A Seleção Brasileira de Futebol celebrou seu 110º aniversário e recheada de histórias que marcaram gerações, essa equipe, desde sua primeira partida em 1914, se tornou um dos maiores ícones do esporte mundial.
Naquele 21 de julho, em Laranjeiras, surgia um time que viria a se tornar a crença máxima do futebol brasileiro.
Vencendo a equipe do Exeter City por 2 a 0, o Brasil dava seus primeiros passos em um campo que se tornaria seu grande palco mundial.
Com 110 anos de história, a Seleção Brasileira continua a inspirar e a unir o país, promovendo o futebol não só como esporte, mas como uma parte integral da identidade cultural brasileira.
Müller, Klose, Kroos, Khedira e toda a seleção alemã deram uma aula ao futebol brasileiro há 10 anos. Além das piadas, a sova em campo expôs os problemas da estrutura do futebol brasileiro. Do que se fazia em campo à forma com a qua nossos treinadores eram preparados.
O futebol que levou 7 a 1 em uma semifinal de Copa do Mundo, hoje, tem um candidato muitíssimo cotado a melhor mundo em Vinicius Junior , que vive o melhor momento de sua história em número de torcedores nos nossos estádios e há cinco anos não perde uma Copa Libertadores.
Vini Jr tinha 14 anos nos 7 a 1 e hoje, aos 24,é astro do Real Madrid e bicampeão da Champions League. Foi eleito o melhor jogador da última edição do torneio e é apontado como favorito aos prêmios de melhor do mundo na temporada.
Além dele, Rodrygo mostra consistência no Real Madrid e Endrick e Estevão também são diferenciados e estão chegando.
Sem mencionar nossos jogadores na defesa. Alisson e Ederson estão sempre entre os primeiros nas eleições de melhores goleiros do mundo e Gabriel Magalhães acaba de ser eleito um dos melhores zagueiros da Premier League —some a isso Marquinhos, outro que já figurou entre os melhores do mundo.
Um efeito direito do que aconteceu na Copa do Mundo de 2014 é o recorde de público no Campeonato Brasileiro. No campeonato nacional em 2023, a Séria A bateu o maior recorde de público na história. Segundo o UOL
Em 368 partidas ( Sendo 12 delas com portões fechados), 26,502 pagantes estavam nas nossas arquibancadas. A melhor média até então era de 1983: 22.953 pagantes por partida. Segundo o UOL.
O primeiro fator que explica isso são os estádios. A Copa trouxe uma leva de novas arenas. Mesmo aqueles que não sediaram jogos do Mundial, como Arena do Grêmio e Allianz Parque, contam com uma ocupação maior em relação outros estádios. Segundo o UOL.
O Maracanã é a casa do líder de público no país, o Flamengo. No Brasileirão passado, a média foi de 54.499 pagantes. No Morumbis (que não foi reformado para a Copa), o São Paulo cresceu e teve 43.780 pagantes/jogo. O Corinthians, mesmo em crise, fechou o top 3, com 38.433 de média. Segundo o UOL
Em 2014, a média de público do Brasileirão foi de 16.537. Segundo o UOL.
Os clubes também estruturaram melhor seus programas de sócio-torcedor e aumentaram receitas de marketing. Basta olhar as cifras dos patrocínios atuais: as receitas comerciais atingiram R$ 1,5 bilhão em 2023 — e 50% disso estão concentrados em cinco clubes (Flamengo, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Internacional). Segundo o UOL
No âmbito dos clubes. O futebol brasileiro passou a dominar a Copa Libertadores da América. A principal competição do continente. Ao longo dos últimos dez anos.
Se os nossos clubes atravessaram 2014, 2015 e 2016 sem o principal troféu no continente. O troféus do Grêmio em 2017, iniciou a dinastia atual.
Nas ultimas cinco edições. Todas em final unica. Foram cinco troféus dos clubes brasileiros.
Vejam os campeões da Copa Libertadores desse 2014.
2014 : San Lorenzo. (ARG)
2015 : River Plate (ARG).
2016. :Atlético Nacional (COL)
2017 - Grêmio (BRA)
2018 - River Plate (ARG)
2019 - Flamengo (BRA)
2020 - Palmeiras (BRA)
2021 - Palmeiras (BRA)
2022 - Flamengo (BRA)
2023 - Fluminense (BRA)
Talento esportivo é a inclinação e habilidade natural ou desenvolvida de uma pessoa para realizar determinada atividade, algo que facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências fora da média para realizar uma determinada atividade esportiva.
Talentos no esporte são as inclinações e habilidades naturais ou desenvolvida de um esportista para realizar determinada atividade, algo que
facilita o sucesso pessoal numa determinada atividade ou ocupação. Também refere-se a pessoa com competências individuais excelentes para realizar uma determinada modalidade esportiva.
No futebol. Os seus fundamentos técnicos são ; Condução da Bola; Passe; Chute ; Drible; Recepção ou domínio de bola e o cabeceio.
A condução da bola, significa que um futebolista, tem a excelência para manter consigo o controle e o total domínio da posse da bola, mesmo quando pressionado por um mais adversário.
O passe é a capacidade de visão de jogo e a visão periférica do campo, para que o futebolista tenha a plena visão periférica para acionar seus companheiros melhor posicionados dentro do campo de jogo.
O passe á habilidade técnica, executada com extrema perfeição, sendo muito importante para o funcionamento técnico, tático e periférico de uma equipe de futebol nos seus 90 ou 120 minutos de bola rolando.
O chute é e habilidade técnica de finalizar á uma jogadas em direção aos gol adversário, ou mesmo a habilidade técnica dos defensores em impedir a progressão de um adversário rumo á sua meta.
O domínio de bola, exige uma fusão entre o fundamento da conclusão, para que o jogador consiga com o equilíbrio e usa visão estratégica e a leitura tática de uma partida de futebol, executar movimentos inesperados, que possam quebrar as linhas de defesa, meio campo e ataque do time adversário.
O controle da bola, é a capacidade do jogador não somente em receber a bola. Mas também é a capacidade técnica do jogador ter uma visão estratégica necessária para manter a bola sob o seu controle.
O controle de bola é um dos fundamentos técnicos mais importante. Pois com o controle de bola, um jogador tem a capacidade de visão de jogo plena, não somente para manter a posse da bola, mas também para ditar o ritmo da partida em momentos de forte pressão ofensiva das linhas de meio campo e ataque da equipe adversária.
A marcação alta é, como o próprio nome já diz, quando a equipe que defende sobe suas linhas, marcando os adversários numa região alta do campo. Normalmente esta forma de defender está associada a equipes mais ofensivas que, ou procuram recuperar a bola no campo do adversário, ou induzem eles ao erro para ter a posse da bola.
A marcação baixa, está normalmente está associada a equipes mais defensivas, visto que sua área de marcação é muito baixa, longe do gol adversário. Esta altura de marcação permite uma compactação maior da defesa, porque o campo se torna menor para defender. Por outro lado, também permite ao time adversário estar mais perto do gol.
A marcação em linha média, é quando equipe está posicionada na altura do meio de campo. Esta marcação é um pouco mais comedida que a marcação mais alta, porém também é mais ofensiva que a marcação em linha baixa.
Padrão de jogo é o conjunto das ações táticas que um time faz repetidamente partida após partida. Se uma determinada ação tática , é repetida em uma sequencia de jogos, aquilo se torna um padrão. Mesmo porque padrão é aquilo que é realizado com muita consistência por um time de futebol.
Dorival júnior é adepto de uma defesa que jogue com encaixes de marcação. Após perder a bola, a equipe sufoca ao máximo o adversário. Todo mundo tem um alvo e precisa acompanhá-lo até ele não conseguir passar a bola com qualidade. A ideia do treinador é induzir o adversário ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola.
A ideia do treinador é induzir ao chutão, fazer a falta ou retomar a bola. Veja um exemplo no Flamengo: até Gabigol tinha esse alvo e era peça fundamental na pressão na frente.
Os últimos trabalhos de Dorival Junior, o levaram a realizar o sonho de trabalhar na seleção brasileira. Estando na briga por uma vaga na Copa do Mundo de 2026. Dorival Junior. Tem em tese. Um cenário favorável para mostrar os seus conceitos. Provando de uma vez por todas. Ser um dos melhores treinadores do Brasil nos últimos 20 anos.
Os conceitos de Dorival Junior. Deram certo na elenco estrelado do Flamengo. Com um elenco acima da média para os padrões brasileiros. Dorival Junior teve jogadores que se encaixaram como luva nos seus conceitos.
E levou o rubro negro aos troféus da Copa do Brasil e da Copa Libertadores da América em 2022.
No São Paulo. Um elenco muito mais limitado tecnicamente. Doriva Junior. Com os mesmos conceitos. Conduziu os tricolor paulista ao inédito troféus da Copa do Brasil em 2023.
Conceitos. Que Dorival Junior já havia aplicado no Santos em 2010. Com uma equipe extremamente ofensiva, com jogadores como Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso, Dorival levou o Santos à conquista do Campeonato Paulista de 2010, superando o Santo André numa final muito disputada.] No mesmo ano também foi campeão da Copa do Brasil, ao derrotar o Vitória nas finais.
Dorival Junior. Tem conceitos modernos de futebol. Mas a pressão na seleção brasileira é muito maior
Para Fernando Diniz, o maior troféu da sua carreira é recuperar um atleta, e seu estilo de jogo dá a liberdade para os jogadores tocarem a bola e se movimentarem livremente no campo. Os times treinados por Diniz preservam o toque de bola e não apelam para chutes de longa distância ("chutões") nem em momentos de alta pressão dos adversários.] Além disso, há uma constante troca de posições.[64] Em seus times, o goleiro é mais um a participar deste constante toque de bola. Na filosofia do treinador, o goleiro precisa "jogar na linha, usar os pés e participar do jogo.
São alguns conceitos do "Dinizismo": a saída curta para atrair a marcação (com a troca de passes na defesa com o goleiro utilizando mais os pés), o passe curto para quebrar linhas do adversário, além da ideia de atacar espaços não ocupados. Esses conceitos citados criam uma das principais características no estilo de jogo de Fernando Diniz, que é a superioridade numérica.
Fernando Diniz. É também um psicólogo formado pela Universidade São Marcos.
Dorival Junior. Tem excelentes conceitos de futebol. Mas Fernando Diniz também os possui.
Ao que parece. Temos mais qualidade técnica que a Argentina. Será que não temos o padrão de jogo dos Hermanos ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário