Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de alguém que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.
No conceito machista existe um "sistema hierárquico" de gêneros, em que o masculino é superior ao feminino . Ou seja, o machismo é a ideia errônea de que os homens são "superiores" às mulheres.
O machismo coloca á mulher em estado subservisal á um homem. A mulher perde seu direito a liberdade e e acaba sendo forçada a assumir papéis de servidão e assistência às vontades do marido ou do pai, caracterizando um tradicional regime patriarcal.
Conforme a concepção social do machismo, o homem deve seguir o estereótipo masculino, enquanto a mulher deverá agir segundo o que foi pré-determinado como feminino.
Em uma sociedade patriarcal, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres e todos os demais sujeitos que não se encaixam com o padrão considerado normativo de raça, gênero e orientação sexual. Por essa perspectiva, se o mundo fosse avaliado como uma escada de privilégios, o homem branco , forte, másculo e heterossexual seria o que mais acumula benefícios e que estaria no topo dos degraus. Logo, todos aqueles que não possuírem alguma(s) dessas características, em relação ao gênero, raça ou orientação sexual, estariam abaixo e não teriam quaisquer direitos nessa concepção social.
No patriarcado, o homem desfruta de uma posição de privilégio e poder social, econômico e político, enquanto a mulher e as demais pessoas que fogem da norma são relegados à submissão e a inexistência . Em outras palavras, o homem possui melhores oportunidades e benefícios na sociedade, enquanto as mulheres e grupos marginalizados, além de não receberem os mesmos direitos, também precisam cumprir com uma série de obrigações.
O feminismo é um movimento social, filosófico e político com o ideal contrário ao do machismo, pois luta pela igualdade de direitos e deveres entre os homens e as mulheres.
Por mérito dos movimentos feministas, as mulheres conquistaram direitos que antes eram garantidos apenas para os homens, como o divórcio, o voto em eleições, concorrer a cargos do governo, etc..
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil. A candidatura brasileira superou a europeia – formada por Holanda, Alemanha e Bélgica – por 119 votos a 78 durante o Congresso da Fifa, realizado em Bangkok, na Tailândia, na data de ontem (17).
Em um país patriarcal e machista como o Brasil. A Copa do Mundo Feminina em 2027. Não poderia ser o exemplo de uma revolução ?
O que nosso futebol e o nosso país poderia evoluir em uma Copa do Mundo Feminina no Brasil ?
Me faço tal indagação.
Confira os campeonatos de futebol feminino. No Site Campeões do Futebolhttps://www.campeoesdofutebol.
Imagem ;Revista Marie Claire. Rede Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário