quarta-feira, 24 de abril de 2024

O Dérbi do Merseyside

 O Dérbi do Merseyside (em inglês: Merseyside derby) é o clássico de futebol entre Everton e Liverpool, ambos da cidade de Liverpool, Inglaterra. Nomeado em homenagem ao condado de Merseyside, no qual a cidade está localizada, é o dérbi local de primeira divisão mais longo da Inglaterra e tem sido jogado continuamente desde a temporada de 1962–63. Parte da rivalidade se deve ao fato de os dois clubes terem menos de uma milha de distância entre eles e estarem à vista um do outro no Stanley Park, com o Everton no Goodison Park e o Liverpool em Anfield.

Os dois clubes chegaram a ser precisamente os dois maiores vencedores do Campeonato Inglês de Futebol até a década de 1990 Inicialmente, o clube Everton  deteve a supremacia, só revertida a partir da década de 1960, a ponto de a torcida do Liverpool  passar a nutrir mais rivalidade com o Manchester United.

Mas antes mesmo disso o Merseyside Derby, ainda considerado um dos maiores clássicos do mundo, já era uma rivalidade sui generis: sempre foi marcado pelas torcidas tratarem-se bastante cordialmente, a ponto de o duelo ser chamado também de Friendly Derby ("clássico amistoso")

Dentre outros elementos peculiares da rivalidade, está os fatos de Anfield Road, visto como o místico estádio do Liverpool, já ter sido a casa do Everton, e de inicialmente o Liverpool ter usado a cor azul como o rival e chamar-se de "Everton Athletic"; também é comum que alguns ídolos de um clube sejam ou tenham sido na intimidade torcedores do rival, incluindo quem mais jogou e mais marcou gols pelos Reds no clássico com os Toffees. A proximidade também ocorre na distância entre os estádios: Anfield situa-se a 1.100 metros de Goodison Park, o estádio do Everton, no que é a décima menor distância entre dois estádios de clubes rivais no mundo.

A fraternidade incomum, porém, não impede que os encontros sejam jogos bastante acirrados: lendário treinador do time vermelho, Bill Shankly teria cunhado sua célebre frase "futebol não é questão de vida ou morte, é mais importante que isso" para referir-se a esse clássico que é precisamente a partida que mais reúne expulsões na história da Premier League - em 2016, constatou-se que desde 1992 haviam sido aplicados 25 cartões vermelhos em 48 jogos, quantidade cinco vezes acima da média de confrontos alheios.[6] Ao longo da rivalidade, apenas dois treinadores trabalharam nos dois rivais, em experiências separadas por cerca de 130 anos.

Em, 243 jogos até hoje. Foram 99 vitórias do Liverpool, contra 67 vitórias do Everton e 77 empates. 

O Liverpool vive uma enorme supremacia no clássico. Pois não perde para o Everton desde 2011

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Roy Morgan em agosto de 2004, o Liverpool seria a segunda maior torcida da Inglaterra, com 3.133.000 torcedores e o Everton a nona maior torcida, com 628.000 torcedores.

O Everton, apesar de ser fundado por trabalhadores metodistas, tem mais torcedores entre os católicos da cidade e região (foi fundado na igreja metodista de Saint Domingo's) e o Liverpool tem sua imagem ligada aos protestantes da cidade, embora diferentemente do clássico de Glasgow, não haja sectarismo religioso envolvendo os torcedores.

Com informações do The Times

Confira no site campeões do futebol.  A história e o campeões do futebol inglêshttps://www.campeoesdofutebol.com.br/inglaterra_capa.html

 Imagem ; Site DAZN.




Nenhum comentário:

Postar um comentário