A aerodinâmica, basicamente, trabalha sobre a interação do ar com objetos sólidos. Ou seja, qualquer objeto que se desloque no ar sofre ação direta das forças aerodinâmicas. Nos carros da F1, essa carga aerodinâmica desenvolvida pelos projetistas e engenheiros é chamada de downforce ou sustentação negativa.
Esse conceito é necessário devido à alta velocidade atingida pelo veículo.
Um dos principais responsáveis por essa estabilidade e, consequentemente, pela downforce é o aerofólio. Em resumo, ele é uma espécie de asa virada de cabeça para baixo. Funciona assim: em velocidades distintas, o ar passa nos dois lados do aerofólio, criando uma diferença significativa de pressão, através de um processo conhecido como Princípio de Bernoulli. De acordo com o site oficial da Fórmula 1.
Uma carro de corrida, precisa de cinco componentes para funcionar como uma maquina muto potente. Os componentes são; 01 : A habilidade e o talento do piloto. 02) chassi (suspensão, direção e freios), potência, pneus (aderência) e vento (aerodinâmica).
O chassi é algo composto pelo assoalho de um carro, pela suspensão ( molas, amortecimentos e barras), pela direção e pelos freios, como em um carro que pessoas comuns dirigem no dia a dia.
Mas, no entanto, nos carros de Fórmula 1, a suspensão tende a ser muito dura e a curso do amortecedor tende a ser muito pequeno. sem um bom chassi, que possa manter o carro na altura ideal em relação á pista, uma direção que faça seguir direções de forma precisa e freios muito potentes, que possam a velocidade no final das retas. Sem estes itens. Em tese: Pilotos não fazem milagres.
Mas. Contudo: Os pilotos diferençiados ( Os grandes campeões do automobilismo no caso), tem uma maior capacidade, com braços, pés e raciocinio muito rapido, uma gigantesca habilidade em se sobressairem em eventuais deficiencias no sistema mecanico de um carro de corrida.
Outro elemento fundamental é o motor, pois é ele que envia potência para as rodas de tração (traseiras, no caso) e fazem o carro se movimentar.
Os avanços tecnológico no automoblismo mundial, garantiram que as maquinas tivessem um desempeno excepcional em velocidade e aderencia. Mas. Por outro lado : Os avanços tecnológicos, tiraram a emoção e a competitividade das corridas, especialmente nos momentos das ultrapassagens.
Basicamente no automobilismo atual; Temos um cenário aonde os carros atingem uma onda de turbulencia externa para os carros que estão atrás : O que teoricamente, tornam as tarefas de ultrapassagem, algo praticamente impossível.
Para minimizar o problema. A Fórmula 1, em 2011, desenolveu o (Drag Reduction System), conhecido no Brasil como “asa móvel” ou Sistema de Redução de Arrasto. Esse item, passoua a ser utilizado nas retas, exatamente nos momentos das ultrapassagens.
Para o campeonato mundial em 2022, a Fórmula 1 teve alterações mecanicas nas suspensões dos carros, por exemplo. Um problema na Fórmula 1 até então, era a alta turbulecia, ou o "ar sujo", que o carro da frente produzia para quem vinha logo atrás.
Havia a etimativa de que a redução da aerodinamica, entre 35% a 20 metros de distancia entre um carro e outro, e o prejuizo era ainda maior, quando os carros estavam a 10 metros, cerca de 46% : A competição se tornava praticamente impossível, em pistas de retas longas e curvas de alta velocidade, como Silverstone e Monza por exemplo. -
Em 2022, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), aderiu o uso do efeito solo, que estava banido da Fórmula 1 desde 1983. O desenho dos carros, se tornou mais simples e arredondado. Tal carcterística, foi percebida até então, nas asas dianteira e traseira dos carros, que tinham menos elementos, e também menos bico.
Na Fórmula 1. É muito dificial compararmos pilotos em épocas distintas. Pois os niveis de conhecimentos técnicos dos pilotos, são muito diferentes em cada época no automobilismo mundial.
Acompanho Fórmula 1 há 40 anos. Aprendi algo nestas quatro décadas acompanhando a Fórmula 1. Os melhores pilotos,sempre irão guiar as melhores maquinas.
Os melhores pilotos guiando as melhores maquinas; É algo absolutamente irreversível na Fórmula 1 moderna.
Os melhores pilotos nas melhores maquinas : Foram as razões dos domionios longos na história da Fórmula 1; Como o alemão Michael Schumacher na Ferrari (2000-2004), o também alemão Sebastian Vettel ( 2010-20130, o britanico Lewis Hamilton ( 2014- 2020) e o atual domonio do holandes Marx Verstappen ( 2021 até a atualidade).
Os talentos diferenciados dos grandes campeões, acabam em fusão com as escuderias imbativeis no automobilismo mundial; O que causaram as grandes hgemonias das ultimas décadas.
Os pilotos de habilidades e talentos diferenciados : Sempre irão guiar as melhores maquinas nas escuderias imbativeis.
Na Fórmula1 : Sempre será assim ; Mesmo nos tempos do dominio total da aerodinamica nos dias atuais.
Confira agora os maiores vencedores de corrida da história da Formula 1.https://pt.wikipedia.org/wiki/
Nenhum comentário:
Postar um comentário