sábado, 19 de agosto de 2023

O que defintivamente não combina com o esporte.

 A transfobia é uma gama de atitudes, sentimentos ou ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas transgênero. A transfobia pode ser repulsa emocional, medo, violência, raiva ou desconforto sentidos ou expressos em relação a esse grupo. A transfobia é frequentemente expressa ao lado de visões homofóbicas e, portanto, é frequentemente considerada um aspecto da homofobia. É um tipo de preconceito e discriminação semelhante ao racismo e sexismo, e várias formas de opressão podem se interseccionar com a transfobia.

Crianças vítimas de transfobia experienciam assédio, intimidação e violência na escola. As vítimas adultas vivenciam ridícularização pública, o assédio, incluindo a falta de justiça, provocações, ameaças, violência, roubo e falta de oportunidades; muitas se sentem inseguras em público. Um relatório de alta porcentagem é vítima de violência sexual. Algumas pessoas trans são recusadas ​​na área de saúde ou sofrem discriminação no local de trabalho, inclusive sendo demitidas por serem transgênero, ou se sentem sitiados por agentes conservadores, grupos políticos ou religiosos que se opõem às leis para protegê-los. Existe até discriminação de algumas pessoas dentro do movimento LGBT. Segundo o site |Natura .

O esporte é uma ferramento poderosa, no sentido de se reduzir desiguldades. Ao promover o acesso ao esporte e a prática esportiva para todos, independentemente da origem social, gênero , entnia, raça, orientação  deficiência etc.. , pode-se criar um ambiente de cooperação e igualdade, melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas e desenvolver habilidades importantes, como a disciplina, o respeito e o trabalho em equipe.

Inclusão social é um processo que visa garantir a igualdade de oportunidades e o acesso aos recursos para todos os membros da sociedade, independentemente de sua origem social, etnia, orientação sxual gênero, idade ou deficiência. A inclusão social é vista como objetivo para qualquer sociedade democrática e justa, pois promove a coesão social, o respeito à diversidade e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O esporte. Deve sempre romover a inclusão social. Inclusão social. Que independe de etnia, orientação, sexual, deficiencia, raça, religião etc... Retroscessos não devem ser admitidos em nenhuma hipótese

A decisão da Federação Internacional de Xandrez ( (Fide), de proibir as mulhers trans de competir em torneios femininos, foi um enorme retrocesso. O esporte. Na sua essencia. Deve pregar a inclusão plena entre todos os grupos e etnias.

A comunidade LGBTQ não deve ser uma exceção a inlclusão entre grupos e etnias no esporte. A decisão da Federação Internacional de Xandrez ( (Fide),. é um enorme retrocesso.

Os esportes  civilizados  São justamente os esportes que sabem conviver com a diversidade. 

Esportes verdadeiramente   democráticos . São justamente oe esportes  que sabem conviver com a diversidade cultural, sexual, biológica, étnica, religiosa etc...

Esportes  democráticos . São justamente oe seportes  que sabem aceitar a diversidade humana, com uma forma de igualdade social.

Confira a noticia do Jornal Estado de São Paulo, no Portal UOLhttps://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/agencia/2023/08/18/federacao-de-xadrez-decide-vetar-participacao-de-mulheres-trans-em-torneios-femininos.htm

 
Imagem : Site Metrópoles.


No Mês do Orgulho LGBT, Congresso receberá cores do arco-íris




Nenhum comentário:

Postar um comentário