaço e a linha de saída de jogo dos defensores do time adversário . 

A marcação em bloco alto. Serve para que Antônio se defenda em uma marcação em linha alta. Sufocando o time adversário no campo defensivo. Com o intuito de impedir que os atacantes e meio campistas do time adversário cheguem ao seu gol 

O elenco corintiano não ajuda. Mas Antônio Oliveira tem ideias interessantes. 


Confira no Sie Brasil Escola no Portal UOL. A história e os títulos de alguns clubes brasileiroshttps://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/times-brasileiros.htm

Confira no site campeões do futebol, a história, títulos e curiosidades de clubes brasileiros que conquistaram ao menos um troféu na sua história.https://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_clubes.html


terça-feira, 23 de abril de 2024

Inter bate Milan e conquista Campeonato Italiano pela pela 20ª vez.

 A Inter de Milão conquistou o 20º título nacional de sua história após bater o Milan por 2 a 1 , na data de ontem  (22), em San Siro, em partida pela 33ª rodada do Campeonato Italiano. Francesco Acerbi e Marcus Thuram marcaram os gols dos campeões, enquanto Tomori descontou para os Rossoneri.

A Inter entrou em campo precisando ganhar para confirmar o título. Com 14 pontos de vantagem para o rival Milan e seis rodadas restantes, o time de Simone Inzaghi já chegou ao clássico com uma mão na taça. Era questão de saber se o Scudetto viria em cima do maior rival ou não.

Em uma partida truncada, a Inter abriu o marcador em uma cobrança de escanteio aos 18 minutos do primeiro tempo. O Milan saiu para o ataque a pressionou a defesa da Inter. Mas a Inter também era extremamente perigosa quando conseguia sair nos contragolpes durante o primeiro tempo.

A Inter ampliou a vantagem aos 4 minutos do segundo tempo. O Milan passou a ter maior posse da bola e pressionar mais a defesa da Inter. Mas. Por outro lado. A Inter era extremamente perigosa nos contragolpes.

Em em contragolpes. A Inter teve chances de fazer mais gols. O Milan diminuiu o placa aos 35 minutos da etapa final. O Milan teve maior posse de bola. Mas errava muitos passes. E assim a Inter não teve dificuldades em administrar o resultado até o apito final.

Na Itália, os clubes de futebol podem adicionar estrelas nos seus escudos a cada dez títulos nacionais. Apenas a Juventus com 36 troféus. Internazionale e Milan - que estavam empatados com 19 troféus até esta temporada - haviam conquistado a honraria no país O 20º Scudetto garantido ontem, conífera a Inter o direito de colocar a segunda estrela no seu escudo, algo que o Milan não possui.

Confira os clubes campeões nacionais na Itália. No site campeões do futebolhttps://www.campeoesdofutebol.com.br/italia.html