Todos os times que Rogério Ceni treinou - São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Flamengo- tinham o mesmo desenho no campo ofensivo.. A equipe se desenhava de uma forma bem posicional com a posse de bola. Dois laterais bem abertos para abrir o campo, quatro atacantes (entre eles um centroavante de mais presença de área) bem perto dos zagueiros e volantes dos adversários e um volante com muita qualidade técnica vindo de trás para bola entre os dois zagueiros.
Os time de Rogério Ceni. Sempre procuram uma saída de bola mais curta com zagueiros, uma saída de jogo com tabelas em alta velocidade, chegada com os meias e os atacantes na área adversária e chegada pelas laterais do campo para criar chances reais de gol.
Na necessidade de um jogo mais objetivo. Os pivôs acabam sendo fundamentais para prender a defesa e abrir espaço para os meias e os atacantes. Ou então. Os passes diretos para os alas. Que na verdade são pontas. Em uma organização de um time mais agressivo.
Para chegar ao gol adversário. Os time de Rogério Ceni sempre procuram uma saída pelos flancos com os alas mais avançados e um jogo mais vertical. Rogério Ceni. Sempre prioriza zagueiros e volantes com muita qualidade técnica. Pois Ceni não deseja fiquem girando contra a defesa adversária. Ceni prioriza jogadores bem abertos. Enquanto tres ou quatro jogadores ficam em zonas centrais.
Ceni procura se defender com uma linha de bloco alto no campo adversário. Aonde visa recuperar o controle da posse de bola rapidamente. Os atacantes pressionam a defesa adversária, visando reduzir os erros de passe. Os alas pressionam os laterais do time adversário Enquanto os zagueiros. Podem em algum momento. Ter apenas um único jogador na sobra. Ou até mesmo os time de Rogério Ceni, podem não ter nenhum jogador na sobra. A depender da eficiência na linha de bloco alto.
Rogério Ceni. É sim um excelente treinador. Atualizado e com conceitos de um futebol bem jogado. Ainda assim. É alvo de muitas críticas.
Os clubes brasileiros de maneira geral. Principalmente os maiores clubes. São uma maquina de moer treinadores.
As vezes. Com demissões bem questionáveis.
Mas Rogério Ceni. É sim um excelente treinador.
Títulos de Rogério Ceni como treinador.
São Paulo
Florida Cup:2017
Fortaleza
Campeonato Brasileiro - Série B: 2018
Campeonato Cearense: 2019, 2020
Copa do Nordeste: 2019
Flamengo
Campeonato Brasileiro: 2020
Supercopa do Brasil: 2021
Campeonato Carioca: 2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário