quarta-feira, 5 de julho de 2023

A questão sobre os dominios da Fórmula 1.

 Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo. É a categoria mais avançada do esporte a motor e é regulamentada pela Federação Internacional de Automobilismo. O "Campeonato Mundial de Pilotos", que se tornou o Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA em 1981, tem sido uma das principais categorias de corrida em todo o mundo desde sua temporada inaugural em 1950. A palavra "fórmula" no nome se refere ao conjunto de regras às quais todos os carros dos participantes devem estar em conformidade.[2] Uma temporada de Fórmula 1 consiste em uma série de corridas, conhecidas como Grandes Prêmios, que acontecem em todo o mundo em circuitos construídos para esse fim e em vias públicas fechadas. Segundo o seu site oficial.

Desde queu eu acopnaho a Fórmula 1, em 1983, as  disputas entre pilotos de nivel similar, sempre aconteçeram em equipes diferntes. Na década de 1980, a Fórmula 1 reunia os grandes campeões, Nelson Piquet, Alain Prost, Niki Lauda, Ayrton Senna. Além de excelentes pilotos, Gilles Villeneuve, Keke Rosberg, René Arnoux e Nigel Mansell, a década de 1980 ficou para sempre marcada com corridas memoráveis e disputas equilibradas.

Na década de 1980, tivemos disputas muito equilibradas entres companheiros de equipe , como Nelson Piquet e Nigel Mansell na Williams, e também Ayrton Senna e Alain Prost na MC Laren.

Na década de 1980, Alain Prost venceu 03 Campeonatos (1985,1986 e 1989), Nelson Piquet venceu 03 Campeonatos (1981,1983 e 1987), Ayrton Senna (1988), Keke Rosberg (1982) e Alan Jonnes (1980), completam a lista dos campeões mundiais da década.

No grupos de Fórmula 1 que participo no Facebook, vejo telespectadores reclamando da falta de competitividade nas pistas, E que campeões, simplesmente dominam a pista com dinastias absolutas.

Entre 2000 á 2004, tivemos o dominio de Schumacher e da Ferrari. Entre 2010 ´á 2013, tivemos do dominio de Sebastian Vettel com a Red Bull. 

Entre 2014 á 2021, tivemos do dominio de Lewis Hamilton e da Mercedes.

Bom amigos (as). Na Fórmula 1, os melhores pilotos, sempre iram guiar as melhores maquinas. Na Fórmula 1, as melhores escuderias, sempre irão atrás dos maiores talentos.

Contudo, Disputas na mesma equipe. Como Piquet e Mansell, Senna x Prost, Alonso x Hamilton e Hamilton e Rosberg, são exceções históricas na Fórmula 1.

As grandes escuderias. Investem bilhões. Não somente para formar suas infra esturturas vitoriósas. Como também investem bilhões para lapidar seus grandes pilotos.

Sendo assim. As grandes escuderias na Fórmula 1, não irão admitir perder um campeonato, principalmente devido ao fato de seus dois pilotos se enroscarem na pista.

Históricamente na Fórmula 1. Disputas entre pilotos de nivel  similar, sempre aconteçeram em escuderias diferentes. Como os duelos entre Lewis Hamilton e Marx Verstappen em 2021 , Fernando Alonso e Sebatian Vettel em 2010 e 2012 e Lewis Hamilton e Sebastian Vettel em 2017 e 2018.

Se Ayrton Senna não tivesse nos deixado no Grande Premio de San Marino em 1994, as dispuats entre ele e o alemão Michael Schumacher, teriam acontecido em escuderias diferentes.

Na real essencia da Fórmula 1. As garndes escuderias jamais irão investir bilhões para que seus dois pilotos se enrosquem nas pistas.

As grandes disputas, desde que acompanho Fórmula1. Aconteçeram com pilotos em escuderias diferentes. 

Ou seja; Esqueçam disputas na mesma equipe na Fórmula 1 atual.

As grandes disputas. Sempre aconteçeram com pilotos em escuderias diferentes.

Confira agora os maiores vencedores de corrida da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_vencedores_de_corridas_da_F%C3%B3rmula_1


Imagem : Portal Band Uol 






Nenhum comentário:

Postar um comentário